Tudo Sobre Consórcio

Ganhar dinheiro com consórcio: é possível e ainda rende bem!

Sabia que você pode ganhar dinheiro com consórcio, sem necessidade de gastar muito? Veja como fazer isso com segurança!

O consórcio é mesmo um investimento versátil. Além de ajudar as pessoas a construir patrimônio de forma planejada e realizar sonhos — uma festa de formatura, aquela viagem de férias ou, quem sabe, até a reforma da casa —, você sabia que ainda é possível ganhar dinheiro com consórcio?

Sim, muita gente tem utilizado esse serviço para aumentar seus rendimentos. E isso está totalmente dentro das normas.

Quer saber como conseguir ganhar dinheiro com consórcio de diferentes formas? Continue a leitura e confira mais informações a respeito!

Quais as vantagens do consórcio?

Investidores inteligentes sempre buscam estratégias de atuação. Uma das principais é diversificar seus investimentos, a fim de garantir segurança. Assim, se o mercado financeiro prejudicá-los por um lado, eles ganham por outro.

A ideia é mesclar:

- liquidez, aplicando uma parte do dinheiro em algo que rende menos, de modo que ele possa ser retirado a qualquer momento;
- rentabilidade, melhorando os ganhos da carteira como um todo;
- segurança, reduzindo ao máximo as chances de perder dinheiro.

O consórcio é, então, uma opção bem atrativa, uma vez que oferece várias vantagens e muita segurança. Não é à toa que ele vem crescendo de forma constante, especialmente porque é uma alternativa à crise.

Confira, a seguir, as principais vantagens que fazem o consórcio ser tão procurado!

Ausência de juros

O consórcio é uma fuga dos empréstimos e financiamentos bancários. Quem deseja adquirir bens (seja para investi-los novamente ou para uso pessoal) nem sempre dispõe de dinheiro à vista. Por isso, as pessoas recorrem a financiamentos, leasings, entre outros. Mas todo tipo de crédito bancário disponível exige pagamento de juros.

Então, se você quiser comprar um caminhão para trabalhar, por exemplo, não deve comparar os ganhos com o valor do veículo, mas sim calcular o Custo Efetivo Total (CET). Assim, pode saber o exato custo-benefício da aquisição.

O custo de um consórcio é menor que o de um financiamento por não ter cobrança de juros. Há outros custos envolvidos, como a taxa de administração, o fundo de reserva e o seguro (quando contratado). No entanto, quando você coloca tudo na ponta do lápis, percebe claramente a diferença. Avalie todas as características das duas modalidades e veja qual se encaixa melhor na sua necessidade, considerando o aspecto do custo, entre outros.

Investimento seguro

Além da economia proporcionada, o consórcio é um investimento extremamente seguro. As administradoras precisam de autorização do Banco Central do Brasil para funcionar, e você deve pesquisar o máximo de informações antes de assinar o contrato, a fim de garantir que está escolhendo um consórcio confiável.

Escolhendo uma administradora que tenha bastante tempo de mercado e seja conhecida pelo público, você estará investindo sem dinheiro em algo muito seguro.

No consórcio, o recebimento do bem não é imediato. Você começa a pagar as parcelas e aguarda ser contemplado em um dos sorteios que acontecem durante as assembleias. No entanto, também pode dar lances, se quiser tentar antecipar essa contemplação.

Acontece que, mesmo tendo que esperar, você tem 100% de certeza que receberá a carta de crédito. Assim, não há hipótese de perda. No mundo dos investimentos, existem opções nas quais você pode entrar com dinheiro e sair perdendo, como as ações da Bolsa. Em outras, você não sabe quanto vai ganhar, de fato, no final, nem se o valor compensa a aplicação.

Já no consórcio, desde o início você sabe exatamente o que receberá e, assim, pode se planejar essa é outra vantagem, da qual falaremos a seguir.

Compra planejada

A compra por impulso é um problema sério. Quando você toma a decisão de adquirir um bem ou serviço sem pensar com calma na escolha, pode acabar tendo prejuízo ou pagando mais do que deveria.

Por ser uma compra planejada, o consórcio evita que você caia nesse erro. Entre o momento da contratação e o da aquisição do bem ou serviço, há bastante tempo para fazer pesquisas sobre as opções mais vantajosas, os fornecedores mais confiáveis e as condições mais atrativas.

Como ganhar dinheiro com consórcio?

Conforme falamos no começo do post, tem muita gente que aproveita as vantagens do consórcio para ganhar dinheiro. Por ser flexível e atraente, ele ajuda muitas pessoas que querem ganhar dinheiro com a carta de crédito, e não apenas adquirir um bem ou serviço para uso particular.

Confira algumas alternativas para usar o consórcio a favor das suas finanças e, quem sabe, realizar sonhos maiores!

Vendendo cota contemplada

Uma das maneiras clássicas de negociar e ganhar dinheiro com consórcio é a venda de cotas contempladas. Funciona assim: o consorciado paga as mensalidades e, quando é contemplado, vende a cota para outra pessoa, que deseja ingressar em um consórcio, mas não quer esperar pela contemplação.

Nessa negociação, o vendedor cobra um percentual sobre o valor do crédito como ágio, além do total que já foi pago. Ou seja, o comprador paga a mais pela vantagem de entrar no grupo com a contemplação na mão. Esse é um ganho atrativo e, melhor, completamente legal. O importante é que as partes estejam cientes da negociação, valores pagos e das condições estabelecidas no plano de consórcio que será adquirido.

Comprando e alugando imóveis

Muita gente já virou proprietário de não apenas um, mas vários imóveis, apenas usando o consórcio. Quer saber o segredo? Veja bem: você adquire o primeiro consórcio e paga as parcelas até a contemplação. Quando recebe a carta de crédito, compra uma casa ou apartamento e continua honrando o pagamento das mensalidades, certo?

Acontece que, colocando o imóvel para alugar, você consegue cobrir os custos das mensalidades restantes. Ou seja, a renda do imóvel é utilizada para terminar de pagar o consórcio, e você não precisa desembolsar nada mais. Com o espaço que fica no orçamento, você pode adquirir uma nova cota e recomeçar a pagar um outro consórcio de imóvel, sem peso nas contas.

E assim, a cada vez que for contemplado, você terá um novo imóvel alugado. Quando as parcelas de cada consórcio forem quitadas, o aluguel se reverte em renda líquida, diretamente no seu bolso.

Comprando e revendendo veículos

Essa também é uma dinâmica bem comum. Você pode fazer consórcios de carros seminovos e revendê-los, usando o dinheiro para quitar o saldo devedor e as parcelas restantes.

Quem já comercializa veículos sabe que volta e meia aparecem boas oportunidades de compra, com um preço bem atrativo. Assim, você compra por um valor menor e vende por um maior. Aqui, cabem duas ressalvas:

- tenha um mecânico de confiança que acompanhe você na compra para garantir que os veículos não tenham problemas ocultos;
- quite o carro na negociação, pois, enquanto o consórcio não for completamente pago, não pode ser transferido para outra pessoa.

Viu só como é possível transformar seu investimento em uma fonte de renda bem atrativa? Há várias formas de ganhar dinheiro com consórcio. Aproveite a oportunidade e transforme sua vida com esse excelente investimento!

Quer saber mais? Faça a simulação de um consórcio em nosso site e descubra como ele pode se ajustar perfeitamente ao seu orçamento familiar!

Simule Seu Consorcio

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.