Tudo Sobre Consórcio

Veja TODAS as vantagens financeiras de fazer um consórcio (e são várias)

Quer realizar seus sonhos sem prejudicar as finanças? O consórcio é a melhor opção! Confira agora as vantagens!

Faz parte da rotina adulta estar constantemente procurando formas de administrar melhor o dinheiro. Seja vendo dicas de especialistas, estudando a temática ou conhecendo aplicativos que ajudam no controle financeiro. Outra maneira de fazer isso é descobrindo como os investimentos podem ajudá-lo. Aliás, você conhece as vantagens financeiras de fazer um consórcio?

Essa modalidade é uma ótima opção para quem deseja realizar sonhos — como trocar seu carro por um melhor ou sair do aluguel e ter seu próprio imóvel. Então, que tal entender melhor como funciona o consórcio e aprender a aumentar seu patrimônio sem se endividar? Confira as informações a seguir!

O que é consórcio mesmo?

O consórcio é um serviço financeiro com tradição no Brasil. Ele surgiu aqui no nosso país, na década de 1960. Nessa época, não estava muito fácil conseguir crédito para aumentar o patrimônio, então, algumas pessoas tiveram a ideia de montar um grupo de autofinanciamento para realizar seus sonhos materiais.

Com o tempo, essa modalidade de negócio foi regulamentada e, hoje em dia, é oferecida por empresas conhecidas como administradoras de consórcio. Elas são fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil, que tem uma lista em seu site com todas as empresas autorizadas a atuar nesse ramo.

Além disso, existe uma Lei do Consórcio, e os participantes estão protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor. Todos esses detalhes fazem desse serviço um investimento muito seguro.

Como ele funciona na prática?

Quem deseja aproveitar as vantagens financeiras de fazer um consórcio deve, em primeiro lugar, procurar uma administradora e escolher um dos planos disponíveis. As opções podem variar tanto em relação ao valor quanto ao número de parcelas. Dessa maneira, você fica livre para escolher a alternativa que melhor se adapta ao seu orçamento.

É importante escolher uma empresa confiável e ficar muito atento às informações do contrato, principalmente em relação às informações sobre o pagamento das parcelas e as condições de contemplação e uso da carta de crédito.

No consórcio, não há cobrança de juros, o que existe é a taxa de administração, que é o valor cobrado pela administradora pelo seu serviço de gerenciamento prestado ao grupo. Além da taxa de administração, a parcela do consórcio é composta pelo fundo comum, que é o valor pago para compor o saldo para as contemplações mensais, pelo fundo de reserva, que é destinado a proteger o funcionamento do grupo em situações de inadimplência e outras despesas, e pelo seguro, quando contratado. Mesmo com estas taxas, o consórcio ainda tem um valor bem acessível quando comparado com outros modelos de aquisição parcelada.

Sobre a contemplação, há duas maneiras de receber a quantia para comprar o bem que você deseja: o sorteio e o lance. No sorteio, o consorciado conta com sorte. Já no lance, ele oferece um valor para antecipar parcelas do consórcio, aumentando, assim, suas chances de contemplação.

Quais são as vantagens financeiras de fazer um consórcio?

O consórcio promove diversos benefícios financeiros para os participantes. Entre eles, podemos citar:

- planejamento financeiro;
- ausência de juros ou valor de entrada;
- poder de compra à vista;
- liberdade de escolha.

Que tal saber mais sobre cada uma dessas vantagens financeiras de fazer um consórcio? Confira a seguir!

Estimula o planejamento financeiro

Uma das maiores vantagens financeiras de fazer um consórcio é estimular uma relação saudável com o dinheiro. Afinal, muitas pessoas acabam se endividando por anos ou décadas para realizar um sonho — com isso, há um grande risco de enfrentar problemas e se encontrar em um verdadeiro pesadelo, o que não acontece com quem faz um consórcio.

Todas as decisões cabem a você nessa modalidade de investimento e, assim, fica mais fácil se planejar. Isso porque o consorciado é quem escolhe a opção que melhor cabe no bolso e, caso tenha algum dinheiro sobrando, é possível utilizá-lo para dar um lance e antecipar a contemplação. Quem não tem esse valor, paga as parcelas normalmente e continua se organizando sem dívidas.

Todas essas características fazem do consórcio uma modalidade financeira saudável e que promove o consumo responsável. Afinal, ele estimula o participante a organizar seu orçamento, tornando possível a realização de seus sonhos futuros, sem que ele deixe de viver o presente.

Não cobra juros ou entrada

Diferentemente de outras modalidades de aquisição parcelada, não há cobrança de juros no consórcio. O que existe é a taxa de administração, que é bem mais acessível. Ela corresponde ao pagamento dos serviços de gestão que a administradora realiza. Essa taxa é um percentual do valor da carta de crédito, e é diluída nas parcelas mensais que serão pagas.

Além disso, nessa modalidade de investimento, existe o parcelamento integral do bem. Dessa forma você não precisa ter um valor em mãos para o pagamento da entrada. Isso é perfeito para quem tem dificuldade em juntar esse valor.

Proporciona poder de compra à vista

Como negociar a aquisição do bem à vista se você pagou tudo parcelado? Simples! A carta de crédito que você tem acesso ao ser contemplado equivale ao pagamento a vista. Dessa forma, você pode conseguir bons descontos com o vendedor — afinal, é comum que eles trabalhem com abatimentos para quem paga tudo de uma vez.

Oferece liberdade de escolha

A flexibilidade é um dos maiores diferenciais de um consórcio. Além de optar pelas melhores condições de pagamento, você também tem liberdade de decisão no momento da contemplação. Afinal, é o consorciado quem escolhe o bem a ser adquirido, desde que ele seja da categoria contratada — veículos, imóveis ou serviços.

É possível, ainda, utilizar parte do crédito para custear outros gastos com o produto. Até 10% do valor total pode ser usado, por exemplo, para pagar taxas e documentações, conforme previsto em contrato. Quem opta por um bem mais barato do que o valor da carta de crédito também pode optar por usar a diferença para quitar parcelas restantes do consórcio.

Percebeu quais são as vantagens financeiras de fazer um consórcio? Sem dúvida, esse é um ótimo investimento para quem deseja construir um patrimônio. Ele também pode ser usado por aqueles que não pretendem realizar uma grande compra, mas querem poupar um valor mensalmente. Por isso, vale sempre a pena aproveitar os benefícios!

Ficou interessado em conhecer melhor as opções de consórcio? Então faça uma simulação em nosso site e comece seu planejamento financeiro agora mesmo!

Simule Seu Consorcio

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.