O valor do metro quadrado do imóvel é justo? Saiba como avaliar!

Entender o que impacta no valor do metro quadrado é essencial para garantir uma boa compra. Saiba mais nesta leitura!
  • Atualizado em September 13, 2021
  • Publicado em September 13, 2021
  • Seu imóvel

Saber identificar se o valor do metro quadrado de um imóvel está justo é indispensável para certificar que a compra e a venda (ou locação) será um bom negócio para ambas as partes interessadas. Nesse sentido, existem vários fatores que influenciam no valor final do imóvel, como localização, conservação, acesso e outros.

Consequentemente, a precificação será determinante para definir se o valor está dentro do orçamento planejado e se o investimento valerá a pena. Por isso, seja para comprar o seu primeiro imóvel ou para fazer um upgrade de sua moradia, é essencial entender sobre o valor do metro quadrado. Por isso, vamos abordar esse assunto a seguir.

Analise o estado de conservação

Entre os principais fatores de impacto direto sobre o valor do metro quadrado está o estado de conservação do imóvel, e a idade da obra também influencia bastante esse dado. Logo, os imóveis mais novos geralmente têm o melhor aproveitamento da planta, porém os mais antigos costumam ter cômodos maiores. Em todo caso, existem vantagens e desvantagens.

As construções novas costumam chegam a ser 30% mais caras quando comparadas aos imóveis mais antigos, mas os cuidados dos donos anteriores e atuais influenciam para que a conservação seja mantida, inclusive em uma construção nova. Afinal, caso os moradores não tenham bons hábitos de manutenção, a deterioração do imóvel será acelerada.

Os aspectos geralmente analisados no tópico de conservação estão relacionados à pintura, que deve ser bem feita e de qualidade, não deve haver rachaduras nas paredes e infiltrações, e a limpeza, tanto interna quanto externa é indispensável. Além disso, deve-se analisar a parte hidráulica e elétrica do imóvel.

Considere a localização

A localidade de um imóvel também gera impacto no valor do metro quadrado, pois apesar de existir quem prefira morar em locais mais tranquilos e distantes, há quem goste de uma propriedade mais centralizada e em regiões mais agitadas, visando a facilidade do dia a dia. Por isso, os imóveis próximos aos centros comerciais, de escolas e hospitais geralmente são mais valorizados, mas mais caros.

Em contrapartida, os imóveis de bairros mais distantes, nos quais as pessoas precisam andar mais para chegar ao trabalho ou a hipermercados e têm acesso mais difícil a outros pontos da cidade, por exemplo, são mais baratos. Ainda assim, pode haver diferença no valor dos imóveis em um mesmo bairro.

O motivo para isso está relacionado às comparações de uma rua (ou região) à outra, como a taxa de criminalidade e a presença de igrejas, bares, feiras livres e outros em uma via, que interferem na segurança e no trânsito local ou barulhos durante o dia e noite.

Atente para os modelos disponíveis

O tipo de imóvel é outro fator determinante para o valor do metro quadrado. Atualmente, existem alguns modelos para atender as necessidades do mercado, como casas, apartamentos, quitinetes, studios e outros. Porém, os aspectos que acompanham cada modelo de imóvel também são essenciais para definir o valor do metro quadrado.

Por exemplo, quando se trata de um apartamento ou casa em condomínio, mais precisamente com área de lazer, portaria, portão automático, elevador, quantidade de vagas em garagem e outros aspectos, a tendência é ser um imóvel mais valorizado.

Os apartamentos e casas com vista para área de lazer, bem como a sua proximidade são mais caros quando comparados aos mais distantes. Em caso de prédios, quanto mais altos, maior a valorização. Além disso, se o imóvel recebe mais sol da manhã que o da tarde, ele será mais valioso.

São aspectos relacionados à privacidade, conforto e comodidade que tendem a interferir no preço final do apartamento ou casa. Alguns desses pontos também podem ser utilizados em imóveis que não estão dentro de condomínios, como garagem, luz do sol e posição da casa na rua, próximos à esquinas, em ruas sem saída etc.

Observe a facilidade de acesso

A mobilidade é cada vez mais um desafio nas cidades. Sendo assim, para quem deseja comprar um imóvel novo, é cada vez mais difícil conseguir um bom acesso em regiões mais centralizadas, sendo que a maioria dos loteamentos e empreendimentos tem se desenvolvido em regiões mais distantes.

Nesse sentido, é relevante avaliar a facilidade de acesso que o imóvel oferece, mesmo sendo mais distante do Centro ou das demais regiões comerciais. Os imóveis com mais acessibilidade às principais vias e rodovias da cidade são uma boa opção para quem prefere morar em regiões mais distantes, logo essas construções são mais valorizadas.

Contudo, com o crescimento da cidade e com o tempo, é comum que essas regiões também cresçam e criem seus próprios centros comerciais, para atender às necessidades dos moradores dessa localização. No entanto, se é uma região ainda pouco explorada nesses aspectos, não é possível prever quando ocorrerá o crescimento e haverá mais valorização.

Pesquise a oferta e procura na região

Algumas áreas são muito procuradas, o que faz com que o valor do metro quadrado suba relativamente. Geralmente, são os bairros próximos aos principais comércios, edifícios e empresas da cidade. Afinal, é comum os olhares estarem atentos para essas regiões, que geralmente recebem bastante investimento e são próximas dos trabalhos dos moradores, por exemplo.

Porém, os bairros com menor procura têm valores mais atrativos, justamente para entrarem na competição de mercados e, consequentemente, conseguirem ser comercializados. Nesse sentido, o que resta é você pesquisar essas regiões na sua cidade e fazer as comparações do que vale mais a pena, considerando os seus objetivos e orçamento disponível para a aquisição do imóvel.

Por fim, mas não menos importante, para saber o valor do metro quadrado com precisão é relevante contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto, como corretores de imóveis. Afinal, eles conhecem vários tipos de propriedades e as principais regiões, favorecendo uma avaliação mais segura e justa para garantir que o seu investimento será vantajoso.

Agora que você já sabe o que avaliar para saber se o valor do metro quadrado está dentro do seu orçamento, aproveite para ver o nosso artigo sobre as características de imóvel de alto padrão!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Veja nossas dicas de como planejar a montagem do quarto do bebê!

home
Seu imóvel

Confira nossas dicas de planejamento para reformar a cozinha!

home
Seu imóvel

Como montar uma casa: saiba tudo o que você precisa adquirir