Muitos empreendedores passam por situações que precisam de capital para investir em novos projetos, desenvolver produtos/serviços, expandir a marca para novos mercados, ter dinheiro em caixa, entre outras razões. E a única forma de resolver esses desafios é com a captação de recursos financeiros para empresas.
Afinal, é preciso investimento para alavancar o negócio, independentemente do objetivo do empresário. Sem recursos, não há como manter as atividades a médio e longo prazo.
A boa notícia é que existem diversas maneiras de captar recursos para organizações, só é necessário entender quais delas funcionam para você.
Por isso, separamos neste texto 9 dicas de como captar recursos financeiros para empresa e investir em um crescimento escalável e sustentável ao longo dos anos. Confira!
Por que fazer captação de recursos financeiros para empresas?
Existem motivos de sobra para o empreendedor buscar maneiras de captar recursos para sua organização. Um deles é justamente tirar a ideia do papel e criar a marca do zero. Os outros podem ser:
- novos projetos estratégicos;
- forma capital de giro;
- ter estabilidade em momentos de crise;
- desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Como captar recursos financeiros para empresas?
Independentemente do seu motivo para captar recursos financeiros empresariais, é fundamental entender que esse processo é uma troca, especialmente quando do outro lado estão investidores, novos sócios e bancos.
A ideia de disponibilizar recursos para o crescimento ou a formação de um negócio não é feita pela amizade ou simplesmente porque você é uma pessoa legal. As pessoas querem retorno financeiro em contrapartida.
Salvo os casos em que o investimento é feito do próprio bolso ou por meio de consórcio, em que a obtenção de recursos é facilitada, porém deve ser quitada ao longo do prazo do contrato de crédito. Nessas situações, não há mais ninguém esperando retorno financeiro, só você.
Até mesmo o investimento em ONGs oferece algo em troca, como a associação da marca ou dos investidores a causas sociais e/ou ambientais, elevando sua credibilidade e reputação no mercado.
Quais as formas de captação de recursos?
Como já dissemos, a boa notícia é que existem várias formas de captação de recursos corporativos, o que dá mais flexibilidade ao empresário para escolher como alavancar seu negócio.
Ele pode escolher aumentar seu quadro societário com entrada de novos sócios, ter investidor-anjo ou até mesmo optar por uma modalidade de crédito.
Confira 9 formas de captar recursos para sua empresa e veja qual combina mais com seu momento atual!
Consórcio
Essa é uma modalidade de crédito que possui valores mais acessíveis por não cobrar taxas de juros. Além das parcelas mensais, o consorciado deve pagar taxa de administração e de fundo de reserva.
O consórcio funciona com a união de pessoas em um grupo, que mensalmente depositam o valor de sua parcela para formar uma poupança coletiva. Esse fundo comum é usado para pagar os participantes quando recebem sua carta de crédito durante sorteios ou ofertas de lances.
Se quiser saber mais sobre o que é e como funciona um consórcio, leia nosso artigo: O que é um consórcio e como funciona? Aprenda agora!
Investimento próprio
O investimento próprio, como o nome já indica, é quando o empresário tira dinheiro do bolso para alavancar sua empresa. Apesar de ser uma forma simples, é preciso ter muito cuidado com ela.
Antes de fazer esse investimento, lembre-se de entender seu custo de vida e o valor que precisa para mantê-lo e, assim, nunca aplique todo seu capital em um só negócio. Tenha um planejamento exemplar e organize-se!
O lado positivo é que, caso dê certo, o empresário terá um bom retorno e, se der errado, só ele sofrerá as consequências, sem envolver capital de terceiros.
Investimento-anjo
O investimento-anjo é uma forma de captar recursos que demanda mais tempo, esforço e dedicação do empresário e/ou seus sócios. Logo, antes de optar por essa maneira, entenda como ela funciona na prática.
Geralmente, os investidores-anjo não só injetam capital no negócio, mas também atuam como consultores, fornecendo todo seu conhecimento e sua experiência para expandir a marca.
Outro ponto é que eles costumam entrar em empresas embrionárias ou com pouca maturidade ainda, tendo em troca participação nos lucros ou na sociedade.
De todo modo, é uma excelente forma de captar recursos e ainda ter um gestor para aconselhar e orientar em momentos importantes da jornada.
Se quiser saber mais, consulte o site da Anjos do Brasil!
Entrada de novos sócios
Muitas empresas recorrem à entrada de novos sócios para receber mais investimentos e know-how para alavancar seu crescimento.
Há vários tipos de sociedade que podem ser formadas no Brasil, como Sociedade Limitada (LTDA); Sociedade Anônima (S/A); Sociedade em Nome Coletivo; Sociedade Simples; entre outras.
Para escolher um novo sócio, leve em consideração seus valores, seus objetivos, suas expectativas financeiras e da rotina do dia a dia e seu perfil de empreendedor.
Crowdfunding
A internet oferece uma vasta possibilidade de encontrar investidores e formas de obter capital para novas ou antigas organizações. O crowdfunding é muito usado no Brasil, que é chamado popularmente de “vaquinha”.
É só escolher uma plataforma que ofereça esse serviço, definir o quanto deseja captar, explicar os objetivos da marca e iniciar sua campanha para atrair mais e mais contribuições.
Quanto à segurança, não se preocupe. Os sites autorizados são regulados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Empréstimo em banco
Essa é uma das formas mais conhecidas para captar recursos financeiros de maneira rápida. Só que apesar dessa facilidade inicial, o empréstimo pode se tornar uma bola de neve e fazer com que o capital recebido vá embora rapidamente.
Isso porque essa modalidade de crédito possui altas taxas de juros, além da necessidade de dar garantias ao banco em caso de inadimplência.
Portanto, pense bem antes de fazer um empréstimo a longo prazo.
Aporte governamental
O governo brasileiro fornece alguns programas voltados para o aporte financeiro em empresas. Eles são oferecidos por bancos públicos, como a CAIXA, o Banco do Brasil e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Esse processo é feito também por modalidades de crédito, só que costuma ter taxas mais baratas do que empréstimos em instituições privadas.
Alguns exemplos de programas de crédito pelo aporte governamental são BNDES Crédito Pequenas Empresas e Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE).
IPO na Bolsa de Valores
Há ainda quem prefira abrir seu capital e vender ações na bolsa de valores para captar recursos ao longo dos anos. Essa opção é escolhida por empresas maiores e já estabilizadas no mercado, que precisam de dinheiro para realizar grandes investimentos.
Assim, elas realizam o chamado IPO (Initial Public Offering ou Oferta pública inicial), que marca sua entrada na venda de cotas de investimento na B3 (bolsa de valores brasileira).
Como já deve saber, esse processo também é considerado complexo e exige muito planejamento para usar bem os recursos e manter suas ações valorizadas para atrair mais acionistas.
Fundraising
Por fim, há o fundraising, que é captação de recursos financeiros para empresas sem fins lucrativos, como ONGs, fundações, associações, entre outras. Os motivos para essa obtenção de dinheiro são vários, como alimentos, medicamentos, brinquedos, águas, roupas e serviços, incluindo até atividade de voluntários.
Um ótimo exemplo é o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU.
Como alavancar o negócio e ter capital para investimento?
O consórcio é uma excelente alternativa para quem deseja planejar a captação de recursos financeiros para sua empresa. Basta definir o quanto deseja receber de crédito para alavancar o crescimento e, então, estabelecer o valor da parcela mensal e o prazo de pagamento.
A Racon está com uma nova linha de crédito ideal para quem pensa grande e quer ter um negócio de sucesso: o PR1ME oferece cotas de até R$1 milhão! Podendo ser pagas em até 220 meses, sem juros, e ainda com flexibilidade no uso do valor recebido.
Saiba mais detalhes de como investir no seu futuro e faça uma captação de recursos financeiros para sua empresa de forma planejada, segura e rentável!