Como contratar o decorador ideal para sua casa?

Para contratar um bom decorador é preciso avaliar muitos fatores. Para não ter dúvidas, veja como fazer essa escolha!
  • Atualizado em June 14, 2019
  • Publicado em June 14, 2019
  • Seu imóvel

A decoração da casa não tem a ver apenas com a estética. Além de transmitir a personalidade dos moradores, é uma forma de aproveitar melhor o espaço, ter conforto e grande sensação de bem-estar. Então, já pensou em contratar um decorador para a tarefa?

Com uma atuação profissional, dá para conquistar harmonia de cores e móveis, uma boa disposição e até economia. Ao mesmo tempo, tudo isso só é obtido ao ter o apoio de um especialista. Como não faltam opções no mercado, é preciso ser criterioso ao escolher quem vai cuidar do seu lar, doce lar.

Quer descobrir como tomar essa decisão? Veja algumas dicas para contratar o melhor decorador!

Tenha uma ideia do que deseja

Antes mesmo de sair à procura de um profissional, é interessante pensar no que você deseja para o seu espaço. É claro que a opinião de um decorador vai trazer melhores conceitos e amarrar tudo para criar ambientes incríveis, mas o ideal é já saber por qual caminho planeja seguir.

Quer aproveitar uma decoração minimalista? Ou o seu estilo é industrial? Pretende dar um toque moderno à casa? Além do estilo, também vale definir quais mudanças você está disposto a fazer e até qual é o seu orçamento para comprar móveis e executar o restante do projeto.

Dessas ideias iniciais, muitas não estarão no projeto final. No entanto, servem de ponto de partida para encontrar o decorador que é capaz de aprimorá-las e colocá-las em prática.

Confira o portfólio do profissional

Depois de ter uma noção do que deseja, busque decoradores com o seu estilo favorito. Normalmente, os profissionais se especializam em algumas áreas (como cozinha e sala de estar) ou nas combinações de cores e elementos. É por isso que já entender o que você procura é importante.

Para ter certeza da qualidade do trabalho, não abra mão de conhecer o portfólio do decorador. Veja como ficaram os seus últimos projetos, identifique quais materiais foram usados e se o acabamento atende às suas expectativas.

Além de explorar o estilo e a personalidade do profissional, essa análise dos trabalhos passados aumenta a segurança na hora de contratar o decorador ideal para a sua casa.

Procure feedback de clientes antigos

E já que tomar uma boa decisão é tão importante, vale a pena ficar de olho no que dizem os clientes que já contrataram os serviços do profissional. Afinal, eles podem dizer, com propriedade, se a atuação atendeu às expectativas e garantiu bons resultados.

Com a facilidade da internet, você não precisa ir longe. Se o profissional tiver uma página nas redes sociais, por exemplo, veja o que dizem sobre ele. Dê uma olhada nos comentários e em avaliações — muitos desses elementos não podem ser adulterados, então oferecem uma confiança maior.

Aproveite esse momento para verificar quais são os principais pontos positivos e se há desvantagens apresentadas pelas pessoas. Essa é uma ótima forma de já se preparar para a contratação.

Peça indicações

Ao mesmo tempo, somente checar os depoimentos virtuais de outras pessoas pode não ser o suficiente. Afinal, contratar o decorador ideal é muito importante para deixar o seu lar do jeitinho que você sempre sonhou. Para que não restem dúvidas, dá para pedir indicações.

Sabe aquele parente ou amigo que fez uma reforma recentemente? Uma ideia é perguntar quem foi o responsável pela remodelagem do ambiente — desde que você tenha gostado, é claro. Com a recomendação, pode questionar se ocorreram problemas ou se o profissional é confiável.

Se não tiver ninguém conhecido para pedir, vale ir para as redes sociais. Dá para fazer publicações pedindo indicações e sugestões ou mesmo perguntar diretamente a quem deixou um comentário na página do decorador. Com essa troca de ideias, sua lista ficará menor e mais refinada.

Avalie o atendimento inicial

Já nas etapas decisivas sobre a melhor alternativa, é indispensável entrar em contato e bater um papo com o profissional. Essa abordagem inicial faz toda a diferença para que você conheça o decorador, o seu trabalho e as suas propostas.

Veja, por exemplo, se o especialista demora para responder ao seu contato. Em caso afirmativo, isso pode indicar problemas no futuro, quando tiver dúvidas ou urgências sobre o projeto. Já se ele for rápido, prestativo e atencioso, deve ganhar pontos positivos em sua avaliação.

Na conversa inicial, não deixe de esclarecer as suas expectativas ao contratar um decorador. Mostre as suas referências e inspirações e fale sobre as suas necessidades. Veja se as ideias dele combinam com as suas e se você gosta das propostas apresentadas, mesmo que não sejam um projeto completo. Essa afinidade é muito importante para ter total satisfação com o resultado obtido.

Entenda como o especialista trabalha

Além de tudo, é preciso saber como é o trabalho do decorador para tomar uma decisão de forma adequada. Veja, por exemplo, se o profissional apresenta um projeto inicial ou se só oferece essa possibilidade após a contratação.

Confira, também, se é possível solicitar alterações à proposta inicial, como é feita a escolha dos materiais e quais são os serviços prestados. Reconhecer isso desde o começo evita muita dor de cabeça no futuro e permite que você se prepare da melhor maneira.

Confira se existe um contrato

Depois de ter tomado a decisão, ainda é preciso tomar alguns cuidados. O maior deles tem a ver com o contrato. Esse documento estabelece todos os direitos e deveres entre as partes — no caso, você e o decorador.

É nesse documento em que estão as obrigações do profissional, os processos realizados e até o preço. No entanto, o orçamento não deve ser o seu único foco, já que a intenção é obter total satisfação com o resultado.

Se o contrato não for oferecido, é melhor desistir do negócio e escolher outro profissional. Afinal, esse documento é uma garantia jurídica para as duas partes. Sem ele, você não terá proteção caso algo saia diferente do esperado.

O documento está disponível? Aí, sim, você pode negociar o preço e chegar ao valor dentro das suas possibilidades. Analise todas as condições e, só então, coloque a sua assinatura para dar início à transformação.

Para contratar um decorador do jeito certo, é preciso ficar de olho em alguns aspectos. Com os cuidados listados, você terá toda a segurança a fim de fazer a escolha adequada para as suas necessidades!

Se estiver planejando uma remodelagem, aproveite e veja quais são os custos de uma reforma!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Consórcio para construção: vale a pena? Como funciona + vantagens

home
Seu imóvel

Quanto custa construir um sobrado? Planejamento e mudança!

home
Seu imóvel

20 aplicativos de decoração de casa para planejar todos os ambientes