Como escolher o terreno ideal para as suas necessidades?

Encontrar o terreno ideal não precisa ser difícil. Veja dicas essenciais para acertar na escolha e fazer o melhor investimento.
  • Atualizado em November 12, 2020
  • Publicado em November 12, 2020
  • Seu imóvel

Tomar a decisão de comprar um terreno traz uma excelente oportunidade. Além de servir como investimento, essa alternativa permite realizar o sonho da casa própria. No entanto, é essencial saber como escolher o terreno ideal.

A área deve ser avaliada segundo alguns critérios, pois isso ajuda a tomar a melhor decisão. Assim, você consegue realizar a compra com segurança e pode dar prosseguimento às obras, em busca dos seus objetivos.

A seguir, descubra como selecionar o terreno certo e acerte na aquisição!

Entenda o que você deseja e precisa

Para começar, é indispensável ter total visibilidade sobre as suas necessidades e preferências. Somente assim é possível investir em terreno da forma adequada, de acordo com as suas demandas.

Não adianta comprar o bem em um lugar isolado se você usa internet de alta velocidade no dia a dia, por exemplo. Da mesma maneira, não vale a pena comprar um terreno barato se ele for menor do que o tamanho ideal.

Então, o recomendado é montar uma lista com as suas preferências e, a partir disso, definir as prioridades. Inclusive, dá para estabelecer um teto de gastos. Isso pode ser feito até mesmo com base no valor da carta de crédito do consórcio imobiliário.

Avalie a localização

Em seguida, é básico pensar na localização da propriedade. O terreno ideal é aquele que está em um ponto que seja conveniente para os seus objetivos — e isso pode variar bastante.

Se você quiser construir uma casa de férias, por exemplo, pode preferir um terreno perto da praia ou de atrações de interesse. Se deseja montar um sítio, o indicado é contar com uma propriedade localizada em área rural.

Já se busca algo urbano para o cotidiano, vale pensar em questões como a estrutura ao redor. Além de serviços básicos, como água, esgoto, luz e internet, confira se a região tem comércio, instituições de ensino, áreas de lazer e assim por diante. Se for o caso, também é preciso checar a distância até o trabalho.

Pense, ainda, na valorização da região. Um local que esteja passando por vários investimentos e melhorias, normalmente, garantirá um valor melhor no futuro. Então, adquirir um terreno de loteamento pode ser uma boa saída nesse sentido, por exemplo.

Analise o tamanho do terreno

A área do terreno é um dos fatores mais importantes para o preço. Então, não pode ser desconsiderada ao decidir pela compra. Em um primeiro momento, portanto, você deve conhecer as dimensões do terreno para saber qual é a área total.

Depois, é preciso pensar em questões de área útil. Cada cidade tem regras específicas, e pode ser necessário manter um recuo das vias públicas ou de outras construções. Então, isso limitará parcialmente a sua capacidade de construção.

Também é crucial considerar a distribuição dessa área. Um terreno quadrado ou proporcionalmente retangular, normalmente, é a melhor opção. É o contrário de uma opção muito profunda e pouco larga — ou vice-versa. Assim, é possível escolher uma alternativa que realmente faça sentido para ter um lar confortável.

Compreenda questões de desnível e topografia

Seguindo para a parte técnica, o seu terreno ideal deve ter condições físicas adequadas. A topografia merece a sua atenção, pois ela marca todos os relevos e acidentes da área em questão. Então, você saberá se existe alguma área com um morro por perto ou com um grande desnível.

Nesse aspecto, é preciso ter atenção, inclusive em relação à via pública. Um terreno bastante rebaixado deve passar por um processo de nivelamento, até mesmo para evitar problemas futuros.

Já se o terreno tiver grandes variações de altura ou uma distribuição irregular, uma terraplanagem poderá aparecer no processo. Lembre-se de que tudo isso encarece a construção.

Pesquise sobre o tipo de solo

Há diversas variedades de solo, que têm características próprias, sendo mais ou menos resistentes. O terreno ideal é aquele que não cede com facilidade, mas que também não dificulta a perfuração. O argiloso, em geral, costuma ter melhor adequação, por não exigir estruturas profundas.

Já um solo arenoso se move facilmente e exige reforço quanto à segurança. No caso de um solo rochoso, será complicado construir sobre ele, pela dificuldade de realizar as perfurações necessárias.

Há, ainda, solos que são formados por misturas dos componentes em diversas proporções. Tudo isso tem que ser considerado porque, além de afetar o visual e o uso do lar, tem impacto direto na segurança e na facilidade de construção.

Analise o custo-benefício

Diante de tudo isso, é preciso pesar a relação que existe entre as vantagens e o preço de aquisição. Afinal, o terreno ideal é aquele que oferece excelentes qualidades por um valor considerado justo.

Isso é importante para que você não cometa o erro de escolher, simplesmente, a opção mais barata. Esse tipo de economia pode custar bem caro depois, devido às questões construtivas, de valorização e de segurança. Por isso, vale a pena dedicar um valor um pouco maior para conseguir uma área que seja adequada, com boas características e com o nível esperado de valorização.

Conte com a ajuda de um especialista

Embora todas essas questões sejam relevantes e ajudem a tomar a decisão, é normal ter dúvidas antes de fechar a compra. Afinal, o sucesso do seu investimento depende do terreno ideal, já que ele serve como a base de tudo.

O indicado, então, é contar com o apoio de um especialista. O mais recomendado é procurar um engenheiro civil ou outro profissional competente. Graças aos conhecimentos técnicos, quem entende do assunto poderá definir se a aquisição é interessante — ou mesmo se apresenta os requisitos mínimos de segurança.

A escolha do terreno ideal vai muito além do preço e envolve questões essenciais para que o investimento seja certeiro. Com essas dicas, você poderá fazer uma escolha que seja adequada aos seus objetivos. Pesquise bastante e faça visitas para ter a certeza de fechar um bom negócio.

Quer ajuda para realizar seu sonho de um jeito fácil? Veja tudo o que precisa saber sobre o consórcio para construção!
cta-consorcio-para-construcao-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-assunto
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

6 dicas de decoração de sítios e chácaras

home
Seu imóvel

O que você deve observar ao construir uma casa?

home
Seu imóvel

7 cuidados na hora de reformar o quarto das crianças