Vale a pena investir em um terreno na praia? Veja como adquirir um!

Será que vale a pena comprar um terreno na praia? Tire suas dúvidas e saiba qual é a melhor forma de adquirir um!
  • Atualizado em September 29, 2021
  • Publicado em October 31, 2020
  • Seu imóvel

Ter um local para relaxar e se divertir no litoral com a família e amigos é o sonho de muitas pessoas. Você já pensou em comprar um terreno na praia e começar a realizar esse projeto? Essa é uma ideia interessante para economizar e montar um imóvel do seu jeito.

Mas será que vale a pena investir em terreno? Podemos esclarecer essa dúvida agora mesmo. Confira as informações que trouxemos neste post e decida se essa compra faz sentido para suas finanças. Vamos lá? Siga com a leitura!

Conheça as vantagens de comprar um terreno na praia

Para começar, vamos conhecer os benefícios de adquirir um terreno localizado no litoral. Veja a seguir as principais vantagens disso.

Economia

Em geral, as pessoas que decidem comprar um terreno em vez de uma casa já construída estão em busca de economia. E encontram! Começar pelo lote é uma maneira de se organizar melhor para a realização desse grande sonho. Assim, você paga um valor menor de início e consegue planejar a construção para o futuro.

Essa é uma ótima estratégia para quem não deseja se endividar. Os terrenos são vendidos por valores muito abaixo dos imóveis prontos — e, sem dúvida, construir uma casa sai mais barato do que comprar, principalmente se o local é muito procurado por turistas.

Valorização

Outra vantagem de comprar um terreno na praia é a valorização que ele gera. O valor de um lote costuma aumentar muito ao longo do tempo. Ele valoriza mais do que o preço de imóveis, já que não tem tantos custos com manutenção.

Se você comprar um terreno com boa localização, em um ponto que esteja em expansão, vai usufruir de uma valorização ainda maior. Imagine adquirir um lote em um local um pouco isolado hoje, mas que daqui a alguns anos terá crescido muito? Seu dinheiro pode valer duas ou três vezes mais quando esse dia chegar!

Liberdade de escolha

A possibilidade de personalização é outro benefício importante relacionado à compra de um terreno. Pense bem: quando você procura um imóvel é praticamente impossível encontrar um que tenha tudo como você quer. Na busca por bom custo-benefício, certamente será necessário abrir mão de alguma coisa.

Mas isso não acontece com quem compra um terreno na praia. Afinal, você vai poder construir a casa do seu jeito, atendendo perfeitamente todas as necessidades e desejos da sua família. Assim, é possível decidir o número de quartos, o tamanho da área de lazer etc.

Liquidez

Se um dia você precisar vender o terreno na praia, saiba que pode ser uma tarefa bastante simples. Obviamente que tudo depende das condições de estrutura e a localização são fatores decisivos, mas um terreno é um patrimônio palpável que faz muita diferença nas negociações. Sem contar que por ficar no litoral, se trata de uma opção para o lazer em família e essa possibilidade sempre chama a atenção de potenciais compradores.

Qualidade de vida

Com uma rotina cada vez mais corrida, as pessoas prezam por momentos de lazer em família. A proposta de construir uma casa no litoral é excelente para relaxar os pensamentos, se desconectar dos problemas e aproveitar um refúgio longe das grandes cidades.

Dessa forma, a casa na praia traz a tranquilidade de planejar as férias tranquilamente em um local que conta com toda a estrutura para sua família. Vale citar que uma das principais vantagens está na chance de ficar o tempo que for necessário, convidar amigos e ainda organizar encontros em comemoração aos aniversários e outras datas especiais.

Apreciar um visual paradisíaco em frente ao mar é também um benefício para a nossa saúde, você sabia? Respirar ar puro e aquela brisa fresca ajuda o sistema respiratório a funcionar melhor e auxilia na recuperação de doenças pulmonares.

Segurança

Quando comparado com outros investimentos, um terreno também se mostra mais vantajoso por ser estável, ainda que a economia tenha uma crise, por exemplo. Durante o processo de construção, você consegue tomar todas as decisões com foco nos objetivos que tem para o imóvel.

Outro ponto que se destaca é a construção dos cômodos conforme suas necessidades. Afinal de contas, nada mais frustrante do que desejar uma cozinha maior ou um quarto confortável e não poder mexer na casa.

A partir disso, se torna mais simples não só deixá-lo completamente personalizado, como também definir qual será a qualidade de cada detalhe. Esse passo a passo da evolução da obra permite uma série de econômicas e adiciona uma atenção especial aos acabamentos que podem valorizar o imóvel de maneira geral a longo prazo.

Entenda o que considerar na compra

Já que adquirir um terreno na praia vale a pena, que cuidados devem ser tomados para realizar uma ótima compra? Vamos falar deles a seguir.

Pesquisar diversas opções

O primeiro passo para realizar uma boa compra é pesquisar muito. Nunca fique com a primeira opção que você encontrar. É sempre interessante poder comparar localizações, tamanhos e preços. Assim, mesmo que você goste muito de um lote, continue pesquisando outros.

Contar com a ajuda de um profissional pode fazer toda a diferença nesse ponto. Isso porque alguém que é especialista no assunto vai saber analisar melhor a vizinhança, a estrutura do terreno e outros elementos essenciais para sua satisfação.

Não deixe de visitar todos os locais para fazer uma avaliação cuidadosa do que o vendedor está oferecendo. Infelizmente, as condições reais podem ser bem diferentes do anúncio. Por isso, observar tudo com atenção é indispensável.

Analisar os documentos do terreno

Esse é outro ponto muito relevante na compra de um terreno na praia. Todo bem desse tipo precisa de uma série de documentos comprovando que o lote está regularizado com obrigações ambientais e fiscais. Deixar de lado algum desses comprovantes certamente trará muita dor de cabeça no futuro.

Em alguns casos, a compra nem pode ser realizada sem eles. Por isso, fique atento. Peça a um profissional de sua confiança para analisar a documentação tanto do terreno quanto do proprietário dele. Procure também a prefeitura da cidade para checar se está tudo regularizado.

Observe as características do terreno

Quando você compra um lote precisa ter em mente que vai iniciar uma obra no futuro. Isso quer dizer que é importante verificar as condições do terreno para saber se o que você sonha em construir pode ser feito ali. Imagine a frustração de descobrir que algo não pode ser feito?

O primeiro elemento nessa análise é, claro, o tamanho do terreno. Certifique-se de que há espaço para fazer um imóvel como você quer. Depois, analise a topografia, ou seja, veja se existem diferenças grandes no alinhamento — corrigir isso pode sair caro. Nesse ponto, pedir a avaliação de alguém que entenda do assunto pode ser muito útil.

Fique de olho na estrutura

Logo na escolha do terreno é preciso avaliar a estrutura em torno da praia. Até mesmo em pontos mais isolados, durante a estadia na futura casa ou, até mesmo, para venda, você deve compreender como será a dinâmica da região e identificar o que mais se encaixa com suas preferências.

Por exemplo, para quem busca lugares mais turísticos com supermercados, comércios e atrações por perto, o ideal é que o imóvel permita fazer muitas coisas caminhando pela região. Agora, se a ideia do terreno está voltada para descanso e tranquilidade, algo mais afastado das áreas movimentadas acaba sendo interessante.

Isso faz bastante diferença porque se depois de terminar a obra existir o interesse de alugar o local para temporadas, será possível contar com uma excelente renda extra, e quanto mais atrativos houver na região, melhor será a divulgação aos interessados.

Faça um planejamento financeiro

Além de todos os cuidados que citamos até aqui, é preciso organizar o aspecto financeiro para ser capaz de comprar um terreno na praia. Saber economizar dinheiro e poupar para o futuro é o que garante a conquista dos seus projetos. Por isso, vale a pena estabelecer metas e ter um planejamento financeiro para isso.

Como já dissemos, quem opta pela aquisição de um lote em vez de uma casa construída está em busca de economia. Por isso, a escolha de como pagar por ele também é muito importante. Encontrar a opção ideal conforme seus objetivos se transforma no principal ponto ao pensar com cautela na sua relação com dinheiro.

Consórcio de imóveis

Nesse sentido, uma ótima dica é fazer um consórcio de imóveis para a compra do terreno na praia e cumprir o planejamento financeiro com exatidão. Essa é uma forma de aquisição bem flexível, que permite que você escolha o valor da carta de crédito, das parcelas mensais e o prazo de pagamento, de acordo com suas possibilidades financeiras.

Assim, fica mais simples se planejar e ter tempo suficiente para fazer as pesquisas dos lotes antes de decidir qual comprar. É uma boa maneira, inclusive, de garantir o equilíbrio financeiro necessário para a posterior construção da casa.

Percebeu como existem maneiras de garantir sua satisfação na compra de um terreno na praia? Agora você sabe que esse é um investimento com bom retorno e que pode ser a melhor forma de realizar o seu sonho. Em pouco tempo, você, seus amigos e familiares estarão viajando para se divertir em um ótimo imóvel no litoral!

E então, gostou deste post e achou o terreno na praia um bom investimento? Para aprofundar ainda mais o assunto, continue no blog e leia sobre como é possível comprar um terreno por meio de um consórcio!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Novos ares: o que é preciso para mudar de cidade?

home
Seu imóvel

Confira 6 dicas para mobiliar apartamento de forma correta

home
Seu imóvel

Os 9 principais direitos do inquilino que você precisa conhecer