Como faço para aumentar o score de crédito? Como consultar?

Está pensando em como fazer para aumentar seu score e ter todos os benefícios de uma boa pontuação de crédito? Então, veja tudo sobre o assunto!
  • Atualizado em December 4, 2023
  • Publicado em October 31, 2022
  • Planejamento Financeiro

Você provavelmente deve ter ouvido falar sobre o termo “score”. A palavra tem origem da língua inglesa e significa pontuação.

O que muitos ainda não sabem é que essa nomenclatura tem feito parte do nosso dia a dia há algum tempo. Isso porque o termo foi adotado pelas empresas para definir a contagem de pontos dos consumidores em relação a pagamentos de dívidas.

Ou seja, quanto maior seu score, maiores — e mais fáceis — serão as chances de obter concessão de crédito. E como saber qual sua pontuação? Como aumentar? Para que, exatamente, serve esse número? É sobre esse e outros aspectos da pontuação que vamos falar.

Neste artigo, você vai entender melhor o conceito de score de crédito, sua finalidade e importância. Também saberá por que é importante consultar o seu score, como a pontuação é calculada e fazer isso. Vamos lá? Boa leitura!

O que é score de crédito?

O score de crédito é uma pontuação adquirida pelo indivíduo quanto à capacidade de pagamento de suas contas. A contagem varia de 0 a 1000 e define a reputação financeira do indivíduo por meio do CPF.

Com base no score, diversas empresas e agências bancárias conseguem obter informações sobre a saúde financeira daquele consumidor e delinear um perfil.

O que muitas pessoas acabam se enganando é que a renda do cliente não é fator decisivo para o aumento ou queda do score de crédito. Sua pontuação diz respeito somente ao pagamento de contas e quitação de dívidas.

Isso significa que, independentemente de ter uma renda financeira alta ou baixa, o que vale é ter as contas regularizadas e em dia.

Para que serve o score de crédito?

O score é a principal métrica avaliada por instituições financeiras. Portanto, imagine que um indivíduo precisa de um empréstimo, quer adquirir um novo cartão de crédito ou pretende iniciar o financiamento de um carro ou de um imóvel.

Os bancos precisam verificar se esse cliente tem capacidade financeira para pagar – de forma adequada e no prazo – pelo crédito solicitado por meio do score.

Assim, a consulta do score e sua pontuação serão pontos definitivos na decisão das instituições bancárias quanto ao consentimento ou não do crédito solicitado pelo cliente.

Por que é importante consultar meu score?

Manter uma vida financeira organizada é essencial. Pagar as contas em dia, não deixar dívidas serem acumuladas, não gastar mais do que pode são atitudes básicas que definem o score de um indivíduo. Contudo, saiba que é importante também estar atento à pontuação de crédito.

Consultar o score permite que o consumidor esteja sempre em contato com sua vida financeira e consiga controlar sua forma de lidar com os gastos. A pontuação é definida de 0 a 1000 e pode variar nos níveis: baixo, regular, bom e excelente.

Como é calculado o score?

Para definir a pontuação, diversos fatores são considerados.

  • As dívidas em aberto são as principais frentes desse cálculo.
  • Não pagar as contas em dia é fator decisivo na pontuação do seu score de crédito.
  • A idade do indivíduo também é um ponto a ser analisado, considerando que jovens tendem a ser mais inconsequentes quanto à educação financeira.
  • Pendências eleitorais no CPF são prejudiciais, visto que participar ativamente da sociedade como cidadão é uma obrigatoriedade de todos.
  • Negativações em seu nome e processos judiciais de cobrança também não são bem-vindos na busca por um score de excelência.

Até mesmo o tipo de dívida é considerado nesta análise. A compra de uma roupa em uma loja sem pagamento no dia previsto pode indicar que o cliente tende a realizar compras por impulso, ou seja, não possui controle sobre os gastos.

Além disso, a existência de muitos empréstimos no mesmo CPF pode indicar desorganização financeira e isso também contará negativamente no cálculo do seu score.

Como saber meu score de crédito?

Agora que você já sabe o que é um score de crédito, qual sua finalidade, porque é importante consultá-lo e como o score é calculado, aprenda a consultar seu score em apenas 5 passos!

  1. Acesse o site do Serasa: é por meio do mecanismo Serasa Score que você poderá consultar a sua pontuação de crédito. Acessar o site é o primeiro passo para realizar o processo.
  2. Clique em “consultar CPF”: informe o CPF no campo indicado na página inicial.
  3. Siga para “Primeira consulta” (se for o caso): se for sua primeira consulta, será necessário fazer o cadastro no site. Preencha os dados solicitados corretamente. Vale ressaltar que é muito importante manter os dados atualizados.
  4. Informe o CPF: agora com o cadastro devidamente preenchido, clique em “consultar CPF” mais uma vez e insira a senha de acesso.
  5. Observe a pontuação na tela: você verá um termômetro com várias cores: vermelho, amarelo, verde-claro e verde-escuro. Cada cor representa uma pontuação no score.

A cor vermelha indica uma pontuação entre 0 e 300 e significa que seu score está baixo, ou seja, com risco de crédito alto.

A cor amarela aparecerá se sua pontuação estiver entre 301 e 500 e indicará um score regular, com risco de crédito médio.

Verde-claro aponta 501 a 700 no score e isso o define como bom e que o risco de crédito é baixo.

Já o verde-escuro significa uma pontuação entre 701 a 1000, ou seja, um score excelente e com risco de crédito muito baixo. Queremos sempre nos manter nessa faixa, certo?

Você está pensando “como faço para aumentar meu score”? Não se preocupe, separamos algumas dicas a seguir. Confira.

Como faço para aumentar meu score?

Agora, veja 7 dicas para aumentar seu score de crédito: pague as contas em dia, reduza o saldo de dívidas, mantenha contas antigas, corrija erros, evite solicitar crédito sem necessidade, ative o Cadastro Positivo e seja consistente. Veja mais sobre cada uma delas!

1. Pague suas contas em dia

Parece simples, e é! O pagamento pontual de suas contas, como empréstimos, cartões de crédito e contas de serviços públicos, é crucial para manter um bom score de crédito, uma vez que atrasos podem prejudicar significativamente a pontuação.

2. Reduza o saldo de suas dívidas

Tente manter seus saldos de cartões de crédito e empréstimos pessoais o mais baixo possível em relação ao limite de crédito disponível. Isso é conhecido como taxa de utilização de crédito e manter uma taxa baixa pode ajudar a aumentar seu score.

3. Mantenha as contas antigas abertas

O histórico de crédito de contas antigas pode ter um impacto positivo em seu score. Não feche contas antigas, mesmo que você não as utilize mais.

Ao mesmo tempo, evite abrir muitas novas contas de crédito, principalmente em um curto período. Isso pode sinalizar risco para os credores.

4. Corrija erros em seu relatório de crédito

Verifique regularmente seu relatório para identificar e corrigir erros. Você tem direito a um documento gratuito por ano em agências de crédito. Corrigir imprecisões pode melhorar seu score.

5. Evite solicitar crédito desnecessariamente

Cada vez que você solicita crédito, uma consulta de crédito é registrada em seu relatório. Muitas consultas em um curto período de tempo podem prejudicar seu score.

6. Ative o Cadastro Positivo

Ao ativá-lo, você terá um histórico completo sobre seus gastos e como exerce o pagamento de cada um deles. Essa ação comprova seu compromisso como consumidor, além de facilitar futuras relações com as empresas.

7. Seja consistente e paciente

A construção de um bom histórico de crédito leva tempo. Mantenha bons hábitos financeiros e sua pontuação deve melhorar gradualmente.

Afinal, é importante lembrar que não existe uma fórmula mágica para aumentar rapidamente seu score de crédito. Leva tempo e disciplina.

Se você tiver preocupações específicas sobre seu score de crédito, consulte um profissional de crédito ou um conselheiro financeiro para tirar todas suas dúvidas e te ajudar nesse processo.

Por que manter um score alto?

Ter um bom controle sobre a vida financeira é essencial para a sua vida e o bem-estar de sua família. Pagar as contas em dia, não ter dívidas em aberto e manter o nome limpo podem trazer mais vantagens do que você imagina.

Isso porque, conforme mostramos neste conteúdo, a reputação financeira de um consumidor é fator decisivo nas concessões de créditos pelas empresas e alimentar um score de crédito alto é muito importante nesse sentido.

Como vimos, mais que cuidar dos gastos e pagamentos, saber como aumentar seu score permite estar sempre em contato com a posição da sua vida financeira. Esse é um aspecto fundamental para manter um bom controle das finanças pessoais.

Essas informações foram úteis? Se a sua reputação financeira está abaixo do ideal, saiba como limpar o seu nome, com um passo a passo para ficar livre das dívidas!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
attach_money
Planejamento Financeiro

Como não gastar dinheiro à toa e se planejar ? Veja + de 15 dicas!

attach_money
Planejamento Financeiro

Como ter controle financeiro? Veja dicas para se organizar!

attach_money
Planejamento Financeiro

Como se organizar financeiramente e economizar dinheiro? Dicas práticas!