Veja 5 dicas de como usar o crédito contemplado em um consórcio!

Quer saber como usar o crédito contemplado em um consórcio? Fique de olho nestas dicas.
  • Atualizado em October 19, 2021
  • Publicado em October 19, 2021
  • Consórcio

O consórcio é uma excelente forma de concretizar os seus sonhos, esse é um caminho seguro e eficaz para conseguir os recursos que você precisa para comprar um bem, reformar, mudar de casa e várias outras possibilidades.

Ser contemplado é apenas o primeiro passo para você alcançar as suas metas, você deve ter objetivos bem definidos. Isso significa pensar bem naquilo que você deseja conquistar uma vez que for contemplado com o crédito do consórcio.

Quer aprender mais sobre esse assunto? Então, confira as informações do artigo a seguir para saber como usar o crédito contemplado em um consórcio.

Como funciona a contemplação em um consórcio?

Em geral, todos os consorciados pagam, mensalmente, um valor correspondente à parcela do consórcio. O valor é predeterminado no contrato de adesão, de acordo com o plano adquirido pelo consorciado e o montante total é utilizado para adquirir o bem objeto do contrato, como um carro, por exemplo. Existem duas formas de contemplação no consórcio: lance ou sorteio. Em ambas, o consorciado deve estar em dia com as parcelas.

Sorteio

O sorteio contempla de forma aleatória um ou mais participantes do grupo, conforme o valor total disponível em caixa, para ter acesso à carta de crédito com o montante correspondente ao plano contratado. Até o fim do grupo, todos os consorciados serão contemplados para adquirir o bem ou serviço; o sorteio serve, então, apenas para definir a ordem de recebimento.

Se a cota de consórcio tem como objetivo adquirir um carro no valor de R$ 40.000,00, independentemente do valor pago até o momento pelo consorciado, ele receberá uma carta de crédito desse montante. Isso pode acontecer no primeiro mês de duração do grupo ou no último, e o consorciado continuará pagando suas parcelas mensais depois de sua contemplação.

E como acontece o sorteio? Algumas administradoras adotam o resultado da Loteria Federal para realizar o sorteio, mas outras preferem fazê-lo nas assembleias virtuais ou presenciais, entre os números das cotas dos integrantes.

Lance

Outra forma de contemplação é o lance, que é semelhante à antecipação de parcelas: em uma espécie de leilão, o consorciado oferece o maior número de parcelas que consegue antecipar, aumentando suas chances de ser contemplado, durante as assembleias mensais.

O que considerar antes de decidir como usar o crédito contemplado?

Como qualquer outra decisão importante na vida, o uso que você fará do seu crédito contemplado requer uma boa avaliação. É preciso considerar as suas opções e necessidades para fazer a escolha que mais tenha sentido para você.

Veja a seguir alguns dos pontos que você deve levar em consideração antes de decidir como usar o crédito contemplado.

Avalie as suas necessidades

Ao ser contemplado em um consórcio de veículos, por exemplo, o primeiro ponto a ser avaliado é a sua rotina de uso. Ou seja, como você usará esse carro e o tipo de terreno a que ele será apresentado. Nesse caso, vale ficar de olho em alguns detalhes como:

  • se você viaja muito e pega estrada, um motor mais potente pode ser interessante;
  • se tem filhos, é importante verificar o tamanho do porta-malas;
  • se costuma pegar estrada de terra, um modelo adequado é uma melhor opção;
  • se o carro será usado para trabalho, vale a pena pensar em economia com combustível.

Já ao fazer a compra de um imóvel é importante considerar o seu momento de vida. Você vai se casar? A família vai aumentar? Sonha com um apartamento maior? Será localizado na cidade ou em uma área rural? Independentemente de qual for a razão, reflita se essa decisão se encaixa com suas condições atuais e futuras.

Lembre-se de antes de tomar a sua decisão conferir no seu contrato as opções de uso da sua carta de crédito.

Invista no futuro

Por fim, outro critério que você deve considerar antes de decidir como usar o crédito contemplado é relacionado ao futuro. Com os recursos obtidos, você poderá viabilizar investimentos que gerarão retornos ainda melhores.

É o caso, por exemplo, de abrir um negócio, comprar um imóvel para reformar e várias outras possibilidades. Resta pensar naquilo que gera identificação com você e traz rentabilidade.

Quais as 5 melhores opções para usar o crédito contemplado em um consórcio?

Ao obter a carta de crédito de um consórcio, você conta com as ferramentas que precisa para concretizar os seus sonhos. Isso, no entanto, depende do quão claros estão seus planos. Se você ainda não se decidiu a respeito de como usar esse recurso, é importante se informar mais sobre o assunto.

Quer ajuda? A seguir, confira quais são as 5 melhores formas de usar o crédito contemplado em um consórcio.

1. Compra de um imóvel

O consórcio imobiliário é uma das modalidades mais populares, já que possibilita aos consorciados realizar o sonho de ter sua própria casa. Além disso, representa uma possibilidade de negócio rentável, já que é possível adquirir um imóvel para depois vendê-lo ou alugá-lo.

Para isso, basta escolher um imóvel cujo valor se encaixe na carta de crédito. Você pode optar por um terreno, espaço comercial ou imóvel residencial.

2. Compra de um carro

Outro objetivo que atrai muita gente para os consórcios é o da compra de automóveis. Ao ser contemplado em um consórcio e tendo sua carta de crédito, você pode buscar os serviços de uma concessionária autorizada para viabilizar esse sonho.

Há bastante flexibilidade no uso da carta de crédito para a compra de automóveis. Se faltar algum valor, você pode completá-lo. Caso sobre, também é possível usar o valor para o pagamento de despesas relacionadas ao carro, como seguro, IPVA, entre outros.

3. Aquisição de outros bens

Pode ser que você queira adquirir bens que não sejam imóveis ou carros. Seja qual for o seu objetivo ao ingressar em um consórcio, primeiramente é importante que tal aquisição seja autorizada pela administradora.

Com isso, resta escolher um ou mais bens que se encaixam no valor correspondente à carta de crédito do consórcio.

4. Contratação de serviços

Há quem ingresse em um consórcio com o objetivo de usar o crédito para a aquisição de um serviço como, por exemplo, investimentos em educação, procedimentos estéticos, realização de festas, reformas residenciais ou comerciais e etc.

Antes disso, porém, você pode consultar os serviços em questão para conferir se aceitam pagamento em forma de carta de crédito.

5. Quitação de financiamentos

Após a contemplação, uma das opções de uso para a carta de crédito é a quitação de financiamentos de veículos ou imóveis. O consorciado que estiver pagando um bem com essa modalidade de crédito, pode utilizar o valor recebido do consórcio para quitar o saldo devedor à vista e obter um desconto significativo com a redução dos juros.

Como nos demais casos, é importante consultar a administradora do consórcio para se certificar de que esse uso da carta de crédito é autorizado para essa finalidade.

Quem entra em um consórcio geralmente tem um objetivo específico, além de simplesmente ser contemplado no sorteio ou lance. Ao conquistar o crédito, chega o momento de considerar para qual fim ele será destinado. Aproveite as informações deste artigo para organizar os seus pensamentos e estabelecer objetivos concretos para a sua vida.

Quer conhecer a melhor opção de consórcio para você concretizar os seus sonhos? Entre em contato com a Racon Consórcios!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
monetization_on
Consórcio

Você sabe como é a aplicação financeira do grupo de consórcio?

monetization_on
Consórcio

O que faz uma administradora de consórcio e como escolher a ideal?

monetization_on
Consórcio

O que é autofinanciamento e quais as principais vantagens?