Alcançar seus objetivos pode se tornar uma tarefa mais fácil com o apoio correto. Por isso, você precisa entender o que é um consultor de consórcios, figura presente nas melhores administradoras.
Na prática, a função desse profissional é ajudar você, que está interessado em se tornar um consorciado, a escolher a melhor opção e compreender todos os detalhes que envolvem esse tipo de contrato.
E é por isso que a presença do consultor de consórcio é tão importante. Ainda não sabe como ele pode ser útil para você? Então, leia este post e aprenda mais sobre a sua função e por que buscar a assessoria de um profissional como esse!
O que é um consultor de consórcio?
Um consultor de consórcio é o profissional responsável por informar aos interessados tudo relacionado à carta de crédito (por exemplo, o que podem comprar, valores das parcelas e duração). Em outras palavras, ajuda a identificar as melhores oportunidades de consórcio.
Essa ação é possível porque esse profissional é um especialista no assunto. Logo, sabe tudo sobre consórcios e, por isso, é a pessoa indicada para responder todas as suas dúvidas referentes a prazos, contemplações, valor das parcelas, assembleias e correção da carta de crédito.
O consultor de consórcio também funciona como intermediário durante a conversa entre o futuro consorciado e a administradora. E é justamente por esse motivo que sua função é tão importante e você deve sentir confiança no profissional escolhido.
Entenda melhor nos tópicos a seguir!
Qual a função de um consultor de consórcio?
A principal função de um consultor de consórcio é ajudar o interessado em adquirir uma carta de crédito a encontrar o melhor plano para conseguir alcançar seus objetivos. Suas atribuições são:
- análise de perfil do cliente;
- apresentação dos planos alinhados às suas necessidades;
- explicação dos detalhes do consórcio (como correção de valores, métodos de contemplação);
- facilitação da burocracia a fim de agilizar a assinatura do contrato.
Ainda durante a explicação do que é um consultor de consórcio e o que ele faz, vale ressaltar o atendimento personalizado e a elaboração de uma proposta voltada às necessidades dos clientes.
Na prática, este profissional tem a função essencial de garantir que todos que ingressarem em um consórcio estejam bem-informados para evitar arrependimentos no futuro.
Um detalhe importante: o trabalho do consultor não acaba com a assinatura do contrato, viu? Na verdade, o profissional acompanha os consorciados durante toda a jornada, que termina quando todos os membros acessam a carta de crédito.
Quais as vantagens de ter um consultor de consórcio?
As principais vantagens de ter um consultor de consórcio são:
- atendimento personalizado, o que otimiza a experiência do cliente;
- possibilidade de esclarecer quaisquer dúvidas para uma aquisição mais consciente (isto é, voltada para facilitar o alcance dos seus objetivos);
- ajuda para lidar com os trâmites burocráticos que envolvem a adoção de um consórcio;
- mais segurança, pois os consultores são profissionais capacitados e costumam trabalhar com empresas sérias.
Porém, você deve saber como escolher um consultor de consórcio competente. Por esse motivo, desconfie de promessas de contemplação rápida, uma vez que ninguém pode garantir o que acontece no seu grupo.
Também fuja dos consultores insistentes (um dos sinais de vendedores ruins). Estes costumam estar em busca de empurrar cartas de crédito que não têm nenhuma relação com o seu objetivo e que não parecem ouvir o que você diz.
Para facilitar a procura, confira as dicas de como encontrar o melhor no próximo tópico!
Como escolher um consultor de consórcio?
Como em qualquer outra relação profissional, é necessário haver confiança, transparência e respeito, principalmente para que o seu consórcio não se torne uma grande dor de cabeça no futuro.
Para ajudá-lo na escolha, separamos o que você deve levar em consideração nesse momento. Confira a seguir!
1. Pesquise a reputação do profissional
Além de saber o que é um consultor de consórcio e o que faz, pesquise a reputação dele no mercado. Como o profissional chegou até você? Se foi por indicação, entre em contato com a pessoa responsável e pergunte como foi a experiência.
Você também pode pesquisá-lo no Google ou LinkedIn e verificar se existe algum site ou página no Facebook com avaliações de outros clientes.
2. Verifique as informações passadas
Se você buscou por um consultor de consórcios, é porque deseja mais informações sobre o assunto, certo? Porém, não acredite cegamente em tudo o que o profissional falar. Na primeira conversa, anote as informações e depois faça a sua própria pesquisa para verificar se ele foi transparente nas informações ou não.
Se a resposta for positiva, ótimo! Continue o atendimento com o consultor e aproveite para fazer um bom negócio.
Mas se você encontrou muitas informações discrepantes e o achou inseguro na conversa, não hesite em buscar outro profissional que possa estar mais preparado para atendê-lo.
3. Evite os consultores insistentes
Tudo bem, nós sabemos que o consultor de consórcios quer vender uma carta de crédito para você, afinal, esse é o trabalho dele e não há nenhum problema nisso.
Entretanto, a questão negativa começa quando ele é muito insistente e faz jogos do tipo "essa é a sua última chance" ou "você não encontrará nenhuma outra oportunidade como esta", só para você fechar o negócio e não permite que pense bem antes de tomar uma decisão.
O consultor de consórcios está ali para tirar todas as suas dúvidas, mas também respeitar o seu espaço e tempo. Por isso, evite profissionais que tentem vender uma cota a qualquer custo, mesmo que você ainda esteja inseguro.
4. Pesquise sobre a administradora do consórcio
A administradora do consórcio é parte fundamental no seu negócio, uma vez que é responsável por organizar todos os integrantes, fechar os grupos e administrar o dinheiro e as diversas situações, como a desistência de algum consorciado ou a atualização dos valores da carta de crédito.
A atividade da administradora de consórcios é regulada pelo Banco Central, por isso, verifique se a empresa tem registro, como é o atendimento pré e pós-venda, além de pesquisar a sua reputação no mercado.
5. Avalie o contrato
Nunca feche um negócio sem antes analisar o contrato com cautela. Quando falamos de consórcio, você deve ter atenção aos seguintes itens:
- qual é o valor da taxa de administração;
- se há outros custos que serão cobrados e como estão inclusos no saldo devedor;
- qual é a forma de reajuste do consórcio e o índice utilizado;
- como é o processo de contemplação, seja ele por sorteio, seja por lance;
- quais são as regras para ofertar o lance;
- o que é cobrado em caso de desistência;
- quais são as regras em caso de inadimplência.
6. Não confie em promessas verbais
Nós já demos essa dica, mas não custa reforçar: fique longe das promessas exageradas e verbais que não constam no contrato. Todas as regras e condições do consórcio estão descritas no contrato, portanto, promessas verbais realizadas pelo consultor não devem ser consideradas.
Assim, se você perceber que alguma das condições acordadas não consta no documento, peça para ele ser alterado. Caso o consultor diga que não é possível, mas você "pode ficar tranquilo", desconfie e não feche o negócio, caso tal condição seja imprescindível para você.
Como visto, a escolha do consultor de consórcio é essencial para que você feche um bom negócio. Portanto, não tenha pressa e seja criterioso com os profissionais.
Para finalizar este guia sobre o que é um consultor de consórcio, temos uma dica de administradora que conta com profissionais sérios e capacitados para te atender: a Racon. Aqui, você encontra diversos tipos de consórcios e pode personalizar as ofertas para melhor atender aos seus objetivos.
Entre em contato com um dos nossos consultores e veja mais!