Contratar um consórcio para comprar casa de praia? Entenda!

Quer saber como é possível utilizar a carta de crédito para comprar uma casa de praia? Leia este artigo!
  • Atualizado em September 30, 2021
  • Publicado em September 30, 2021
  • Seu imóvel

Comprar uma casa de praia é o sonho de muitas pessoas que gostam de passar as suas férias no litoral. Os brasileiros são apaixonados pelo mar, pelas cidades litorâneas e pelos paraísos tropicais que são encontrados no Brasil. Esses lugares são excelentes para o descanso aos finais de semana e férias escolares.

Eles também são ótimas oportunidades de investimentos, já que permitem a obtenção de rendimentos financeiros decorrentes da locação em alta temporada. Comprar casa de praia gera comodidade, bem-estar e liberdade para passar as festas mais importantes com a família e os amigos. Essa decisão também aumenta o patrimônio pessoal, que pode ser valorizado no decorrer do tempo.

Gostaria de conhecer os motivos para comprar uma casa de praia por meio de um consórcio? Leia este artigo e obtenha dicas importantes para fazer um bom negócio mas antes veja tudo que você precisa saber para escolher o imóvel certo!

Qual é a melhor localização para uma casa de praia?

O primeiro passo para escolher a melhor localização para uma casa de praia é averiguar o preço do terreno por metro quadrado. Avalie se o valor cobrado pelos imóveis está de acordo com as suas possibilidades e se você está disposto a pagá-lo. Considere todas as opções disponíveis na cidade que você gosta de frequentar antes de tomar a sua decisão.

Analise quais são os bairros que oferecem melhor custo-benefício e aqueles que mais se encaixam no seu perfil e de seus familiares. Faça pesquisas até identificar o lugar ideal para passar os feriados, as datas comemorativas e os períodos de descanso. Existem praias mais desertas e outras mais agitadas, por isso elas devem ser escolhidas conforme a sua necessidade.

Por que vale a pena comprar uma casa de praia?

Para decidir se vale a pena comprar uma casa na praia, é necessário averiguar vários fatores. Inicialmente, considere o tipo de imóvel que pretende adquirir e os desafios que terá de enfrentar para garantir a segurança e a conservação da propriedade.

Veja a seguir as principais razões para fazer a aquisição desse bem que será frequentando em épocas estratégicas!

Conforto

O conforto é um dos maiores motivos para comprar uma casa de praia. Os imóveis situados no litoral promovem o bem-estar e a tranquilidade dos usuários que geralmente têm uma rotina agitada nos grandes centros urbanos.

Aproveite para comprar um imóvel novo e comece a organizar o seu interior para conseguir aproveitar as férias. Se não for possível comprar mobílias novas para essa casa, compre itens em bom estado de conservação. Se preferir fazer uma decoração especial, poderá realizar um planejamento e optar por um consórcio de serviços ou de reforma para deixar todos os ambientes preparados para receber a família.

Segurança

Uma casa de praia pode oferecer mais segurança aos seus familiares para vivenciar momentos agradáveis. Escolher um apartamento ou uma casa em condomínio fechado e, ajudará a evitar os riscos decorrentes dos períodos mais prolongados em que o imóvel permanecerá fechado.

Se a sua casa não estiver localizada dentro de um condomínio, coloque grades e evite surpresas desagradáveis utilizando tranças nas portas. Invista em sistemas de segurança para prevenir arrombamentos e tentativas de invasão que ocorrem com frequência em áreas mais desertas. O uso de alarmes, monitoramento eletrônico e a contratação de empresas de vigilância são opções interessantes.

Fique atento à conservação do seu imóvel, evite a corrosão decorrente da maresia, a chegada de insetos e o acúmulo de poeiras.

Valorização

Os imóveis na praia costumam valorizar bastante com o decorrer do tempo. Por este motivo, tome os cuidados necessários e mantenha a casa em bom estado de conservação para facilitar uma futura negociação. Faça um levantamento dos custos de manutenção, pague o valor do condomínio em dia, se for o caso.

O que considerar no momento da compra?

Na hora da compra, considere a localização do imóvel e a infraestrutura local. Verifique se nas proximidades existem supermercados, padarias, farmácias, unidades de saúde, postos de gasolina, delegacia e Corpo de Bombeiros. Avalie a distância da cidade onde você mora e os índices de violência da região.

Aproveite e observe abaixo outros detalhes relevantes para a aquisição da casa de praia!

Confirme a idade do imóvel

Ainda que a casa pareça estar em perfeitas condições de uso, é necessário fazer uma avaliação para ter certeza de que ela é a melhor alternativa. Verifique a idade do imóvel considerando que as edificações antigas podem trazer gastos extras decorrentes de problemas que não são aparentes. Prefira construções mais novas que têm menos chances de apresentar defeitos.

Verifique os efeitos da maresia

Fique atento à ação da maresia que é um fenômeno comum nos litorais. Ele pode enferrujar os portões e também afetar as estruturas dos imóveis. Se estiver tudo certo, solicite a documentação da casa de praia.

Vá até a Prefeitura Municipal e solicite uma consulta para verificar a existência de pendências referentes ao pagamento dos impostos. Confira se as licenças estão atualizadas e se existe alguma ação judicial que envolva a propriedade.

Não se esqueça do custo final da compra

Não observe apenas o preço do imóvel. Inclua em suas contas os gastos que terá com reformas e com a transferência da propriedade.

Por que fazer um consórcio para a casa de praia?

Saiba que o consórcio é uma excelente oportunidade para comprar uma casa de praia, aliás, essa modalidade de compra programada possibilita a realização de diversos sonhos.

É fácil encontrar um consórcio imobiliário alinhado ao seu perfil, já que as administradoras trabalham pensando na diversificação dos produtos oferecidos. Avalie o valor do imóvel, prazo e valor das parcelas. Defina esses parâmetros e se organize financeiramente. Além disso, a utilização do crédito é bastante flexível, podendo ser utilizado para a compra de imóveis prontos ou na planta, aquisição de terrenos, realização de reforma ou construção.

No consórcio não existe a necessidade de dar uma entrada. Ou seja, o valor do bem é parcelado integralmente. O consórcio é ideal para quem não pode desembolsar esse valor ou deseja destinar seu dinheiro à oferta de lances, que ajudam a antecipar a contemplação.

Outra grande vantagem é que no consórcio não há a cobra juros. O que existe é a taxa de administração, que é a forma de remuneração da administradora pelo seu serviço de gestão do grupo. Essa taxa é um percentual fixo sobre a carta de crédito, que é diluído ao longo do prazo de pagamento do plano.

Precisa aumentar seus conhecimentos para fazer um consórcio? Leia agora mesmo as 5 dicas de como usar o décimo terceiro salário no consórcio!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Como funciona a análise de crédito para a aquisição de um imóvel?

home
Seu imóvel

Vale a pena investir em um terreno na praia? Veja como adquirir um!

home
Seu imóvel

O que é projeto arquitetônico, para que serve e quais as etapas?