Meu Primeiro Carro

Troca de carro usado por 0km: quando vale a pena?

Leia o nosso post e veja o que levar em consideração antes de tomar a decisão de trocar de carro.

Comprar um carro 0km é uma decisão de grande impacto financeiro. Portanto, deve ser pensada com cuidado, principalmente hoje em dia, visto que o valor dos automóveis está bem alto.

Uma pesquisa realizada pelo Banco Central revela que os principais vilões do endividamento dos brasileiros são: cartão de crédito e carro. Em abril de 2018, o índice de financiamento aumentou 39,4%, mesmo com a instabilidade econômica que o país ainda vem atravessando.

Mas será que vale a pena encarar os juros de um financiamento para efetuar a troca de um carro usado por um 0km? Vamos falar sobre isso no post de hoje. Confira!

Como saber se a troca vale a pena?

A tentação de trocar o seu carro usado por um 0km, com cheirinho de novo e plásticos no banco, pode ser grande, porém, é preciso cautela para tomar essa decisão. Abaixo, falamos sobre o que você deve levar em consideração antes de fazer a troca.

Pesquise bastante

Para saber se a troca de carro usado por 0km vale a pena, é preciso saber exatamente o que está sendo negociado. Logo, pesquise sobre as opções disponíveis no mercado e separe aquelas que mais chamarem sua atenção.

Em seguida, se aprofunde nos detalhes de cada modelo. Pegue informações sobre valor de mercado, autonomia, preço de seguro e de impostos, entre outros. Não deixe de analisar, também, o desempenho, o conforto e os adicionais oferecidos pelo veículo. Por fim, compare: e o que faz um carro ser mais interessante do que o outro?

Verifique o índice de desvalorização do carro

Você já deve ter ouvido falar que basta um carro sair da concessionária para valer cerca de 30% a menos, certo? Embora seja um item que raramente vai valorizar, nem sempre o veículo sofre uma desvalorização tão alta.

Mas, para saber se você está fazendo um bom negócio, é importante pesquisar a respeito dos modelos disponíveis. Em 2017, o modelo HR-V, da montadora Honda, ganhou pela segunda vez consecutiva o título de carro com o melhor preço de revenda, com índice de 8,8% de depreciação após um ano de uso.

A montadora francesa Citroën, que costumava carregar o estigma de um dos piores pós-venda do mercado, apresentou uma relevante mudança no seu resultado, sendo citada na pesquisa como a marca que teve a melhor alteração no índice — saindo da casa dos 18% para chegar aos 12,4% de depreciação.

Historicamente, os carros que mais ganharam o selo de melhor preço de revenda são:

· Chevrolet Celta, com sete vitórias;
· Fiat Palio, com três vitórias;
· Chevrolet Onix, com duas vitórias;
· Fiat Uno, com duas vitórias.

Logo, se você pretende trocar o seu usado por um 0km, fique atento a esses resultados para fazer uma escolha que compense financeiramente.

Descubra o custo do seu carro

Você já deve ter em mente o valor aproximado do carro que deseja, certo? Então, agora é hora de descobrir quanto você receberá pelo seu veículo e qual porcentagem deverá ser desembolsada de seus próprios recursos para que a troca seja efetuada.

Logo, dê uma geral no carro e leve-o a um mecânico de confiança para realizar aqueles pequenos reparos que são necessários — eles podem ser decisivos no momento da negociação.

Feito isso, é indispensável conferir a tabela Fipe, utilizada como referência para os valores dos veículos no mercado brasileiro. Com ela, você terá uma média do valor de mercado do seu automóvel.

Mas lembre-se que a tabela analisa questões objetivas, como modelo e ano de fabricação do carro. Características próprias do seu usado, como quilometragem, manutenção, pintura, entre outras coisas, podem influenciar positiva ou negativamente no preço.

Faça as contas

Sabendo quanto custa o carro que você deseja e qual o valor de mercado daquele que pretende vender, é hora de analisar, objetivamente, se vale a pena ou não trocar o usado pelo 0km.

Assim, avalie quais serão os custos da transação. Inclua valores como licenciamento, IPVA, taxas de transferência e, é claro, a quantia que precisará arcar com recursos próprios para completar o preço.

Se você tiver o valor necessário e puder pagar à vista, quem sabe não consegue negociar e ainda ganhar um desconto? No entanto, se esse não for o seu caso e você estiver pensando em fazer um financiamento, veja se vale realmente a pena assumir uma dívida e arcar com os altos juros praticados no mercado.

Se o seu usado ainda não requer muitos gastos com manutenção, apresenta uma autonomia satisfatória e conta com seguro e IPVA que cabem perfeitamente no seu orçamento atual, talvez seja melhor aguardar um pouco. Enquanto isso, investir em um consórcio de carros para realizar uma compra mais planejada é uma ótima opção.

Quais cuidados devo tomar ao trocar de carro?

Se você decidiu trocar o seu carro usado por um 0km, atenção: é essencial ficar de olho em certos aspectos para evitar problemas. Abaixo, falamos sobre alguns deles.

Tenha cuidado com a documentação

Um erro bastante comum, principalmente se a transação é feita entre pessoas físicas, é não tomar cuidado suficiente com a documentação tanto ao vender quanto ao comprar um carro.

Se você for o vendedor, não esqueça de fazer um contrato e verificar se o pagamento está correto. Não faça a alteração de propriedade do carro se você não recebeu todo o valor. Assim, evite pagamentos parcelados e contrato de gaveta.

Se você for o comprador, sempre pesquise as informações do veículo. Verifique no Detran a situação de impostos, multas e sinistro. Além disso, não deixe de fazer a vistoria veicular, que aponta possíveis alterações no chassi.

Fique atento à época do ano

A época do ano influencia diretamente nos negócios. Entre setembro e janeiro, por exemplo, você possivelmente conseguirá vender o seu carro de forma rápida se aceitar diminuir o preço. Esse é o momento em que as concessionárias oferecem diversos descontos aos compradores, uma vez que os modelos são renovados a cada início de ano.

De janeiro até abril, aproximadamente, os novos modelos chegam ao mercado, e as concessionárias fazem diversas promoções para atrair os clientes. Essa é uma ótima hora para comprar o seu veículo com taxas e preços mais acessíveis.

Como em qualquer transação financeira, é importante que você tenha um planejamento que possa trazer segurança à sua escolha. Evite tomar decisões por impulso e que comprometam a sua saúde financeira.

E se você gostou do nosso conteúdo sobre troca de carro usado por 0km, descubra se é o momento certo para fazer essa negociação.

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.