Meu Primeiro Imóvel

Alugar, comprar ou construir: qual é a melhor opção para mim?

Confira no nosso artigo as vantagens e desvantagens de cada forma de moradia e decida o que mais combina com seu perfil.

Na hora de decidir onde morar, é normal ficar em dúvida entre alugar, comprar ou construir do zero a própria casa. Se você está nessa situação, não se preocupe!

A verdade é que não existe uma escolha melhor do que as outras, e tudo dependerá do seu perfil familiar, da sua disponibilidade de tempo e dinheiro para investir e dos seus planos para o futuro.

A compra ou a construção de uma casa garante mais estabilidade, promete a valorização do dinheiro investido e confere uma sensação de realização pessoal. Já o aluguel é válido para as pessoas que não pretendem se fixar em uma cidade ou querem flexibilidade para eventuais mudanças.

Se você deseja saber mais sobre o assunto para tomar essa decisão, continue a leitura e confira!

Quais são os benefícios e as desvantagens de alugar?

Vantagem: é mais barato em curto prazo

A principal vantagem de alugar um imóvel está no valor gasto: não é preciso ter muito dinheiro guardado, basta desembolsar uma quantia mensal.

Outro ponto interessante no aluguel é que ele pode ser considerado uma situação provisória — enquanto você junta dinheiro para ter sua própria casa.

Para isso, é fundamental optar por um imóvel mais modesto ou em uma região menos central. Assim, sobrará dinheiro para você guardar e investir futuramente em seu próprio lar.

Vantagem: oferece mais flexibilidade

Se existe a possibilidade de a empresa em que você trabalha solicitar a sua transferência para outra cidade ou mesmo para uma região mais distante de onde mora atualmente, o ideal é alugar. Isso porque é muito mais fácil desfazer um contrato de aluguel do que vender um imóvel quando for preciso se mudar.

Isso também é válido para as pessoas que, por qualquer motivo, acreditam que em alguns anos não estarão morando mais na mesma cidade.

Vantagem: proporciona uma localização melhor

Se você preza por um imóvel bem localizado, é muito mais fácil conseguir arcar com um aluguel do que com uma compra. Além disso, essa é uma boa oportunidade para testar se você e a sua família se darão bem morando na região escolhida.

Vantagem: precisa de menos manutenção

Ter uma casa ou um apartamento exige certo grau de comprometimento com a sua manutenção.

Já para quem mora de aluguel, não é preciso ter tanta preocupação, pois o proprietário é obrigado a resolver problemas como vazamentos de água, rachaduras na parede etc.

Desvantagem: não oferece um investimento para o futuro

O grande problema do aluguel é que o dinheiro que você gasta com moradia só tem a finalidade de garantir a sua permanência no imóvel durante o período de contrato. Ou seja, depois disso, esse dinheiro não terá trazido mais nada.

Um imóvel é um investimento de longo prazo, e pode ser aproveitado em sua aposentadoria e por seus filhos. Se você não pretende comprar um imóvel, é muito importante pensar em outras garantias para o futuro (previdência privada, investimentos em ações etc.).

E as vantagens e desvantagens de comprar?

Vantagem: é um investimento seguro

Desde que você compre um imóvel pelo preço que ele realmente vale e faça a vistoria para verificar se não há nenhuma falha grave, investir nesse tipo de bem é sempre uma boa ideia.

Isso permitirá que você pare de gastar com aluguel e proporcionará uma aposentadoria mais segura. Além disso, você terá algo para vender, caso precise de dinheiro no futuro.

Você também pode adquirir um imóvel e alugá-lo. Essa é mais uma forma de ter mais estabilidade financeira.

Vantagem: a casa já estará pronta

Em relação a construir a casa do zero, o ponto mais interessante de comprar um imóvel é que, após fechar o negócio, ele estará praticamente pronto para morar.

Pode ser preciso renovar a pintura e fazer pequenas intervenções, mas nada comparável ao tempo necessário para construir.

Vantagem: oferece mais estabilidade

Comprar uma casa costuma ser a melhor opção para quem tem filhos e não pode considerar a mudança para outra cidade por causa do trabalho.

Morar sempre na mesma casa pode significar fazer reformas, mas evita ter que procurar uma escola nova em um bairro desconhecido, lojas e supermercados de confiança, entre outros.

Desvantagem: é um compromisso duradouro

Ter um imóvel é o mesmo que assumir um compromisso duradouro, não somente no sentido de que é mais difícil se mudar para outra cidade. Isso também significa que, para a maioria das pessoas, a quitação dele levará muitos anos para ocorrer.

Por isso, é preciso sempre ter uma reserva financeira para o caso de você perder o emprego ou ficar impossibilitado de pagar uma prestação. Assim, você não correrá o risco de perder o imóvel.

Quais são os benefícios e as desvantagens de construir?

Vantagem: proporciona um controle financeiro maior

Comprar um terreno é muito mais barato do que adquirir uma casa pronta. Por isso, se você já tem dinheiro para comprar o terreno, pode ser uma boa ideia construir a sua casa do zero, já que os gastos com materiais de construção e mão de obra podem ser parcelados.

Com isso, você terá um controle financeiro maior. Além disso, muitas vezes, é possível construir uma casa nova gastando menos do que seria investido na compra de uma casa antiga.

Vantagem: é possível personalizar

Ao construir a sua própria casa, os únicos limites são o seu orçamento e as normas e leis referentes à construção civil. Isso significa que você poderá criar a casa exatamente do seu jeito, escolhendo o tamanho e a disposição dos cômodos, os acabamentos etc.

Desvantagem: exige muita documentação

Para garantir que a casa seja segura, a prefeitura exige uma série de documentos do proprietário do imóvel, do terreno e, principalmente, do projeto. E eles só podem ser expedidos por um arquiteto ou um engenheiro.

Alugar ou comprar um imóvel também pode ser um processo burocrático, mas a documentação para construir é bem mais complexa e demanda mais tempo e esforço.

Desvantagem: apresenta menos previsibilidade

Durante a construção de uma casa, muitos imprevistos podem acontecer. É possível haver atrasos na obra e nas entregas de materiais. Por isso, quem deseja construir o imóvel do zero precisa ser paciente.

Como um consórcio pode ajudar você a decidir?

Grande parte das pessoas que têm essa dúvida sobre alugar, comprar ou construir um imóvel são relutantes em escolher a aquisição porque não têm o dinheiro para pagar o valor total à vista. Ao mesmo tempo, não desejam ver o seu dinheiro consumido pelas taxas de juros cobradas nos financiamentos imobiliários.

Mas há uma terceira via possível nesse caminho e que pode ser a solução para o seu questionamento. Estamos falando do consórcio. Para quem vai comprar uma casa ou um terreno para construir, o consórcio é a melhor opção para uma aquisição planejada. Se você não sabia, sim, é possível comprar um terreno por meio de consórcio!

Esse tipo de investimento também pode ser uma boa opção para quem está morando de aluguel nesse momento, mas pretende, no futuro, ter uma casa própria. É uma forma de planejar financeiramente essa importante mudança de vida, sem comprometer o orçamento e sem as perdas relacionadas aos juros de um financiamento, por exemplo.

Mas afinal, o que é consórcio?

O consórcio imobiliário funciona como um tipo de poupança, com algumas diferenças básicas. A primeira delas é o objetivo claro: você vai guardar o dinheiro todos os meses com a meta de comprar um bem. A segunda é que o valor a ser poupado é pré-fixado e faz com que você tenha disciplina, pois terá que desembolsá-lo mensalmente para pagar a parcela.

O sistema é simples. Você adere a um plano juntamento com um grupo de pessoas que têm o mesmo objetivo, ou seja, receber um determinado valor (por meio da carta de crédito) para a compra de um bem (em nosso exemplo, um imóvel ou terreno para a construção de uma casa). Esse grupo será gerenciado por uma administradora, que deve ser autorizada pelo Banco Central.

Então, você pagará as parcelas de acordo com o plano escolhido. Ao ser contemplado, você tem acesso à carta de crédito, que será usada para a aquisição. Existem duas formas de conseguir isso:

- por meio de sorteio mensal;
- por meio de uma oferta de lance.

Como mencionamos, você pode usar o consórcio tanto para comprar um imóvel pronto quanto para a aquisição de um terreno e, até mesmo, para custear a construção de uma casa. Vamos ver como isso funciona?

Consórcio para compra de imóvel ou terreno

Esse é (juntamente ao consórcio de carros) o modelo mais conhecido de consórcio. Trata-se, portanto, da reunião de pessoas que desejam adquirir um imóvel ou terreno.

Assim, você paga as parcelas mensais durante a vigência do grupo, e o melhor: sem taxas de juros — no consórcio o que existe é a taxa de administração, que geralmente tem um valor bem mais acessível se comparado à outras formas de pagamento parcelado. Ou seja, essa modalidade permite um planejamento financeiro mais seguro e garante que o seu dinheiro não será desvalorizado.

Outras vantagens que podemos citar é que não é necessário dar entrada e que o seu poder de compra é garantido pelo reajuste periódico do valor da carta de crédito. Além disso, ao ser contemplado você usufrui dos benefícios de comprar à vista, já que recebe o valor total contratado para adquirir o bem.

Consórcio para a construção de uma casa

Muita gente acha que não é possível entrar em um consórcio para a construção, mas esse é um engano. Se você já tem um terreno ou um lote, essa pode ser a sua melhor opção para arcar com os custos da obra.

Para isso, é importante ter um projeto pronto, com a estimativa realista dos gastos que serão necessários para a construção. É dessa informação que vai depender o valor da carta de crédito e as parcelas a serem pagas, bem como o prazo de término do contrato.

Portanto, é essencial ter em mente a localização, o tamanho, o tipo de imóvel, os materiais que serão utilizados, entre outros dados. Quando a construção é feita por meio de consórcio, esse planejamento pode ser realizadocom bastante tranquilidade e economia.

Quais são as vantagens do consórcio para a compra ou construção?

A decisão entre alugar, comprar ou construir um imóvel é muito importante, pois envolve valores altos. Por isso, vale a pena reforçar as vantagens de entrar em um consórcio para realizar esse sonho.

Mais flexibilidade

Você não precisa decidir imediatamente entre a compra ou a construção de um imóvel ao aderir a um grupo de consórcio imobiliário. Isso pode ser feito no momento em que você for contemplado.

Isso porque o consórcio permite que você use o valor de formas diferentes, desde que estejam dentro da mesma categoria. Ou seja, pode ser usado na construção de um imóvel ou na compra de um que esteja na planta ou já pronto.

Tamanho e localização também podem ser escolhidos depois — apesar de essas informações serem importantes no momento da adesão para que você estime o valor que deseja obter ao final do contrato.

Por fim, uma informação interessante, mas que muitas pessoas desconhecem: é permitido o uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), tanto para os lances quanto para completar o valor da carta de crédito na hora em que você for contemplado. Vale lembrar que é preciso se adequar às regras de utilização estabelecidos pela Caixa Econômica Federal.

Mais economia

Quem não tem condições de pagar à vista por um imóvel ou para construir, encontra no mercado opções de financiamento, mas sempre com taxas de juros que podem dobrar o valor final investido. Além disso, precisam, obrigatoriamente, contar com uma reserva para a entrada, exigida em todos os casos.

Já o consórcio imobiliário não tem juros nem entrada. Exige apenas paciência para iniciar o seu projeto da casa própria, aliada à disciplina financeira para conquistar o seu objetivo.

Como vimos, a decisão entre alugar, comprar ou construir um imóvel deve ser tomada a partir de uma boa análise da sua situação financeira e do que almeja para o futuro.

Se você gostou deste post sobre alugar, comprar ou construir, que tal conhecer nossos materiais gratuitos? Baixe nosso eBook e tire todas as suas dúvidas sobre como adquirir um imóvel por meio do consórcio!
Consorcio De Imoveis Tudo Que Voce Precisa Saber Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.