Meu Primeiro Imóvel

Como se organizar no processo de mudança de casa?

Veja as dicas que preparamos pra você e saiba tudo sobre como se organizar antes, durante e depois da mudança de casa!

O momento de fazer a mudança de casa pode ser repleto de desorganização para a maioria das pessoas. Mas saiba que, apesar de ser normal um pouco de bagunça, é possível passar por isso sem muitos problemas.

Se você quer descobrir como se organizar antes da mudança, este post é para você. Continue a leitura e confira!

Limpe a casa

Provavelmente, você vai fazer uma faxina na casa ou apartamento novo antes de levar suas coisas, certo? Mas a dica aqui é limpar também o imóvel antigo. Com a casa limpa, fica muito mais fácil se organizar.

Essa limpeza é importante para tirar o pó dos móveis antes de levá-los para a casa nova e, principalmente, para avaliar as coisas que você tem.

Jogue fora ou doe todos os objetos que não usa mais. Se você tiver roupas em bom estado que estão guardadas por não servirem mais para você, que tal organizar um bazar?

As pessoas costumam dizer: casa nova, vida nova. Sendo assim, não hesite em se livrar de itens que você não precisará após a mudança.

Pesquise sobre transportadoras

O serviço de transporte de móveis e objetos é uma área em que as variações de preço são altas. Por isso, é fundamental fazer uma cotação dos valores com antecedência.

Ao contratar uma empresa, é muito importante avisá-la caso você tenha itens de volume maior.

Geralmente, as transportadoras oferecem valores diferentes de acordo com o tamanho do veículo que fará o frete e com o número de viagens. É fundamental que você tenha uma ideia clara do porte da sua mudança, pois, no momento de transportar os itens, você só terá à disposição um caminhão do tamanho escolhido.

Por exemplo, mudanças pequenas envolvem o transporte de objetos pessoais. Já as médias são voltadas para pessoas que têm alguns móveis, mas vão comprar a maioria quando estiverem na casa nova. E as mudanças grandes são as completas.

Veja, a seguir, outros pontos em que é preciso ter atenção:

- a transportadora embalará seus objetos para você? Nesse caso, o valor é mais alto;
- a mudança pode ser feita durante a semana? Essa é uma ótima forma de economizar, pois, aos fins de semana, o preço é mais alto;
- a transportadora monta e desmonta os móveis? É preferível que sim, caso contrário, você terá que contratar alguém para fazer isso;
- será necessário içar ou descer algum móvel pela janela, em caso de sobrados e condomínios? Se sim, você deve verificar qual o procedimento da transportadora quanto a isso;
- é possível fazer a mudança somente com a ajuda de familiares e amigos? Nesse caso, a economia será grande, mas há muito mais planejamento a ser feito.

Programe-se com antecedência

Tudo que não é usado cotidianamente pode começar a ser embalado uma semana antes da mudança. Você também pode levar algumas caixas para a casa nova aos poucos e já começar a arrumação.

Evite deixar para fazer tudo em cima da hora, seja na véspera ou no dia da mudança. Esse tipo de coisa sempre leva mais tempo do que esperamos, e embalar os pertences para a mudança de casa é algo que deve ser feito com calma.

Se você tiver muitos itens, comece a empacotá-los o quanto antes. Se necessário, crie um cronograma, listando o que deve ser embalado em cada dia.

Embale e identifique os itens corretamente

Independentemente de você empacotar seus pertences sozinho ou contar com a ajuda da transportadora, é importante prestar atenção nas embalagens. Verifique o limite de peso das caixas e procure colocar objetos semelhantes em um mesmo lugar.

Após fechar a caixa, identifique os itens que estão nela e em que cômodo eles ficarão. Na casa nova, quando você precisar de algo nos primeiros dias, não vai querer abrir todas as caixas para encontrar o que procura.

Se for necessário usar mais de uma caixa para guardar itens parecidos (como utensílios de cozinha), separe-os conforme a necessidade de uso. Assim, será mais fácil se organizar quando precisar de panelas e pratos de uso cotidiano.

Embale de forma apropriada objetos de louça, vidro e espelhos, utilizando plástico bolha, papelão, isopor ou jornal. Caso um dos móveis tenha uma parte de vidro, é preciso removê-la com antecedência, protegendo-a contra quebra.

Separe objetos valiosos e delicados

Outro ponto relevante no cuidado com seus itens é a separação do que é valioso. Use o caminhão de mudança para móveis e objetos comuns — livros, panelas, entre outros. Itens importantes ou muito frágeis devem ser transportados de carro, sempre com alguém os mantendo em segurança.

Objetos pessoais e que serão usados imediatamente após a mudança também devem ser separados e levados com você. O ideal é organizar uma mala com esses itens, como se você fosse viajar por alguns dias. Assim, dá para passar os primeiros dias na casa nova sem muito transtorno.

Se você tiver plantas, é preciso tomar alguns cuidados especiais. Aquelas que são bem pequenas podem ser colocadas em caixas de plástico — com uma abertura — e transportadas no carro. Plantas maiores devem ir no caminhão, com seus respectivos vasos, de forma que uma dê suporte à outra.

Elas devem ser colocadas no caminhão por último, para evitar que ressequem ou sofram acidentes. Para a terra ficar mais firme, regue-as logo antes da mudança. Plantas com espinhos devem ser envoltas em papelão na parte lateral, para evitar acidentes.

Organize o novo lar aos poucos

Após chegar na casa nova, não é preciso desempacotar tudo de uma vez. Comece pela cozinha, pois é o ambiente mais utilizado. Simultaneamente, arrume os objetos pessoais no quarto.

Uma das maiores prioridades deve ser organizar a roupa. Comece pelas peças de cabide, usadas cotidianamente para trabalhar. Isso evitará que elas amassem, e que você tenha dificuldade para achar o que precisa pela manhã.

Caso seja necessário, não fique com receio de passar as primeiras noites após a mudança em um hotel ou na casa de um amigo ou parente. Afinal, com os pertences ainda nas caixas, é difícil relaxar e encontrar tudo o que você precisa.

E aqui vai uma dica de ouro: evite fazer uma organização provisória, pois isso significa retrabalho. Sempre que abrir uma caixa, coloque todos os objetos no lugar exato em que eles devem ficar.

Se você gostou deste post sobre mudança de casa, que tal conferir nosso artigo sobre quais móveis são essenciais antes da mudança?

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.