Meu Primeiro Imóvel

É possível comprar um terreno por meio de um consórcio?

Quer comprar um terreno? Entenda como o consórcio pode te ajudar nesse investimento.

Comprar um terreno é uma forma de investimento em imóveis procurada por muitas pessoas. A flexibilidade de poder construir o que bem entender ou simplesmente acumular patrimônio atrai diversos investidores.

Existem aqueles que compram o terreno em um momento de preço mais atrativo, esperando que o local se valorize. Também há pessoas que querem construir um imóvel comercial ou residencial, mas sem o quebra-quebra de uma reforma, começando do zero.

Se você acha que essa é uma realidade fora do seu alcance, é melhor repensar a ideia! Com um consórcio, você pode se programar e comprar um terreno para qualquer finalidade e começar a construir seu patrimônio. Saiba mais a respeito no post de hoje!

Como funciona o consórcio para comprar um terreno?

Assim como todos os consórcios de imóveis, você paga as parcelas mensais, participa das assembleias e concorre mensalmente ao sorteio para a contemplação. Quem quiser tentar antecipar esse momento pode recorrer aos lances (fixo ou livre), da mesma forma que em qualquer outra modalidade de consórcio.

Com a carta de crédito em mãos, você parte para a escolha do terreno que deseja. Você também pode participar do consórcio, mesmo se já tiver outros imóveis na região.

A administradora se encarrega de fazer o pagamento ao vendedor e o terreno fica alienado fiduciariamente a ela, como garantia, até a quitação total do saldo devedor.

Um conselho: faça uma pesquisa antes de ingressar em um grupo de consórcio, para ter uma ideia bem aproximada do valor do terreno que deseja, na região do seu interesse. O preço pode variar muito, de acordo com características, como:

- localização;
- tamanho;
- infraestrutura;
- acesso a redes de água e energia.

Essas questões impactam também na hora da venda, caso esteja pensando em comprar para investir.

Quanto mais próximo do valor for a carta de crédito, melhor. Se ela ficar abaixo, é você quem terá que arcar com a diferença de preço (e nem sempre é fácil dispor de dinheiro à vista, não é mesmo?). Caso ela ultrapasse muito o valor, seu planejamento financeiro pode ficar prejudicado à toa, pois as parcelas vão ser mais altas.

Planeje o que deseja fazer e escolha um terreno com área suficiente para suas necessidades. Essa é a melhor forma de tomar uma decisão acertada e fazer um bom investimento!

Quais as vantagens de comprar um terreno?

Quando você compra um imóvel construído, precisa se adequar ao que já está de pé. Existem instalações elétricas e hidráulicas, fossa séptica, fundações e muitas adequações feitas pelo dono anterior. Às vezes, uma grande reforma pode ter um custo-benefício menos atrativo que uma construção nova.

Sem falar que, para venda, um imóvel novo sempre tem um valor de mercado mais atrativo. O mesmo vale para locação.

Além disso, um terreno sem construções abre mais possibilidades. Existem grandes empresas — como supermercados, bancos e lojas de varejo — que alugam esses espaços e dão preferência a imóveis que permitem adequações a sua realidade. Sem falar que um terreno pode ser utilizado como estacionamento, o que é um negócio muito atrativo, principalmente em áreas comerciais.

Uma outra questão frequente: quem mora em uma casa própria, mas quer construir aquele imóvel exatamente como sonhou (com piscina, banheiro espaçoso, área de lazer, entre outros) pode fazer isso com calma, sem pressa para se mudar.

Nesse caso, a construção em um terreno traz muito mais liberdade. E, se você tem família grande, sabe que uma casa que atenda às necessidades de todos não é um luxo, mas um requisito básico para a paz familiar!

É possível utilizar o FGTS na compra?

O Governo permite utilizar o FGTS apenas para favorecer o acesso à moradia. Bom, mas ninguém mora em um terreno não construído, certo? Por isso mesmo não se pode usar o FGTS para comprar um terreno.

Agora, na construção da casa própria em um terreno próprio, essa utilização é permitida, desde que você atenda aos requisitos legais previstos em lei. Nesse caso, é preciso ter um tempo mínimo de cadastro no sistema do FGTS, o terreno tem que estar em seu nome, e você não pode ter outro imóvel na cidade onde reside ou trabalha. Vale lembrar que o terreno não pode estar alienado ao consórcio.

Mas não se preocupe! Quando adquirir um terreno, você também pode construir utilizando um consórcio. Quer coisa melhor? A operação é bem mais vantajosa que o financiamento imobiliário feito junto aos bancos.

Como se programar para construir um imóvel no terreno?

Há duas situações possíveis: você está no consórcio para a compra do terreno e ainda não foi contemplado, ou já recebeu sua carta de crédito.

No primeiro caso, a dica é se organizar financeiramente. Continue pagando suas parcelas em dia, sem apertos nem desespero. Com o saldo do seu orçamento, você pode fazer uma poupança.

Aproveite para guardar entradas de dinheiro extra — como décimo terceiro, férias ou a restituição do Imposto de Renda. Se quiser, dê um bom lance para tentar acelerar o recebimento da sua carta de crédito.

Quando acontecer sua contemplação, você pode usar esse dinheiro para amortizar o saldo devedor, reduzir as parcelas e dar início a um novo consórcio para construção. Assim, você ganha tempo e não tem que esperar o prazo normal do encerramento do grupo.

Agora, se você já está com sua carta de crédito em mãos, faça-se a seguinte pergunta: “Meu orçamento comporta, com folga, as mensalidades dos dois consórcios (de compra e de construção)?”.

Se a resposta for sim, ótimo! Você pode investir nas duas frentes ao mesmo tempo. Agora, em caso negativo, o melhor é seguir o conselho anterior, depois de esperar sua contemplação.

A prudência é sempre o melhor caminho, pois atrasar os pagamentos e correr o risco de ficar inadimplente é um tiro no pé!

Portanto, se quer comprar um terreno usando um consórcio, comece a se programar! Você já sabe como esse investimento funciona e quais são suas vantagens. Essa é a forma mais viável e econômica para construir patrimônio, e seu bolso agradece.

Fazer um consórcio é uma forma de investir o seu dinheiro de forma segura. Quer saber como escolher o melhor consórcio? Veja nosso vídeo!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.