Meu Primeiro Imóvel

Quais são as vantagens e desvantagens do apartamento térreo?

Pensando em adquirir um apartamento? Conheça agora mesmo os pontos favoráveis e desfavoráveis do apartamento térreo!

Diante de uma possibilidade de escolha, muita gente tem dificuldade para tomar uma decisão. Se a deliberação envolve moradia, as incertezas tendem a aumentar, principalmente quando o imóvel disponível é um apartamento térreo. De um modo geral, os apartamentos proporcionam muitas vantagens. Mas como seria morar no térreo?

Antes de mais nada, você precisa se lembrar que os apartamentos térreos são diferentes dos outros. Afinal, trata-se de um imóvel situado no nível de acesso ao prédio. Em certos casos, esse tipo de apartamento fica ao lado das áreas de lazer do condomínio.

Essas características seriam benéficas ou desvantajosas? Para responder a essa pergunta, é preciso considerar todos os pontos envolvidos, o que nós faremos na sequência.

Continue com a gente para conferir cada uma das vantagens e desvantagens de morar em um apartamento térreo!

Vantagens do apartamento térreo

Embora uma parcela das pessoas acredite que os apartamentos do primeiro piso do edifício ofereçam apenas desvantagens, existem vantagens interessantes, como as listadas a seguir.

Economia na hora da compra

Talvez a economia gerada pela aquisição de um apartamento no andar térreo seja o que chame mais a atenção de quem está em busca de um imóvel. Tradicionalmente, as unidades localizadas nos andares mais altos do prédio são mais caras do que as demais.

O raciocínio é simples: quanto mais alto o andar, maior o preço. O inverso também se aplica, ou seja, os apartamentos ficam mais baratos à medida que se aproximam do nível de entrada do edifício. A partir disso, nós podemos concluir que a cobertura tende a ser a unidade de maior valor de um edifício. Logo, o térreo é a área mais econômica.

Na prática, isso significa que você pode ter em mãos uma excelente forma de investir o seu dinheiro. Para tanto, basta tomar alguns cuidados, como calcular corretamente a probabilidade de retorno do investimento. O possível lucro do bem dependerá da valorização do imóvel em médio ou longo prazo.

Facilidade de acesso

Outro ponto favorável que deve ser destacado é o fluxo de entrada e saída facilitado, pois o morador não precisa chamar e esperar o elevador ou, pior, subir e descer escadas. O ganho de tempo é, portanto, considerável. Vale lembrar também que depois de pegar a chave do apartamento chegará o momento da mudança. No térreo, esse processo é muito mais simples e rápido — o mesmo vale na hora de mobiliar o apartamento com itens grandes e pesados.

Essa vantagem merece um destaque ainda maior no caso dos prédios baixos que não têm elevador. Com o passar do tempo, a rotina de encarar as escadas a cada ida à padaria, por exemplo, se torna cansativa.

Tamanho maior

A grande maioria dos apartamentos térreos proporciona ao morador uma área externa mais ampla. Geralmente, o espaço é caracterizado pela presença de uma varanda maior do que aquela disponibilizada nas demais unidades do prédio. Conforme as dimensões do local, é possível projetar um jardim ou colocar mesa e cadeiras para recepcionar os amigos — entre outras possibilidades.

Mais de uma opção de entrada

Existem determinados projetos de edifícios que privilegiam o apartamento do andar térreo com mais de uma opção de entrada. Isso é vantajoso porque geralmente uma das alternativas é mais privativa, diminuindo o contato com os vizinhos do condomínio.

Menor probabilidade de problemas com vizinhos

Vale a pena mencionar também o fato de que, no térreo, você não ficará entre dois apartamentos, o que diminui as chances de problemas com vizinhos. Caso os apartamentos localizados imediatamente acima ou abaixo estejam com um isolamento acústico insatisfatório, a boa convivência fica prejudicada. Trata-se de um problema minimizado para quem mora no térreo.

Desvantagens do apartamento térreo

Como visto, se você está procurando um negócio muito atrativo, o apartamento térreo pode ser uma ótima oportunidade. Depois de conferir as vantagens, é provável que você tenha ficado mais inclinado a efetuar a compra desse tipo de imóvel. Porém, vale ainda observar as desvantagens dessa opção.

Pouca luminosidade

A posição do apartamento é determinante na promoção do aumento ou redução da incidência solar. No térreo, a oferta de raios solares pode ficar comprometida, essencialmente se houver muitos edifícios ao redor do seu prédio.

Como normalmente as correntes de ar também são menos frequentes, o resultado é uma maior concentração de calor e umidade no apartamento. Esses aspectos são importantes de se levar em conta, uma vez que podem diminuir o conforto da residência.

Falta de privacidade

Nós comentamos sobre a possibilidade de contar com mais de uma entrada no apartamento. Apesar disso, é preciso verificar qual é a proximidade do apartamento do elevador. Caso uma das portas de entrada fique perto do elevador, por exemplo, é bem provável que você tenha que conviver com o barulho.

Por mais silencioso que o elevador seja, ainda restará o ruído gerado pelo fluxo de entrada e saída de pessoas do prédio. Então, a rotina do prédio pode praticamente acabar com aquela vantagem associada à ausência de um apartamento abaixo do seu. Afinal, em vez de diminuir, existe a possibilidade de o contato com os vizinhos aumentar.

O prejuízo da privacidade também é sentido por conta da exposição do interior do apartamento às pessoas que passarem em frente a ele. Quando as cortinas estiverem abertas, a ala interna ficará visível a todos. Entre outras coisas, isso significa que é preciso paciência para lidar com olhares curiosos.

Vista desprivilegiada

Em boa parte dos anúncios de imóveis, existem expressões repetidas justamente por chamarem a atenção das pessoas. Uma das mais famosas é “vista privilegiada”. Acontece que, em um apartamento situado no andar térreo, essa vista se torna desprivilegiada. Na realidade, é bem provável que a única vista seja a via de entrada ao prédio ou um muro.

Essas são as grandes vantagens e desvantagens de morar em um apartamento térreo. Independentemente da sua escolha, a aquisição de um imóvel continua sendo um investimento atraente e rentável. Mas se você nunca morou em um apartamento, talvez fique com aquela dúvida sobre como seria, não?

Se esse é o seu caso, aproveite para descobrir se você tem o perfil ideal para morar em apartamento

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.