Planejamento Financeiro

Como melhorar a concentração: 7 dicas para conseguir trabalhar melhor

Quer melhorar a concentração, mas não sabe por onde começar? Confira 7 dicas para trabalhar melhor!

Em um cenário em que um número cada vez maior de pessoas trabalha remotamente, uma pergunta que não quer calar é: como melhorar a concentração nesse novo ambiente, tão cheio de distrações? Se você tem essa dúvida, fique tranquilo: estamos aqui para ajudar!

Neste post daremos dicas de como se concentrar mesmo em um local tumultuado, em que muitas vezes o trabalho tem que dividir espaço com as demandas familiares e distrações da casa, como televisão e afins.

Entre as dicas indispensáveis para quem precisa se concentrar mais estão dividir a jornada de trabalho durante o dia, ter atenção à alimentação, eliminar possíveis distrações, manter o espaço de trabalho organizado e reservar um tempo para a prática de atividades físicas. 

Continue lendo e confira 7 dicas para conseguir trabalhar melhor!

1. Divida sua jornada de trabalho

Um dos passos mais importantes para quem quer saber como melhorar a concentração é dividir sua jornada de trabalhos em blocos.

Para não se desconcentrar, o ideal é trabalhar com foco total por período máximo de 25 minutos. Após esse tempo, faça uma pausa pequena, de 5 minutos, e volte a focar na tarefa pelo mesmo tempo.

Essa técnica ajuda a manter a concentração e focar apenas no que está fazendo, eliminando possíveis tentações, como checar as redes sociais ou responder a uma mensagem de e-mail ou em aplicativos.

Outra dica é criar um horário de trabalho que respeite os momentos em que você está mais produtivo. Caso sua atividade profissional permita que você trabalhe nas horas em que desejar, como acontece com os freelancers, considere montar uma agenda alternativa.

Quem rende mais pela manhã, por exemplo, pode preferir trabalhar das 6h às 15h em vez do horário comercial tradicional de 9h às 18h. Escute seu corpo.

2. Comunique outras pessoas sobre sua agenda

De nada adianta ter um horário de trabalho definido se as outras pessoas da casa, amigos e familiares não souberem disso. Por isso, além de estabelecer como será sua jornada de trabalho, faça questão de comunicá-la para quem vive com você. Deixe claro que durante esses momentos você não poderá ser interrompido.

Nesse sentido, ajuda muito ter um espaço de trabalho separado do restante da casa. Caso você tenha um cômodo exclusivo para seu home office, mantenha a porta fechada durante seus períodos de trabalho para não correr o risco de ter sua concentração interrompida por alguma atividade externa.

3. Organize-se

Assim como acontece na vida financeira, a desorganização também é uma das grandes inimigas da concentração. Afinal, é muito difícil se manter concentrado em uma tarefa quando é preciso parar a todo momento para procurar uma informação ou, até mesmo, para encontrar uma caneta para escrever.

Evite esse estresse que pode prejudicar o fluxo do seu trabalho mantendo seu espaço limpo e organizado. Além disso, antes de iniciar qualquer tarefa, certifique-se de que tem à mão tudo o que você precisa para executá-la sem ter que parar a todo momento.

4. Elimine possíveis distrações

Outro ponto que quem quer melhorar a concentração precisa ter em mente é que possíveis distrações podem (e devem) ser eliminadas. Na prática, isso quer dizer não acessar redes sociais enquanto executa uma tarefa ou checar mensagens antes de concluir um trabalho.

Em um mundo que exige respostas quase instantâneas, manter-se firme nesse propósito pode ser difícil.

Por isso, não hesite em usar a tecnologia a seu favor, utilizando aplicativos que bloqueiam certos sites no navegador por determinado período de tempo ou, por exemplo, desabilitando todas as notificações do seu celular.

5. Faça pausas regulares

Muitos pensam que só é possível se manter concentrado se trabalhar horas a fio sentado, debruçado sobre determinada tarefa. Isso não é verdade. Mesmo atividades complexas exigem pausas regulares ao longo do tempo.

Por isso, um passo essencial para se manter produtivo é pausar o trabalho de vez em quando.

Aproveite esses momentos para ir ao banheiro, beber água, tomar um café ou, até mesmo, conversar com amigos, familiares e colegas de trabalho, seja presencialmente ou por meios virtuais. Você voltará ao trabalho renovado e ainda mais produtivo.

6. Tenha atenção à alimentação

Outro ponto de atenção para manter a concentração sempre em dia é cuidar da alimentação. Não são poucos aqueles que não conseguem resistir à tentação de parar o trabalho a todo momento para beliscar uma coisinha, como um doce ou salgadinho.

Apesar de comum, esse hábito pode ser nocivo para sua produtividade. Quem quer se manter concentrado no trabalho, principalmente em home office, deve estabelecer horários regulares para as refeições e para as pausas.

Mesmo nos intervalos, resista à tentação de apelar para as guloseimas e prefira alimentos saudáveis, que ajudam a manter o foco, como abacate, chá, nozes, castanhas e, até mesmo, chocolate amargo.

Outro cuidado importante é não esquecer de beber água. Em média, o recomendando é, pelo menos, dois litros por dia.

7. Reserve um tempo para atividades físicas

Melhorar a concentração passa também por manter o corpo são. Nesse sentido, invista na prática de atividade física constante, mesmo trabalhando em casa. Alongamento, ioga, aeróbico. Busque exercícios que dão prazer e que coloquem o corpo para mexer.

Outra prática recomendada para quem precisa se concentrar mais é a meditação. Mesmo 10 minutos diários já fazem a diferença na vida, ajudando a manter o foco e segurar a ansiedade.

Não são poucos os profissionais em busca de liberdade financeira que optam por atuar em home office, trabalhando remotamente. Apesar das vantagens que essa modalidade traz para o dia a dia, como maior qualidade de vida e menos tempo com deslocamentos, por outro lado é vital saber como melhorar a concentração nesse cenário.

Siga nossas dicas e você verá que ficará muito fácil executar um trabalho com qualidade e ser mais produtivo sem sair de casa. Mesmo pequenas mudanças na rotina já fazem toda a diferença no resultado final, pode acreditar.

Gostou deste post sobre como melhorar a concentração? Então, assine nossa newsletter e receba em primeira mão outros conteúdos como este diretamente na sua caixa de entrada!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.