Planejamento Financeiro

18 lugares para viajar no Brasil e conhecer (lista atualizada 2020)

Quer explorar as belezas do Brasil? Confira a lista que preparamos com lugares incríveis para viajar!

Por ser um país territorialmente extenso, não faltam opções de lugares para viajar no Brasil. Há destinos que agradam a todos os perfis de turistas, variando desde os mais pacatos até os muito movimentados. Por exemplo, se você é mais urbano, vai gostar de conhecer as praias espetaculares, cercadas por grandes cidades. Caso tenha um estilo mais alternativo, as cachoeiras e piscinas naturais rodeadas pelo verde podem atraí-lo bastante.

Como há muitas opções de destinos maravilhosos no Brasil, apresentaremos 18 destinos interessantes para você conhecer um pouco melhor e já começar a arrumar as malas. Confira:

1. Fernando de Noronha;
2. Jalapão;
3. Lençóis Maranhenses;
4. Alter do Chão;
5. Chapada dos Veadeiros;
6. Chapada Diamantina;
7. Chapada das Mesas;
8. Chapada dos Guimarães;
9. Blumenau;
10. João Pessoa;
11. São Paulo;
12. Rio de Janeiro;
13. Foz do Iguaçu;
14. Maragogi;
15. Gramado;
16. Porto de Galinhas;
17. Bonito;
18. Ouro Preto.

Vamos lá?

1. Fernando de Noronha
Fernando De Noronha

Para quem gosta de praia, Fernando de Noronha é um dos destinos mais buscados pelos turistas. Isso devido às suas paisagens espetaculares, que encantam os visitantes — como a Baía do Sancho, Baía dos Porcos, Cacimba do Padre e Praia do Leão. Na cidade, você pode curtir tanto lugares mais tranquilos quanto noites badaladas no Bar do Cachorro ou no famoso Festival do Zé Maria.

Se você gosta de aventura, também é possível navegar ao lado de golfinhos, observar tubarões e uma diversidade infinita de peixes e tartarugas marinhas. O preço para se visitar todo esse paraíso, infelizmente, ainda é elevado. Contudo, não é nada que um bom planejamento financeiro não resolva e permita que você desfrute desse belíssimos destino.

2. Jalapão
Jalapao

O Jalapão, localizado no Tocantins, ainda é um destino que está sendo descoberto pelos viajantes. Embora o acesso ao parque não seja tão simples, as paisagens certamente compensam as dificuldades, que até enriquecem a aventura. Essa região é formada por cinco áreas de conservação, com mais de 34 mil km² de extensão.

Nesse local paradisíaco é possível encontrar cachoeiras cristalinas, piscinas naturais de cor verde-esmeralda e as notáveis nascentes, conhecidas como fervedouro. Além de se refrescar nas águas, você também pode apreciar os chapadões e dunas alaranjadas de cerca de 40 metros de altura.

A melhor forma de explorar a região do Jalapão é fechando pacotes com empresas especializadas. Alguns viajantes mais aventureiros desbravam o território sozinhos. Porém, para isso é necessário ter um carro com tração 4x4 e bastante conhecimento de mapas offline. Afinal, os caminhos são de difícil acesso e durante o trajeto não há sinal de GPS.

3. Lençóis Maranhenses
Lencois Maranhenses

Não há dúvida de que, entre os melhores lugares para viajar em território brasileiro, os Lençóis Maranhenses estejam praticamente em todas as listas. Para acessar esse parque, você precisa passar pela cidade de Barreirinhas que, apesar de grande, não apresenta muita estrutura. Além de oferecer uma ampla rede hoteleira, a região ainda agracia os visitantes com pousadas, hostels e hotéis peculiares e rústicos.

A infraestrutura simples de algumas acomodações é recompensada pela beleza natural estonteante, a culinária deliciosa e ótimos roteiros. Inclusive, vale a pena aproveitar o famoso passeio de voadeira, que passa por vilarejos como Vassouras, Caburé e Mandacaru. Quando estiver em Atins, não deixe de provar o famoso camarão da Luzia!

4. Alter do Chão
Alter Do Chao

Alter do Chão é uma pequena vila localizada a 30 km de Santarém. A praia local é considerada o Caribe Amazônico e apareceu em primeiro lugar na lista de melhores praias brasileiras do jornal britânico The Guardian em 2009. Além disso, a variedade da fauna, flora e gastronomia da Amazônia é capaz de encantar qualquer um.

Antes de se aventurar nesse paraíso, lembre-se de verificar em que época do ano pretende viajar. Isso porque cada temporada pode exibir paisagens diferentes, que são, de todo modo, sempre deslumbrantes.

5. Chapada dos Veadeiros
Chapada Dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros é um dos principais destinos turísticos de Goiás e é uma ótima opção para ser conhecida em um feriado prolongado. Há opções para todos os gostos, incluindo passeios super-relaxantes, que contrastam com aqueles mais radicais — rapel, tirolesa e trilhas mais longas são ótimos exemplos.

Um dos pontos positivos desse lugar é a facilidade de acesso — o Alto Paraíso de Goiás está a 230 km de distância de Brasília. As condições climáticas por lá são bastante definidas: tempo seco de maio a setembro e chuvoso de outubro até abril.

6. Chapada Diamantina
Chapada Da Diamantina

A Chapada Diamantina, localizada na Bahia, é um dos lugares mais bonitos do país para viajar. Para aqueles que amam natureza, trilhas e cachoeiras, esse é um destino interessante para relaxar e se aventurar. Afinal, a região oferece diversas atrações e atividades, sendo capaz de manter o viajante ocupado durante muitos dias. Você pode, por exemplo, aproveitar um pôr do sol no Pai Inácio e se encantar com o Poço Azul, a Cachoeira da Fumaça ou a Cachoeira do Buracão.

7. Chapada das Mesas
Chapada Das Mesas

De todas as Chapadas do Brasil, a das Mesas, localizada no Maranhão, é uma das menos conhecidas pelos brasileiros. O lugar, com certeza, não gera arrependimentos nos viajantes. Em vez disso, encanta por conta da oferta de beleza natural, respaldada por um conjunto de cânions, cachoeiras e trilhas.

8. Chapada dos Guimarães
Chapada Dos Guimaraes

A Chapada dos Guimarães, assim como a Chapada dos Veadeiros, tem fácil acesso partindo do aeroporto de Cuiabá. São cerca de 70 km de distância percorridos em uma estrada asfaltada, podendo ser considerado como um destino propício para viajar durante um final de semana ou feriado prolongado.

Os paredões da Chapada são a grande atração do destino. Eles se estendem por mais de 150 km e podem ser apreciados de um dos diversos mirantes abrigados pela região. Também não podemos deixar de falar das cachoeiras, estrategicamente localizadas, o que diminui a sensação de calor do cerrado.

9. Blumenau
Blumenau

Blumenau é a capital brasileira da cerveja e é um ótimo destino para quem aprecia a bebida, além da comida típica e da arquitetura europeia. No verão, os termômetros registram altas temperaturas e os turistas podem se refrescar na região da Nova Rússia — um lindo bairro, ainda desconhecido por boa parte dos viajantes.

A bela cidade também oferece uma boa estrutura hoteleira, com hotéis desde os mais sofisticados, passando por redes conhecidas, até os mais descolados hostels.

10. João Pessoa
Joao Pessoa

João Pessoa é um destino brasileiro muito interessante. Basta lembrar que a pequena capital da Paraíba é organizada, limpa e segura. Soma-se a isso o fato de ser mais barata do que outros destinos nordestinos.

Esse destino conta com belas praias urbanas e outras facilmente acessíveis, como a de Tambaba e Coqueirinho. Quem gosta de história também poderá apreciar o belíssimo centro histórico, que guarda alguns dos prédios mais antigos do país, uma vez que a cidade foi fundada em 1585.

11. São Paulo
Sao Paulo

São Paulo é a grande metrópole brasileira que, além de ser conhecida mundialmente, tem a fama de cidade que nunca dorme. Nessa grande região, há diversas opções que contemplam todos os tipos de viajantes.

Algumas boas opções de passeio na capital paulista incluem uma volta pelo bairro Liberdade ou um passeio pelo Parque Ibirapuera. Aproveite também para fazer compras na 25 de março, no Brás ou no Bom Retiro.

Além disso, há uma infinidade de peças, exposições e filmes alternativos que não costumam chegar até as cidades menores. Ainda do ponto de vista cultural, merecem uma visita a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) e o MIS (Museu da Imagem e do Som). Se puder, aproveite para conhecer outras cidades paulistas interessantes.

12. Rio de Janeiro
Rio De Janeiro

O Rio de Janeiro é um dos cartões-postais do Brasil e um dos principais lugares para viajar. Com lindas paisagens e praias fascinantes, tanto a capital quanto o estado como um todo encantam todos os tipos de turistas, que lotam as atrações principais.

A cidade pode ser visitada o ano todo, uma vez que o clima é praticamente sempre quente. No entanto, quem gosta de um friozinho também pode visitar a região serrana e as lindas cidades de Petrópolis, Teresópolis, Itaipava e Nova Friburgo.

Como se sabe, o Rio é um dos principais destinos do Carnaval. Se você quiser passar o feriado do próximo ano em uma cidade diferente, basta se organizar desde já, pois tempo é o que não falta.

13. Foz do Iguaçu
Foz Do Iguacu

Foz do Iguaçu é um incrível destino para viajar pelo Brasil. A cidade oferece uma vasta estrutura hoteleira e passeios para todos os gostos. O parque que abriga as Cataratas do Iguaçu, por exemplo, ganhou o título de Patrimônio Natural da Humanidade em 1986 e, em 2011, elas foram consideradas uma das sete novas maravilhas da natureza.

Esta lista dos melhores lugares para viajar no Brasil não poderia deixar Foz de fora, pois a cidade não se resume às Cataratas. Outras alternativas de lazer são o Parque das Aves, um tour pelo Refúgio Biológico e uma passagem pelo Eco Museu.

14. Maragogi
Maragogi

Maragogi é considerado por muitos como Caribe brasileiro. Suas praias de águas mornas, verdes e transparentes fazem parte da região da Costa dos Corais. Trata-se de uma área de proteção ambiental, a qual contempla dez municípios de Alagoas e três de Pernambuco.

Um dos melhores passeios é o mergulho com cilindro. Durante essa experiência, é possível admirar toda a beleza natural escondida debaixo do mar — onde vivem cerca de 185 espécies de peixes e animais, como a tartaruga marinha e o peixe-boi.

15. Gramado
Gramado

Ao lado da cidade de Canela, Gramado concentra o maior número de turistas que chegam anualmente à serra gaúcha. Um dos motivos que atraem todas essas pessoas é a arquitetura gramadense, tipicamente alemã e italiana. Uma simples padaria, por exemplo, ganha um toque especial devido à atenção dada tanto à fachada quanto aos detalhes internos.

A fama de Gramado também se deve à diversificada e sofisticada gastronomia dos restaurantes locais. Por lá, você pode encontrar quase de tudo. Existem, sim, restaurantes especializados em culinárias específicas, como a japonesa. Mas se o dia pedir uma pizza, o problema será facilmente solucionado.

Outro ponto que chama muito a atenção é o alto nível de arborização da região. Ao redor, você verá muitas árvores, devidamente acompanhadas por encantadores jardins. Se for a Gramado durante o período natalino, não deixe de ver o Natal Luz, evento que exibe um caminho decorado com uma iluminação mais do que especial.

16. Porto de Galinhas
Porto De Galinhas

Conhecido com um dos locais mais visitados do Nordeste, Porto de Galinhas está a apenas 70 km da capital pernambucana, Recife. Em Porto, o destaque fica para as reluzentes piscinas naturais. Além de apresentarem um impressionante grau de transparência, as águas oferecem uma temperatura morna extremamente agradável. Soma-se a isso o fato de serem a morada de várias espécies coloridas de peixes. Isso, por sinal, explica por que as crianças se apaixonam rapidamente pelo local.

Quando a maré estiver baixa, vale muito a pena desfrutar de um passeio de jangada. Se você tem uma veia mais esportiva, Porto de Galinhas também tem picos específicos para praticar esqui aquático e surf. No caso, prefira as praias de Muro Alto e de Maracaípe, respectivamente.

17. Bonito
Bonito

E o que dizer sobre uma cidade que se chama Bonito, uma das capitais brasileiras da beleza e aventura? Situada no estado do Mato Grosso do Sul, a cidade reúne o que há de melhor em matéria de turismo ecológico. A oferta de atrações do destino é tão vasta, que é preciso reservar alguns dias por lá, a fim de aproveitar melhor a estadia.

Para quem é fã de mergulho, uma das passagens obrigatórias é a Lagoa Misteriosa, que mescla variadas tonalidades azuladas. Ficou curioso em relação ao nome? Ele se refere ao mistério que cerca a profundidade da Lagoa, pois o ponto mais baixo permanece desconhecido.

Outro passeio imperdível é a Gruta do Lago Azul. As cavernas exibem um revestimento calcário e belas formações rochosas. No fundo das águas de um hipnótico azul-turquesa, já foram descobertos vestígios de espécies extintas, como a Preguiça Gigante. Por tudo isso e muito mais, Bonito figura entre um dos lugares mais buscados durante as férias.

18. Ouro Preto
Ouro Preto

Os amantes de visitas históricas não podem perder as sinuosas vias que contornam Ouro Preto. Uma das vantagens de conhecer essa cidade mineira é a conservação das construções. Graças ao tombamento proclamado pela Unesco, a estrutura das edificações de Ouro Preto permanecem intactas. O resultado é uma poderosa sensação de viajar no tempo — esteja você sozinho ou acompanhado.

Entre todas as atividades turísticas de Ouro Preto, conhecer a Igreja de São Francisco de Assis vale toda a viagem. Logo na entrada, é possível avistar o magnífico medalhão de Aleijadinho. Embora esculpida em pedra-sabão, a peça é envolta de requinte, além de revelar o preciosismo, genialidade e perfeccionismo do artista. No interior, tem-se o privilégio de contemplar a pintura de Mestre Ataíde, a qual foi concluída depois de uma década de dedicação.

Outras atrações de Ouro Preto são os famosos Museu da Inconfidência e o Teatro Municipal (um dos primeiros do Brasil). Na hora de repor as energias, recomendamos os inigualáveis feijão-tropeiro e tutu (à mineira). Como último incentivo, vale dizer que Ouro Preto está entre as opções para quem deseja viajar e economizar.

Com opções tão incríveis, o que não faltam são lugares para viajar no Brasil. Para que tudo saia como o desejado, entretanto, é fundamental ter uma boa organização financeira e manter os roteiros bem organizados. Assim, você conseguirá aproveitar tudo o que o destino escolhido tem a oferecer.

Quer uma dica para economizar de verdade? Veja como conseguir passagens aéreas baratas e marque já a data da sua próxima viagem!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.