5 pontos para levar em conta na sua administradora de consórcios

Veja no infográfico quais os critérios que você deve avaliar na hora de escolher uma administradora de consórcios!
  • Atualizado em January 21, 2021
  • Publicado em June 10, 2019
  • Infográfico

Para quem deseja realizar os seus sonhos e objetivos financeiros de forma planejada, segura e flexível, programável pelo consórcio é uma das melhores decisões a serem recebidos, em razão das vantagens que essa modalidade de aquisição de bens e serviços oferece.

Porém, para reduzir todos os benefícios e como facilidades do consórcio, é fundamental saber como escolher uma administradora de consórcio. Afinal, é ela a responsável por organizar os grupos, gerenciar os recursos pagos pelos membros e garantir que todos tenham acesso ao crédito contratado. Por isso, é indispensável ser uma empresa séria e confiável.

Quer saber como não errar na hora de escolher a melhor administradora de consórcios? Preparamos este artigo listando cinco pontos que você precisa levar em conta nesse momento. Confira!

Por que a escolha da administradora do consórcio é tão importante?

O consórcio é um caminho seguro e simples para se concretizar objetivos financeiros. Prova disso é que hoje essa é uma das modalidades de aquisição de bens mais utilizados no Brasil.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados veiculados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios ( ABAC ), de janeiro a agosto de 2020, o Sistema de Consórcios requer uma forte aceleração , a qual se iniciou em maio, atingindo o volume de 1 , 83 milhão de adesões - o que representa uma redução de apenas 2,7% em relação aos 1,88 milhão do mesmo período do ano de 2019.

Números tão expressivos funcionam como demonstrativos da confiança dos brasileiros nesse tipo de aquisição de crédito, mesmo em um período complexo como o que vivemos em razão da pandemia. Essa modalidade de compra, na prática, é uma ótima estratégia para adquirir carros , motos e imóveis.

Além disso, é uma alternativa viável para realizar reformas , pois permite que você concretize qualquer uma dessas metas de forma planejada e dentro das suas possibilidades financeiras.

Porém, como dito, para isso ser possível, é fundamental escolher bem a sua administradora de consórcio. Afinal, essa empresa será responsável por cuidar de tudo, administrando os recursos do grupo a fim de permitir que os participantes tenham acesso ao crédito, de acordo com as regras de escolha.

Dito isso, não há dúvidas de que a administradora de consórcio precisa ser uma empresa sólida, comprometida com os sonhos dos seus clientes e autorizada pelo Banco Central a atuar no mercado de consórcios.

No entanto, além desses pontos, existem outros que você precisa avaliar para não errar na hora de escolher a administradora e contratar o seu consórcio.

Como escolher uma administradora de consórcio?

Apesar das opções disponíveis no mercado, escolher uma administradora de consórcios confiável não é tão difícil quanto parece. Na realidade, basta analisar alguns fatores-chave para tomar a melhor decisão nesse sentido.

Como vimos, essa escolha é um passo importante na realização dos seus sonhos. Por isso, explicar alguns critérios que não podem ser deixados de lado em sua análise. Acompanhe!

1. Tempo de mercado

A administradora é responsável por gerenciar os grupos de consórcio e seus recursos, além de trazer soluções necessárias aos consorciados. Exercer esse papel sem muita experiência pode ser prejudicial para o grupo, por isso é preciso contar com uma empresa experiente na gestão de consórcios.

Nesse ponto, a Racon Consórcios oferece um grande diferencial. A empresa faz parte do Grupo Randon, e a administradora do consórcio atua há mais de 33 anos do mercado, tendo uma reputação sólida e uma estrutura de ponta para atender consorciados de todo o Brasil.

2. Qualidade no atendimento

A excelência no atendimento é outro fator que não pode ser esquecido em nenhuma hipótese. Uma administradora que soluciona suas dúvidas prontamente e se dispõe a auxiliar quando necessário, tende a oferecer um suporte diferenciado em muitos sentidos.

Mais uma vez, a Racon Consórcios se destaca ao oferecer um atendimento ágil e qualificado, a partir de diferentes canais. Além disso, conta com uma ampla rede de atendimento físico, em unidades espalhadas em diversas localidades do Brasil.

3. Credibilidade

A credibilidade perante o mercado e os órgãos reguladores é indispensável, porque há uma legislação específica e o Banco Central acompanha de perto o desempenho das administradoras. Por isso, observe os rankings de reclamação e a reputação do segmento de consórcios.

Nesse ponto, a imagem da empresa também conta muito. A opinião do cliente é um dos indicadores mais relevantes na hora de avaliar a credibilidade e escolher a melhor administradora de consórcio. Afinal, ninguém melhor do que o próprio consorciado para avaliar os pontos fortes e fracos da empresa.

4. Transparência

A credibilidade da administradora está diretamente ligada à transparência. Nesse sentido, empresas sérias e comprometidas com o cliente são aquelas que trabalham de maneira leal, solucionando as dúvidas e esclarecendo cada ponto do contrato.

Nesse sentido, fuja das promessas de contemplação rápida e afins. Se não há o máximo de transparência ao longo dos contatos, é melhor evitar a empresa — o ideal é que todas as operações sejam explicadas de forma clara e com todos os detalhes envolvidos, sem “letras miúdas”.

5. Resultados

Não se esqueça de verificar os resultados obtidos pela administradora em questão. Se ela é líder em algum mercado, por exemplo, isso tende a ser um ótimo sinal. Veja o total de cotas comercializadas e as opiniões de quem já foi cliente.

O mercado de consórcios é bastante movimentado, contando com uma quantidade enorme de empresas atuando. Porém, bill são as administradoras que realmente entregam resultados e já têm uma larga experiência não apenas na organização de grupos, mas na realização de sonhos. Esse é um diferencial que a Racon Consórcios pode oferecer a você!

O consórcio é uma ferramenta benéfica para quem busca alcançar objetivos financeiros em longo prazo , de forma planejada. Com planos flexíveis, parcelas que cabem no bolso e maior prazo para pagar, você tem toda a tranquilidade para investir no seu futuro, construindo seu patrimônio desde agora. Basta saber escolher uma administradora de consórcio certa - o que certamente não será mais problema a partir de agora.

Apesar de todas essas vantagens, muitas pessoas ainda consideram o financiamento como uma opção viável para a aquisição de bens e serviços.

Então, se ainda tem dúvidas sobre qual é a melhor alternativa, não deixe de conferir o nosso e-book sobre as diferenças entre consórcio e financiamento .
cta-consorcio-x-financiamento-entenda-a-diferenca-e-qual-e-a-melhor-opcao-para-voce
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
pie_chart
Infográfico

7 cidades para conhecer na América do Sul

pie_chart
Infográfico

Saiba o que é e como funciona um consórcio de serviços!

pie_chart
Infográfico

Conheça os 4 principais benefícios do consórcio imobiliário!