Tendências de decoração para 2024: alie conforto e estilo

Que tal conhecer as principais tendências de decoração para 2024? Fique por dentro das novidades!
  • Atualizado em December 15, 2023
  • Publicado em April 22, 2019
  • Seu imóvel

Vai renovar a decoração da sua casa? É hora de conhecer as principais tendências para 2024!

Você é do time que sente alegria em arrumar o seu cantinho da forma que gosta? Se a resposta for sim, certamente entende como organizar a casa com toques de personalidade pode tornar os ambientes mais aconchegantes e confortáveis, não é mesmo?

E mais: muito provavelmente, seu hobby é pesquisar dicas de decoração em diferentes canais on-line — como o blog da Racon —, acertamos?

Se você chegou até aqui em busca de uma lista completa de tendências de decoração para 2024, a notícia é boa: ao longo deste artigo, você descobre o que vai estar em alta, incluindo cores, itens ornamentais e texturas.

Aproveite!

Tendências de decoração para 2024: o que está em alta?

Aqui estão as 11 principais tendências de decoração para 2024:

  1. Paredes coloridas
  2. Texturas orgânicas
  3. Decoração afetiva e personalizada
  4. Elementos vintage
  5. Tecnologia como parte da decoração
  6. Maximalismo
  7. Sustentabilidade
  8. Plantas
  9. Home office dedicado funcional
  10. Móveis multifuncionais e discretos
  11. Ambientes integrados

É importante ter em mente, que, com o tempo, as tendências podem ser substituídas ou aprimoradas, de modo que permaneçam adequadas às mudanças de cada período.

Também é bastante comum que, assim como acontece na moda, os estilos de decoração cumpram ciclos. Na prática, significa que algo que foi inspiração de decoração há alguns anos pode voltar a estar “em alta”.

Quer saber mais sobre cada tópico da lista acima? Então, continue lendo. Segmentamos os itens em subtópicos para te ajudar a entender melhor como aplicar as dicas de decoração de casa na prática.

Texturas e cores na decoração de 2024

1- Paredes coloridas

Vamos confessar: ao dizer “paredes”, estamos sendo simplistas. As cores na decoração de 2024 terão papel fundamental, e devem marcar presença também em objetos decorativos, móveis, roupas de cama, tapetes e mais.

Para 2024, as tendências de decoração apontam cores quentes e vibrantes, a exemplo do “Apricot Crush”, tom de laranja escolhido pela WGSN como a “cor do ano”.

2- Texturas orgânicas

Ter elementos da natureza em casa pode fazer toda a diferença quando o assunto é conforto e paz interior. Nesse sentido, as texturas orgânicas cumprem um papel importante.

Ao incluir elementos como madeira certificada, pedra, bambu e tecidos naturais, como o linho, na decoração, seu lar ganha uma dose extra de tranquilidade.

Aposte nas texturas em bancadas, revestimentos, acabamentos e itens complementares, como cortinas, roupas de cama e tapetes.

Itens de decoração para casa

3- Decoração afetiva e personalizada

Se você acompanha conteúdo de decoração em redes sociais como o Instagram e o Tik Tok, certamente já percebeu que a máxima é tornar a decoração personalizada e afetiva, não é mesmo?

Incluir elementos únicos, como presentes, lembranças de viagens, peças artesanais e itens com memória afetiva (como fotos ou desenhos) nas paredes e nos móveis segue sendo uma tendência para 2024.

4- Elementos vintage

Logo no início deste tópico, falamos sobre a característica cíclica da decoração, lembra? Uma prova é o retorno dos elementos vintage, como lustres antigos, vitrolas, espelhos com molduras art déco e sofás com pés palito.

A ideia, para 2024, é mesclar o “retrô” com o novo e criar ambientes que reflitam a sua personalidade.

5- Tecnologia como parte da decoração

Por falar em “misturar o antigo com o novo”, a tecnologia segue firme como uma tendência de decoração para 2024, mesmo em meio ao retorno do vintage.

Equipamentos que ajudam a tornar a casa inteligente (com regulagens automáticas para luz e temperatura, fechamento de portas etc) são boas pedidas para quem busca praticidade.

Por sorte, muitos dos sistemas disponíveis atualmente têm um design visualmente atrativo, funcionando, inclusive, como peça de decoração. Use e abuse dessa vantagem!

Estilos de decoração para 2024

6- Maximalismo

Você se lembra que, nos últimos anos, o minimalismo surgiu como uma forte tendência de decoração? Bom, em 2024, o conceito começa a dar lugar ao seu oposto. E o melhor? O chamado maximalismo “amarra” todas as propostas trazidas até aqui.

Com base no conceito, você pode misturar paredes coloridas, texturas orgânicas, elementos vintage, peças artesanais e elementos afetivos sem medo de parecer exagerado. A tônica é exatamente essa: no caso do maximalismo, mais é mais!

No entanto, um detalhe importante a se considerar sobre o estilo é que, nem de longe, maximalismo é sinônimo de bagunça. Na verdade, a proposta é criar lares que transmitem vida e que reflitam os perfis de seus moradores.

7- Sustentabilidade

O estilo sustentável faz coro às escolhas de texturas orgânicas, pontuado anteriormente. Entretanto, aqui, a ideia é ampliada. Para incorporar a sustentabilidade à rotina, é preciso pensar na lógica dos 3Rs do consumo consciente: Reuso, Reciclagem e Redução.

Vai adquirir um móvel novo? Preze pela qualidade do material, tornando-o, assim, um bem durável. Quer renovar a decoração? Por que não apostar em itens reciclados ou garimpados (veja como a tendência do vintage se conecta ao estilo sustentável!)?

Como decorar a casa com plantas?

8- Plantas

Outro elemento que remete à sustentabilidade e à organicidade são as plantas. Elemento-chave para um lar purificado, a vegetação indoor é altamente adaptável, oferecendo opções para diferentes tipos de casas e perfis de moradores.

Antes de escolher as melhores plantas para decorar a casa, porém, considere fatores como:

  • incidência de luz;
  • disponibilidade para cuidar;
  • espaço;
  • presença ou não de pets (como gatos e cães);
  • orçamento disponível.

Algumas opções de decoração de casa com plantas são os jardins verticais, os vasos pendentes, os cachepots de diferentes tamanhos — que criam composições artísticas no ambiente — e, por que não, as pequenas hortas.

Estruturação de ambientes

9- Móveis multifuncionais e compactos

Na hora de estruturar seus ambientes, preze por móveis multifuncionais e discretos.

Bancos que servem como baús, portas mimetizadas (que têm as mesmas cores e texturas que as paredes, tornando-se invisíveis e dando a sensação de amplitude aos espaços), bancadas que crescem, virando mesas de jantar, são algumas das possibilidades para criar um lar completo e, ao mesmo tempo, compacto

10- Home office dedicado e funcional

O home office que, na pandemia, se tornou um ambiente obrigatório, segue sendo uma das tendências de decoração para 2024. Ainda que não haja um cômodo exclusivo, o espaço agora deve ser dedicado e, claro, funcional.

Nada de trabalhar na mesa da cozinha ou no sofá! Caso você tenha um apartamento pequeno, opte por um móvel menor, mas capaz de armazenar confortavelmente itens como computador, bloco de notas e demais itens necessários.

11- Ambientes integrados

A integração de ambientes é uma alternativa para criar espaços fluidos e ampliar a área de circulação.

Imagine ter uma cozinha integrada com a sala de jantar, ou, ainda, um quarto conectado à varanda? Em ambos os casos, o espaço se torna mais convidativo e propício para a reunião de amigos e familiares ou para bons momentos de lazer e descanso.

Resumo: o que está em alta na decoração?

Como você viu em nossa lista de tendências para 2024, o que está em alta na decoração é a criação de ambientes aconchegantes e que transmitem humanidade.

Neste ano, o minimalismo e a estética plástica começam a dar lugar a cores, elementos decorativos (sejam eles afetivos ou com um toque vintage) e itens que transmitem conforto.

Pensando nisso, ao iniciar a sua decoração de interiores em 2024, não foque excessivamente em criar um ambiente de revista. Seu objetivo deve ser um espaço que acolha todas as suas demandas e necessidades, e que funcione como um refúgio de paz e conforto, combinado?

Bônus: como decorar sua casa gastando pouco

Se você quer renovar os ambientes do seu cantinho, mas não tem um orçamento extenso para a tarefa, não se preocupe. Existem alguns truques para te ajudar a decorar sua casa gastando pouco, e os melhores estão na lista a seguir.

  • invista em acessórios (como almofadas, mantas e pequenos objetos decorativos);
  • teste o envelopamento antes de fazer a troca de móveis. Em muitos casos, uma nova cor e acabamentos diferentes (como puxadores) trazem a renovação desejada;
  • experimente mudar os móveis de lugar e reordenar a decoração já existente na casa;
  • crie suas próprias peças decorativas. Como o artesanato está em alta, painéis de macramê, cachepots em crochê, quadros pintados a mão e outros itens podem trazer estilo e renovação ao seu lar por um custo acessível!

Como incorporar as tendências de decoração para 2024?

Até aqui, você viu 11 tendências de decoração para 2024 que vão te inspirar a deixar o seu lar com uma cara nova.

Mas, afinal, por onde começar a mudança?

O primeiro passo é buscar inspirações em imagens que ilustram as tendências do seu interesse. Blogs de arquitetura e redes sociais são bastante úteis, já que costumam apresentar fotos, maquetes eletrônicas e até dicas de decoração em forma de texto ou vídeo.

Caso tenha um orçamento dedicado à mudança, com as ideias de projeto em mãos, você terá mais facilidade para expressar seus pedidos ao arquiteto, designer ou decorador responsável. Tal suporte garante que o cronograma seja cumprido respeitando os prazos de cada etapa, com segurança e profissionalismo.

Planeje sua reforma

E aí, quer investir em uma transformação profunda na sua casa, mas não tem dinheiro agora? Se a reforma não for urgente, o consórcio pode ser uma opção para pagar todas as despesas com materiais, especialistas e mão de obra.

Gostou das dicas deste post? Então, com certeza vai gostar de saber qual estilo de decoração combina com você. Confira!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Para que serve o habite-se? Como emitir? Tudo sobre o documento!

home
Seu imóvel

Quanto custa a reforma de um banheiro? Como economizar? Veja 7 dicas

home
Seu imóvel

7 dicas para decoração de um apartamento pequeno