Tudo Sobre Consórcio

Afinal, consórcio vale a pena? 6 motivos para contratar um!

Saiba o que é consórcio e veja quais são as vantagens que fazem esse investimento valer a pena!

Você ainda tem dúvidas se um consórcio vale a pena? Então, não se preocupe, pois nós vamos explicar para você o porquê de esse tipo de crédito ser tão vantajoso. Quando comparado às outras modalidades de compras parceladas, o consórcio é, sem dúvidas, uma ótima opção.

Essa é uma ótima forma de adquirir bens mais caros, como veículos e imóveis, de forma facilitada e com valores que se adéquam à sua realidade. Ou seja, você investe no seu futuro, aumentando o patrimônio, sem atrapalhar o seu orçamento mensal.

Quer saber mais sobre o consórcio e conhecer as razões que fazem dele um ótimo investimento? Então, continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto! Aproveite e boa leitura!

Entenda o que é um consórcio

O consórcio, de forma prática, diz respeito a um grupo de pessoas que têm o interesse comum de adquirir um bem ou um serviço, como um imóvel, um procedimento estético ou um automóvel. Esse grupo é administrado por uma empresa autorizada pelo Banco Central, chamada de administradora de consórcio, que vai ser responsável por gerenciar o funcionamento do grupo.

Os participantes pagam suas parcelas mensais e formam uma espécie de fundo comum, possibilitando que um ou mais integrantes sejam contemplados e tenham acesso à carta de crédito para fazer a compra do bem. As contemplações podem acontecer de duas formas: sorteio ou lance.

O sorteio contempla os participantes de forma aleatória, ou seja, todos concorrem em igualdade de condições. Já o lance é uma forma de antecipar a contemplação. O consorciado oferece um valor que corresponde a antecipação de parcelas do consórcio. Geralmente quem oferta o maior lance é contemplado e tem acesso à carta de crédito. Vale lembrar que só é preciso pagar o lance caso ele seja o vencedor.

6 motivos que mostram que o consórcio vale a pena

Conheça, a seguir, alguns motivos que confirmam a vantagem de fazer um consórcio!

1. Não precisa dar entrada

O consórcio é uma modalidade de aquisição que não exige que você tenha um valor para dar de entrada, ou seja, existe o parcelamento integral do bem. A maioria das instituições financeiras pedem cerca de 30% do valor do bem como entrada, o que muitas vezes inviabiliza a compra para quem tem dificuldade de juntar esse dinheiro.

Assim, o consórcio é uma ótima alternativa para quem não possui o montante necessário para oferecer como entrada e deseja conquistar seu bem.

2. Taxas mais baixas

No consórcio não há a cobrança de juros. O que existe é a taxa de administração, que é um percentual da carta de crédito que é diluída nas parcelas ao longo do plano. Essa taxa é a forma de remuneração da administradora pelos seus serviços de gestão e gerenciamento prestados aos consorciados.

Além da taxa administrativa, pode haver a cobrança de contribuição para o fundo de reserva, que vai compor os recursos em casos de inadimplência e outras situações, evitando que os consorciados sejam prejudicados. Outro acréscimo que pode incidir sobre a parcela é o valor do seguro, que é utilizado para para proteger os consorciados em caso de sinistro.

3. Garantia do poder de compra e valor do bem atualizado

Uma das grandes vantagens do consórcio é a manutenção do poder de compra do consorciado. Uma vez que os planos tendem a durar um tempo considerável, é imprescindível que todos os participantes tenham as mesmas condições para aquisição do bem independentemente do momento em que ocorrer a contemplação.

Para tanto, a administradora do consórcio faz a atualização periódica do valor da carta de crédito, de acordo com o estipulado em contrato. Esse reajuste é feito com base em alguns índices:

- para imóveis geralmente é usado o INCC (Índice Nacional da Construção Civil);
- para automóveis é comumente usado o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo) ou a tabela da montadora.

4. Flexibilidade de pagamento

O consórcio permite que o plano escolhido seja alinhado de acordo com a realidade de cada participante. Ou seja, você pode determinar o valor da sua carta de crédito, das parcelas mensais e o prazo de pagamento, de acordo com suas possibilidades financeiras. Essa flexibilidade garante o conforto e a chance de fazer um consórcio sob medida e que realmente atenda às suas necessidades.

5. Poder de compra à vista

Um grande benefício do consórcio é que, apesar de parcelar o valor necessário para adquirir o bem ou serviço, o pagamento da compra vai ser à vista. E como isso pode ser feito? Quando chegar o momento de ser contemplado, a carta de crédito, ou seja, o valor a ser resgatado, vai ser entregue ao participante.

Assim, quando for comprar o bem ou serviço, o consorciado vai ter à disposição o valor integral dele, o que possibilita vantagens no momento da negociação com o vendedor.

Vale lembrar que para ter acesso ao crédito é necessário passar por um processo de análise, por isso é importante conhecer todos os detalhes dessa etapa ao adquirir seu plano.

6. Versatilidade do uso do crédito

Ao receber o crédito, o participante não precisa, obrigatoriamente, utilizá-lo para comprar o bem que definiu no início do plano. É possível escolher qualquer bem, desde que dentro da categoria do consórcio contratado.

Vamos explicar melhor para você: em um consórcio de veículos, por exemplo, além de poder comprar um carro, é possível utilizar a carta para adquirir também motos, caminhões, caminhonetes e veículos náuticos.

Um ponto fundamental ao contratar o consórcio é ter um bom planejamento financeiro. Como trata-se de um investimento de longo prazo, isso é imprescindível a fim de não comprometer o seu orçamento e as suas economias. Portanto, a dica é não comprometer mais que 30% da sua renda mensal e tentar poupar o máximo de recursos possível, evitando gastos desnecessários

Enfim, como você pôde ver, o consórcio vale a pena e é uma excelente alternativa para quem não tem pressa na aquisição do bem ou do serviço, ou seja, para as pessoas que têm a disponibilidade de esperar ser contemplado.

E então, entendeu quais são as vantagens de fazer um consórcio? Quer saber mais sobre o assunto? Então, aproveite para ler este guia completo sobre grupos de consórcio agora mesmo!
Guia Completo Sobre Grupos De Consorcio Banner Artigo Blog

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 6 de Novembro de 2019

consórcio vale a pena consórcio vale a pena vantagens do consórcio vantagens do consórcio

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.