Tudo Sobre Consórcio

Conheça o papel do consultor de consórcio e saiba por que confiar nesse profissional

Você sabe o que o consultor de consórcio faz? Leia o nosso post e aprenda mais sobre esse profissional!

Após um período conturbado na economia do país, que mesclou o fácil acesso ao crédito, seguido por um aumento no número de endividados e emendando em uma recessão, o brasileiro tem descoberto que o consórcio é um bom negócio para planejar a compra de bens e serviços.

As vantagens de adquirir uma carta de crédito são diversas, e é por isso que a procura por esse tipo de investimento tem apresentado um crescimento exponencial no Brasil. O brasileiro quer respirar aliviado, alcançar o seu patrimônio pessoal, sem fazer tantas dívidas como no passado.

E é por isso que a presença do consultor de consórcio é tão importante. Ainda não sabe como ele pode ser útil para você? Então, leia este post e aprenda mais sobre a sua função e por que buscar a assessoria de um profissional como esse.

Afinal, quem é o consultor de consórcio?

Você sabia que além dos consórcios para aquisição de imóveis e veículos, também existe o voltado para serviços? Você sabia que pode utilizar o seu consórcio imobiliário para a compra de terreno ou para reformar a casa que mora hoje?

Essas e outras informações a respeito das possibilidades de o que fazer com a sua carta de crédito podem ser esclarecidas por um consultor. Esse profissional é especializado no assunto e sabe tudo sobre consórcio, por isso, é a pessoa indicada para responder todas as suas dúvidas referentes a prazos, contemplações, valor das parcelas, assembleias, correção da carta de crédito, entre outras.

O consultor de consórcio vai intermediar a conversa entre o futuro consorciado e a administradora, e é justamente por esse motivo que a função dele é tão importante e você deve sentir confiança no profissional escolhido.

Como escolher o melhor consultor de consórcio?

Para que a escolha do seu consórcio seja a melhor possível, é muito importante contar com profissionais sérios e respeitados no mercado. Por isso, desconfie de promessas de contemplação rápida, uma vez que ninguém poderá garantir o que acontecerá no seu grupo.

Também fuja dos consultores insistentes, que se portam como vendedores desesperados, querendo empurrar cartas de crédito que não têm nenhuma relação com o seu objetivo e que não parecem ouvir o que você diz.

Como em qualquer outra relação profissional, é necessário haver confiança, transparência e respeito, principalmente para que o seu consórcio não se torne uma grande dor de cabeça no futuro. Para ajudá-lo na escolha, separamos o que você deve levar em consideração nesse momento. Confira a seguir!

Pesquise a reputação do profissional

O primeiro passo para saber se um consultor de consórcios é confiável ou não é pesquisar a reputação dele no mercado. Como ele chegou até você? Se foi por indicação, entre em contato com a pessoa responsável e pergunte como foi a experiência.

Você também pode pesquisá-lo no Google e verificar se existe algum site ou página no Facebook com avaliações realizadas por outros clientes.

Verifique as informações passadas

Se você buscou por um consultor de consórcios é porque deseja mais informações sobre o assunto, certo? Porém, não acredite cegamente em tudo o que o consultor falar. Na primeira conversa com ele, anote as informações e depois faça a sua própria pesquisa para verificar se ele foi transparente nas informações ou não.

Se a resposta for positiva, ótimo! Continue o atendimento com o consultor e aproveite para fazer um bom negócio. Mas se você encontrou muitas informações discrepantes e o achou inseguro na conversa, não hesite em buscar outro profissional que possa estar mais preparado para atendê-lo.

Evite os consultores insistentes

Tudo bem, nós sabemos que o consultor de consórcios quer vender uma carta de crédito para você, afinal, esse é o trabalho dele e não há nenhum problema nisso. Mas a questão negativa começa quando ele é muito insistente e fica fazendo jogos do tipo "essa é a sua última chance" ou "você não encontrará nenhuma outra oportunidade como esta", fazendo pressão para você fechar o negócio e não permitindo que pense bem antes de tomar uma decisão.

O consultor de consórcios está ali para tirar todas as suas dúvidas e também respeitar o seu espaço e tempo. Por isso, evite profissionais que tentem vender uma cota a qualquer custo, mesmo que você ainda esteja inseguro.

Pesquise sobre a administradora do consórcio

A administradora do consórcio é parte fundamental no seu negócio, uma vez que é ela que organizará todos os integrantes, fechará os grupos e administrará o dinheiro e as diversas situações, como a desistência de algum consorciado ou a atualização dos valores da carta de crédito.

A atividade da administradora de consórcios é regulada pelo Banco Central, por isso, verifique se ela tem registro, como é o atendimento pré e pós-venda, além de pesquisar a sua reputação no mercado.

Avalie o contrato

Nunca feche um negócio sem antes analisar o contrato com cautela. Portanto, quando estamos falando de consórcio, você deve ter atenção aos seguintes itens:

- qual é o valor da taxa de administração;
- se há outros custos que serão cobrados e como eles estão incluídos no saldo devedor;
- qual é a forma de reajuste do consórcio e o índice utilizado;
- como é o processo de contemplação, seja ele por sorteio, seja por lance;
- quais são as regras para ofertar o lance;
- o que é cobrado em caso de desistência;
- quais são as regras em caso de inadimplência.

Não confie em promessas verbais

Nós já demos essa dica, mas não custa reforçar: fique longe das promessas exageradas e verbais que não constam no contrato. Todas as regras e condições do consórcio estão descritas no contrato, portanto, promessas verbais realizadas pelo consultor não devem ser consideradas.

Assim, se você perceber que alguma das condições acordadas não consta no documento, peça para ele ser alterado. Caso o consultor diga que não é possível, mas você "pode ficar tranquilo", desconfie e não feche o negócio, caso tal condição seja imprescindível para você.

Como visto, a escolha do consultor de consórcio é essencial para que você feche um bom negócio. Portanto, não tenha pressa e seja criterioso com os profissionais.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco e venha saber tudo sobre consórcio. Teremos o maior prazer em atender você e tirar todas as suas dúvidas.

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.