As vantagens do investimento no aquecido mercado de consórcios

Em função das vantagens que oferece, o setor de consórcios apresentou crescimento mesmo em tempos de crise. Confira!
  • Atualizado em April 22, 2021
  • Publicado em April 3, 2017
  • Consórcio

Em cenários de instabilidades financeiras, muitas pessoas se sentem inseguras em aplicar seu dinheiro. A boa notícia é que o segmento de consórcios contraria as tendências gerais e continua ganhando força no mercado, em parte devido ao aumento da procura por essa modalidade de investimento nos últimos anos.

Porém, mais do que isso, investir em consórcio traz muitas vantagens. Além de ser uma das alternativas mais seguras de investimento, o consórcio funciona como uma poupança programada e o seu poder de compra é mantido, pois o valor da carta de crédito é reajustado periodicamente. O índice de reajuste é acordado no contrato e serve de base para as atualizações.

Por que os brasileiros têm escolhido o consórcio?

O aumento do número de cotas vendidas e os desafios para a concessão de crédito estão entre as principais razões para a escolha do consórcio em relação a outras modalidades de investimento. Veja!

Incremento de cotas vendidas

Segundo dados da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (Abac), de janeiro a novembro de 2020 foram vendidas 2,77 milhões de cotas de consórcio, um número recorde e 4,9% acima do registrado no mesmo período de 2019.

Já nos meses de janeiro e fevereiro de 2021, a somatória das vendas atingiu 525,33 mil novas cotas. Ao observar aumento expressivo no valor do tíquete médio, constatou-se decorrente crescimento superior a 30% nos negócios realizados. Os participantes ativos foram os destaques do período, quando, em fevereiro, anotou recorde histórico de 7,92 milhões de consorciados.

A explicação para o fato, contudo, vai além da boa aceitação que os brasileiros normalmente têm pelos consórcios e inclui a dificuldade de se conseguir crédito no mercado atualmente. Considera-se também que o valor da taxa de administração cobrada pelas administradoras costuma ser bem mais acessível se comparada com os juros de outras formas de aquisição parcelada.

Maior restrição ao crédito

As instabilidades econômicas dos últimos anos contribuem para elevar as taxas de inadimplência. Com isso, as instituições bancárias se tornam ainda mais cuidadosas na concessão de crédito, o que dificulta o acesso a financiamentos.

Além disso, geralmente as altas taxas de juros são responsáveis por uma restrição ainda maior ao crédito e o aumento da Taxa Selic, promovido pelo Banco Central em março de 2021 em tese, irá desestimular os investimentos por tornar o crédito mais caro.

Por que a alternativa do consórcio é vantajosa?

Os desejos e as necessidades do consumidor torna necessária a busca por alternativas financeiras que permitam que eles sejam realizados. Assim, resta a quem não tem o dinheiro para realizar um pagamento à vista, fazer uma poupança com um objetivo específico ou aderir a um consórcio.

O consórcio é mais barato

No consórcio não há cobrança de juros. Os custos existentes são aqueles referentes à taxa de administração que é cobrada pela administradora de consórcios.

Com isso, um bem conquistado por meio de consórcio se torna mais barato do que se fosse adquirido com outras modalidades de crédito.

Funciona como uma poupança programada

Quem recorre à poupança como forma de acumular dinheiro para uma aquisição qualquer deve manter uma rígida disciplina para controlar os gastos. Sem ela, fica difícil conter as tentações que levam a desviar as economias para a satisfação de outros desejos, diferentes da necessidade original.

Por exemplo, é muito comum alguém começar uma poupança com o objetivo de adquirir um apartamento e acabar gastando o dinheiro com uma viagem. Outros desejam um carro, mas não resistem à vontade de trocar o celular, de comprar roupas e de bancar outras despesas menores, que drenam a poupança e adiam a realização da necessidade principal por tempo indefinido.

No caso do consórcio, a meta de aquisição estabelecida exige o pagamento de parcelas mensais, com valores e datas pré-fixados. Além disso, existem algumas regras para que os recursos sejam disponibilizados por meio da carta de crédito. Portanto, a reserva de capital se torna muito mais segura.

Assim, o consórcio também pode ser visto como uma poupança programada, o que é muito vantajoso para quem não tem a disciplina como ponto forte.

Não há cobrança de entrada

Mesmo quando temos um bom dinheiro guardado, aplicar uma grande quantia de uma só vez pode levar à perda de uma reserva financeira para emergências. Desse modo, o consórcio é uma ótima opção para adquirir um bem sem que isso implique em uma mudança tão brusca no orçamento.

Acesso a carta de crédito

O consórcio oferece possibilidades de acesso à carta de crédito, seja por sorteio ou por lance. Para as pessoas que têm sorte, a contemplação do consórcio pode vir rapidamente. É importante lembrar que todos os consorciados adimplentes concorrem em igualdade de condições nos sorteios.

Contudo, quem não quer contar com a sorte nem aguardar o encerramento do grupo pode recorrer ao lance, que torna possível ao consorciado antecipar o momento da contemplação.

Quais são as perspectivas para o mercado de consórcio?

A versatilidade no uso do crédito e as demais vantagens que o sistema apresenta fazem dos consórcios uma modalidade de investimento bastante aceita no Brasil. Não é por acaso que cerca de 7,8 milhões de cotas estão ativas atualmente, ainda segundo dados da ABAC.

Em decorrência das medidas econômicas que estão sendo adotadas pelo Governo Federal e com os indicativos de melhora na economia que já começam a ser observados, a ABAC acredita que o desempenho das vendas do mercado de consórcios deva crescer a cada ano.

Quais são as opções para investir em consórcio?

Se você não conhece o consórcio, saiba que essa alternativa é bastante simples. Essencialmente, o que ocorre é que um grupo de pessoas se reúne e forma uma espécie de poupança comum. Cada uma dessas pessoas é contemplada com o valor total da poupança em algum momento, normalmente em forma de sorteio ou lance.

O crédito contratado pode ser utilizado para adquirir o bem ou serviço desejado. O participante pode ser contemplado desde o primeiro até o último mês do consórcio. Ainda, outra vantagem de investir em consórcio é a grande versatilidade de aplicações. Veja abaixo alguns dos tipos de consórcio.

Bens móveis

O consórcio de bens móveis envolve produtos em geral. Um dos mais comuns é o de carros de passeio, mas o leque de opções é bastante grande. Você pode adquirir:

  • carros e motos;
  • caminhonetes;
  • ônibus;
  • caminhões;
  • aviões;
  • embarcações;
  • tratores e equipamentos agrícolas;
  • equipamentos médicos;
  • eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos;
  • móveis domésticos, como sofás, camas etc.
Bens imóveis

Como o nome indica, há diversos consórcios para a compra de imóveis, construídos ou na planta. Essa é uma ótima opção para a aquisição de um imóvel próprio, já que o valor total é bem vantajoso em relação às compras por financiamento.

Além disso, é possível utilizar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para dar um lance.

Com o consórcio de imóveis você pode comprar:

  • apartamentos;
  • casas;
  • terrenos;
  • imóveis comerciais;
  • casas de veraneio;
  • reformas.
Serviços

Por fim, existe o consórcio de serviços, uma opção que tem se tornado cada vez mais popular. Basicamente, qualquer serviço pode ser adquirido por meio de cartas de crédito no valor correspondente ao objetivo do comprador. Algumas das possibilidades são:

  • pacotes de viagens, reservas em hotéis, passagens aéreas e outros serviços de turismo;
  • produtos educacionais, como um curso de graduação ou pós-graduação;
  • festas e eventos, incluindo formaturas e casamentos;
  • tratamentos estéticos e ortodônticos, como cirurgias plásticas ou próteses dentárias;
  • outros objetivos pessoais, como fazer um projeto de paisagismo em casa ou tirar a carteira de habilitação.

Enfim, as opções de consórcio são diversas. Depois desta leitura, você viu que vale muito a pena investir em consórcio, não é? Além de ser seguro e versátil, o consórcio tem expectativas positivas para os próximos anos. Desse modo, trata-se de uma ótima alternativa de investimento.

Que tal aproveitar a visita ao blog e continuar estudando? Comece por entender como ganhar dinheiro com consórcio!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
monetization_on
Consórcio

Você sabe como é a aplicação financeira do grupo de consórcio?

monetization_on
Consórcio

Veja 5 dicas de como usar o crédito contemplado em um consórcio!

monetization_on
Consórcio

O que faz uma administradora de consórcio e como escolher a ideal?