O financiamento é uma forma comum de aquisição de bens com a obtenção de crédito junto a instituições financeiras. Nessa modalidade de pagamento, os juros costumam ser altos e os prazos de empréstimo extensos, o que aumenta o preço da aquisição. Já pensou em adquirir um consórcio para quitar o financiamento de um imóvel, sem se preocupar com taxas elevadas?
Essa é uma alternativa para quem deseja comprar uma casa própria, por exemplo, mas não quer lidar com as taxas de juros excessivos do mercado imobiliário brasileiro, e muito menos com a burocracia do financiamento.
Apesar desse modelo ser adotado por muitas pessoas pelo fato de garantir o uso imediato do bem, o consumidor tem buscado maneiras mais econômicas de realizar seus sonhos. Afinal, por que pagar por uma taxa de juros de 11,75% (atual valor da Selic), se você pode usufruir de uma solução financeira sem tarifas?
Neste cenário, o consórcio é uma ótima opção para aquisição programada, por meio da formação de grupos de pessoas interessadas na compra do mesmo bem. A soma dos esforços dos membros garante que um determinado patrimônio seja adquirido aos poucos, sem ter que pagar juros.
Os consórcios são geridos por administradoras, as quais cobram uma taxa de gerenciamento inferior aos juros cobrados pelo financiamento.
Portanto, se você busca comprar um bem com menor custo total e ainda economizar para realizar outros projetos, leia este artigo até o final. Vamos mostrar como o consórcio para quitar financiamento vale a pena, além das vantagens dessa modalidade de crédito.
Boa leitura!
Vale a pena fazer consórcio para quitar o financiamento?
Imagine que você acabou de contratar o financiamento de um bem e após fechar o empréstimo percebeu que existe uma alternativa mais vantajosa para melhorar suas finanças? Isto é, uma estratégia financeira que pode diminuir o pagamento de juros, sem a necessidade de pagar imediatamente o valor integral da dívida.
Estamos falando do consórcio para quitar o financiamento, uma oportunidade garantida por lei, que pode ser a solução ideal para quem pretende economizar dinheiro, assumir parcelas acessíveis e sem juros, e ainda, diminuir o custo final da aquisição de um bem.
Nesse tipo de operação financeira, a pessoa contemplada com uma carta de crédito pode utilizá-la para quitar o financiamento imobiliário em seu nome, por exemplo, obtendo o abatimento dos juros pelo pagamento antecipado da dívida.
Tendo em vista este cenário, vale a pena ou não fazer o consórcio para quitar o financiamento?
Para continuar descobrindo as vantagens para quitar dívidas com consórcio, continue lendo os próximos tópicos!
Quem pode fazer consórcio para quitar o financiamento?
A quitação do financiamento com consórcio é regulamentada pela lei dos consórcios (Lei nº 11.1795/2008), que prevê que aquele que possui carta de crédito contemplada em seu nome pode utilizá-la para a quitação de contrato de financiamento, que também deve estar em seu nome.
No entanto, para saber quem pode fazer consórcio para quitar o financiamento é preciso conhecer alguns requisitos obrigatórios para usufruir dessa estratégia financeira. Confira a seguir!
- Os contratos de financiamento e o grupo de consórcio devem ser posteriores à 2009 (ano da entrada da lei dos consórcios em vigor);
- Os dois contratos devem ser relacionados ao mesmo segmento. Ou seja, um contrato de financiamento imobiliário pode ser quitado com uma carta de crédito imobiliário devidamente contemplada;
- A contemplação no consórcio deve acontecer por sorteio ou por meio de lances;
- A administradora do consórcio e a instituição financeira precisam concordar com a operação em questão;
- A possibilidade de uso da carta de crédito para quitar dívidas com consórcio deve estar prevista em contrato;
- O bem financiado será pago, deixando de assegurar o financiamento e passando a garantir o contrato de consórcio até sua quitação;
- A carta de crédito contemplada deve possuir valor igual ou superior ao saldo devido à instituição financeira para fins de quitação do financiamento;
- Uma carta de crédito contemplada no consórcio no valor de R$100.000,00 (cem mil reais) pode ser utilizada para a quitação de financiamento cujo saldo seja R$100.000,00 (cem mil reais) ou menos. Caso o valor para quitar o financiamento seja maior que a carta, a operação não pode ser realizada.
Como quitar o financiamento com consórcio? Veja os processos!
A pessoa interessada em saber como quitar o financiamento com consórcio deve seguir alguns procedimentos. Acompanhe a seguir!
- Verificar atentamente as condições do contrato de consórcio para quitação de financiamento e realizar a contratação, caso ainda não tenha feito;
- Caso haja dúvidas, é interessante contatar diretamente a administradora do consórcio pretendido para esclarecê-las antes de fechar negócio;
- Após contratar o consórcio, é preciso aguardar a contemplação por sorteio realizado em assembleia de consórcio, ou então, por oferta de lance vencedor;
- Procurar a instituição financeira onde foi feito o aporte e se informar sobre as formalidades para quitar o financiamento com consórcio;
- Negociar com o credor as condições para quitação do financiamento. Lembre-se: o consumidor tem direito ao desconto proporcional dos juros da operação sempre que faz quitação antecipada;
- Quando souber do valor da quitação, verificar se há enquadramento com o da carta de crédito contemplada;
- É necessário providenciar uma série de documentos pessoais e do imóvel, assim como o pagamento das despesas da operação, como taxas de cartório e impostos, que podem ser facilitados com a carta de crédito, caso haja valor excedente.
Vantagens de quitar o financiamento com consórcio
Para entender de vez se o consórcio para quitar financiamento é para você, é essencial conhecer os benefícios dessa modalidade de crédito.
Separamos as principais vantagens de quitar o financiamento com consórcio para ajudá-lo na sua decisão. Confira!
- Pagamento das despesas da operação com a carta de crédito: se a carta contemplada for em valor maior que o saldo para quitação do financiamento, parte do valor residual pode ser utilizado para cobrir as despesas da documentação da operação, que possuem um custo significativo, como gastos de cartório, taxas de registro imobiliário e tributos da transação;
- Economia na aquisição do bem: pela quitação antecipada, o consumidor tem direito ao desconto proporcional dos juros. Assim, quitar dívidas com consórcio é uma boa estratégia de planejamento financeiro, pois é possível pagar parcelas menores pelo mesmo bem, devido à taxa de administração ter um valor inferior;
- Isenção de juros: com o consórcio não é preciso pagar juros nem Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Consórcio para quitar financiamento, sua solução para poupar!
Este artigo mostrou que vale a pena fazer consórcio para quitar financiamento. Afinal, essa modalidade de pagamento é a solução ideal para quem deseja realizar a aquisição de bens, sem ficar refém das taxas de juros altas dos financiamentos.
Ao longo deste texto, deixamos claro quem pode quitar as dívidas com consórcio e como fazer para usufruir dessa estratégia financeira. Além disso, apresentamos as principais vantagens de desfrutar dessa modalidade de crédito.
Se mesmo com todos os benefícios que descrevemos aqui você ainda estiver com dúvida se o consórcio para quitar financiamento é para o seu bolso, te convidamos para acessar o site da Racon e fazer uma simulação do plano ideal. Não perca a chance de realizar os seus sonhos!
Aproveite para ler: Consórcio: um investimento flexível e atraente