Como funciona a análise de crédito para a aquisição de um imóvel?

Confira, neste post, como funciona a análise de crédito para a compra de um imóvel e como se organizar financeiramente.
  • Atualizado em October 8, 2021
  • Publicado em October 8, 2021
  • Seu imóvel

A etapa da análise de crédito poder despertar algumas dúvidas durante a aquisição de um imóvel. Afinal de contas, são diversas etapas e condições que variam conforme a instituição financeira responsável pelo procedimento e também de acordo com a modalidade de aquisição.

O melhor caminho antes de fazer esse tipo de compra e realizar um sonho é avaliar todas as possibilidades e as suas necessidades. Dessa forma, ao conhecer o passo a passo do procedimento, fica mais simples organizar sua vida financeira para aumentar as chances de aprovação.

Quer saber mais? Vamos mostrar como funciona uma análise de crédito. Acompanhe!

A importância da análise de crédito

Para que você tome boas decisões financeiras, é preciso saber exatamente como tudo funciona durante esse processo. Na prática, o agente imobiliário, a construtora, ou qualquer outra empresa responsável pela venda, avalia a probabilidade do potencial comprador manter as parcelas em dia e os eventuais riscos envolvidos.

Essa ação permite também identificar os bons clientes que possuem capacidade financeira necessária para quitar a dívida adquirida com o imóvel. O principal objetivo da análise de crédito é aumentar a confiança e a credibilidade entre todos os envolvidos na hora de firmar um acordo. Sem contar, é claro, a necessidade de reduzir a inadimplência.

A documentação necessária

Alguns documentos são necessários para dar início ao processo de análise de crédito. Os primeiros são os pessoais, que permitem a identificação do cliente e garantir sua veracidade como pessoa física. É solicitado, normalmente, um documento oficial com foto que pode ser Carteira de Trabalho, CPF, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou RG.

Comprovantes de renda também devem ser incluídos. Eles atestam a capacidade que o cliente tem de usar sua renda para se comprometer com o pagamento. Além disso, a instituição consegue avaliar o valor máximo de crédito pessoal solicitado.

Comprovante de residência

O comprovante de residência no processo de análise de crédito constata o endereço de cobrança. Isso se torna indispensável porque, quando ocorre inadimplência ou atrasos, ter o endereço atualizado ajuda a financeira a fazer as cobranças e identificar a localização para contatar o cliente.

Vale lembrar que os processos de análise não são iguais em todos os lugares. Cada instituição adota uma metodologia diferente e que considera mais segura. Por exemplo, em determinado lugar, uma informação pode ser responsável por uma resposta negativa enquanto em outra financeira não tem a menor relevância.

As restrições cadastrais

A partir disso, as informações do potencial comprador são consultadas nos órgãos de proteção ao crédito. Essa etapa é importante para verificar os registros que citam as obrigações e possíveis dívidas em aberto. Outra busca realizada envolve pendências que têm o potencial de interferir nos pagamentos.

Toda verificação acontece por meio do CPF ou do CNPJ caso a compra seja feita por uma pessoa jurídica. Existem alguns possíveis resultados que variam conforme as normas de aprovação usadas por cada instituição financeira. Entenda, a seguir, quais são os principais:

  • sem registros de restrições;
  • alertas: isso indica que existiram pendências que foram encerradas e normalmente não impede a oferta de crédito, porém, há um pouco mais de rigor;
  • restrições: aqui existem pendências de crédito, como protestos e renegociações;
  • impeditivos: esse resultado indica bloqueio de bens, impedimentos financeiros ou outros problemas relacionados.

O perfil de crédito

O perfil de crédito é outro item usado na análise para avaliar as possibilidades de receber uma resposta positiva. Em função disso, o processo verifica se as contas em seu nome são pagas até a data de vencimento, a quantidade e a seriedade dos atrasos e os dados cadastrais de maneira geral.

A relação entre o cliente e as instituições também é considerada, especialmente o tempo de fidelidade. Além disso, o score de crédito indica quais são as chances do interessado conseguir fazer seus pagamentos em dia.

O tempo de espera do processo

Toda a análise de crédito é composta por duas etapas extremamente importantes. A primeira é a análise preliminar em que são reunidos os dados necessários para saber se existem restrições no perfil do potencial comprador do imóvel.

Depois de solicitada a cópia dos documentos, acontece a conferência e a veracidade dos dados transmitidos e da condição financeira. O passo seguinte é constituído pelo relatório de avaliação dos pagamentos feitos pela pessoa física ou empresa por trás da solicitação de crédito.

Com o retorno positivo, se constitui a aprovação da análise preliminar. Já a próxima etapa, que é a análise conclusiva, costuma ser mais rigorosa. A instituição financeira pode entrar em contato com o cliente para que seja realizada a checagem das informações.

Também podem ser feitas consultas ao Serasa, SPC e outros órgãos de proteção. Além disso, também podem ser realizadas confirmações com pessoas que ratifiquem as informações transmitidas pelo solicitante e a idoneidade do seu comprometimento com os pagamentos.

Agora ficou claro como funciona a análise de crédito para a compra de um imóvel? O mais importante é refletir sobre o que você deseja e o momento financeiro adequado para tomar uma decisão como essa. Vale também avaliar diferentes condições oferecidas no mercado para encontrar o que mais se encaixa em suas necessidades.

Quer continuar aprendendo sobre imóveis? Então não deixe de conferir os 3 erros que devem ser evitados na primeira escritura de imóvel.
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Contratar um consórcio para comprar casa de praia? Entenda!

home
Seu imóvel

Vale a pena investir em um terreno na praia? Veja como adquirir um!

home
Seu imóvel

O que é projeto arquitetônico, para que serve e quais as etapas?