Saiba como escolher casa para o casal: guia útil!

Antes de definir o imóvel ideal para viver com seu parceiro, é primordial saber como escolher casa para o casal. Veja neste guia prático!
  • Atualizado em June 18, 2025
  • Publicado em May 25, 2018
  • Seu imóvel

É comum ver famílias brasileiras formadas apenas por duas pessoas. Há casais que não querem filhos e aqueles que adiam esse momento, mas ambos têm necessidades diferentes dos cônjuges que têm crianças. Portanto, antes de investir em uma propriedade, é fundamental saber como escolher casa para o casal.

A decisão de comprar um imóvel para viver a dois (ou em família) é um passo importante para os parceiros. Afinal, é necessário avaliar vários detalhes, como o estilo de vida do casal, para definir a melhor moradia.

Pensando nisso, produzimos este artigo para entender como escolher casa para o casal conforme as necessidades de cada perfil.

Boa leitura!

Como escolher casa para o casal?

Quando um casal decide morar junto, é importante considerar várias questões antes de definir o imóvel ideal.

Para acertar na escolha, os parceiros devem refletir sobre as necessidades pessoais de cada um, assim como avaliar itens relacionados à estrutura física e ao conforto.

Porém, na prática, nem sempre é fácil definir um lar que atenda a todas as demandas dos cônjuges.

Se você pretende juntar sua escova de dentes com a do seu par, mas tem dúvidas sobre o que considerar para tomar a melhor decisão, acompanhe o tópico a seguir para saber como escolher casa para o casal!

Leia também: Imóvel novo, usado ou na planta: qual a melhor opção?

O que considerar ao escolher uma casa para o casal?

Para saber como escolher casa para o casal, listamos algumas dicas úteis para levar em consideração. Confira a seguir!

Faça um planejamento financeiro

Casais sem filhos costumam ter mais facilidade de juntar dinheiro para realizar sonhos, como adquirir a casa própria. Isso porque, normalmente, não possuem as despesas extras de quem tem crianças.

Se o seu objetivo é economizar dinheiro para comprar um imóvel e dividir um lar com seu parceiro, é indispensável fazer um planejamento financeiro. Afinal, controlar as finanças ajuda a alcançar as metas mais rapidamente e de forma estruturada.

Avalie a frequência das visitas

Para algumas famílias, receber a visita de amigos com frequência é uma prioridade. Nesse caso, é necessário avaliar o perfil dos visitantes que o casal costuma recepcionar para escolher um imóvel compatível.

Para quem gosta de ter hóspedes em casa, é primordial ter mais de um cômodo para proporcionar conforto para todos.

Vale ressaltar que apartamentos com dois quartos, geralmente, são mais caros do que aqueles que possuem apenas um. Ter essa informação em mente é importante, caso queira adquirir um imóvel mais amplo para oferecer comodidade aos convidados.

E quando você e seu parceiro estiverem sozinhos em casa, podem utilizar o quarto extra como escritório ou para desenvolver um passatempo com mais privacidade, como leitura, prática de instrumentos musicais e jogos.

Analise a estrutura externa do imóvel

Hoje em dia, existem muitos condomínios de apartamentos com ótimas áreas de lazer, como academia, churrasqueira, piscina e sauna. Se você gosta de morar em lugares bem equipados para fazer atividade física ou se divertir, essa é a melhor opção!

Embora, nesses casos, o valor do condomínio seja mais caro, para os casais que curtem usufruir de uma boa infraestrutura, vale a pena investir neste tipo de propriedade. Dessa forma, não é necessário arcar com a mensalidade de uma academia externa, por exemplo, nem gastar tempo de deslocamento.

Outra vantagem de ter uma moradia que oferece opções de entretenimento é a possibilidade de receber amigos e familiares para comemorar aniversários ou outras datas importantes no salão de festas.

Verifique o espaço para os animais de estimação

Dependendo do animal de estimação que você tem ou deseja adquirir, é melhor optar por uma casa e não por um apartamento. Cachorros grandes precisam de bastante espaço para gastar energia.

Já os bichos pequenos, como gatos, algumas raças de cães, coelhos, hamsters e pássaros cabem tanto em casa quanto no apartamento.

Aproveite para ler: 7 características essenciais no imóvel para ter pets no apartamento

Pesquise o mercado imobiliário da região do imóvel

Para saber como escolher casa para o casal, é relevante pesquisar o mercado imobiliário no local onde deseja morar com seu parceiro. Com essa busca, você tem acesso a diferentes tipos e valores de propriedades, o que facilita a sua decisão.

Caso tenha dificuldade de avaliar os imóveis e lidar com assuntos burocráticos para comprar o bem, recomendamos pedir a orientação de um corretor de imóvel.

Agora que você sabe o que considerar ao escolher uma casa para casal, veja no próximo tópico como definir o local da sua residência.

Como escolher a localização de casa para o casal?

Saber como escolher a localização de casa para casal ajuda a selecionar um imóvel que se encaixe bem na rotina dos parceiros. Afinal, a definição do bairro impacta a qualidade de vida e a satisfação pessoal de ambos.

Para encontrar a localização ideal que atenda às suas necessidades e às do seu parceiro, veja algumas dicas do que considerar na decisão!

Considere a rotina do casal

Se você e seu cônjuge ficam pouco tempo em casa devido ao trabalho, não há motivo para morar em um imóvel grande. Por isso, apartamentos menores são uma boa alternativa para economizar dinheiro com a compra e fazer a manutenção.

Vale destacar que o casal que trabalha bastante pode se beneficiar de um apartamento pequeno, desde que seja bem localizado, isto é, próximo do trabalho, de supermercados, padarias e restaurantes. De nada adianta viver em um bairro perto do emprego, se o comércio da região é precário.

Portanto, antes de definir onde morar, é primordial avaliar a rotina do casal. Assim, ninguém perde tempo de locomoção entre o lar e os compromissos diários, além de diminuir os custos com transporte e combustível.

Reflita sobre o estilo de vida do casal

É válido pensar sobre o estilo de vida do casal antes de adquirir uma moradia. Caso a vida noturna dos parceiros seja ativa, morar próximo a bares, restaurantes e outros tipos de entretenimento é uma boa escolha. Nesse caso, viver perto do agito pode ser mais caro devido à maior valorização do bem.

Porém, se a prioridade é ter uma vida tranquila e silenciosa, opte por bairros afastados do centro e da diversão. Ao escolher essa alternativa, considere que os bairros mais sossegados, normalmente, ficam mais distantes dos estabelecimentos comerciais.

Pesquise se existem escolas próximas à propriedade

Os valores dos imóveis próximos a escolas podem ser mais elevados, devido à facilidade de locomoção para os casais que são pais.

Se você não pretende ter filhos em um futuro próximo, evite morar em locais com colégios ao redor. Geralmente, o entorno do ambiente escolar é agitado e barulhento, especialmente na entrada e saída dos alunos. Além disso, é comum ter congestionamento de carros nesses períodos.

Avalie a localização do bairro

Na hora de escolher sua moradia, um dos pontos mais importantes é compreender o tipo de bairro onde seu imóvel fica.

Os bairros residenciais costumam ser mais sossegados e com menos trânsito. Em geral, as propriedades são grandes. Para quem gosta de morar em sobrado, a oferta é maior nesse tipo de região. A desvantagem é que os moradores precisam se locomover bastante para ter acesso ao comércio.

A faixa de preço das moradias varia muito nesses locais. Alguns bairros apresentam alto padrão e são mais caros que os comerciais. Outros, por ficarem mais afastados das áreas importantes da cidade, têm aluguéis baixos.

Já nas localizações comerciais, as pessoas têm acesso a uma variedade de lojas e serviços com facilidade. Porém, nessas zonas há mais trânsito e os imóveis são menores.

Independentemente do bairro que pretende escolher para viver, antes de adquirir uma propriedade, verifique a infraestrutura, como transporte público, acesso a escolas, hospitais, farmácias e serviços essenciais.

Priorize a segurança

A segurança é um ponto fundamental para considerar na escolha da casa para o casal morar. Por isso, mesmo que o foco seja economizar dinheiro, pesquise se a área tem assaltos ou se fica próxima a locais perigosos.

Também é primordial verificar se o prédio oferece segurança, com câmeras ou se tem um profissional para olhar quem entra e sai.

Como planejar a compra da casa para casal?

Após entender como escolher uma casa para o casal e selecionar a localização, é relevante saber como planejar a compra da casa para casal.

Sabemos que adquirir uma propriedade à vista é o desejo de muitos parceiros que resolvem morar juntos. No entanto, a realidade financeira nem sempre permite quitar o bem de uma só vez. Afinal, o valor das propriedades, seja casa ou apartamento, costuma ser alto.

Se você se identificou com essa situação, fique tranquilo, pois existe a possibilidade de obter seu imóvel com o consórcio da Racon.

Esta modalidade de crédito é uma forma planejada e segura para você e seu parceiro realizarem o sonho da moradia própria sem prejudicar as finanças do casal.

E por falar em segurança, somos uma administradora regulada pelo Banco Central, ou seja, cumprimos com a regulamentação que o órgão financeiro estipula para o sistema de consórcio do país.

Além disso, após escolher o plano que cabe no seu bolso para pagar as parcelas mensais, você só pode participar do grupo para concorrer às contemplações quando assinar o contrato. Esse documento define as regras e os direitos e deveres do consorciado e da própria instituição.

Caso ainda tenha dúvida se o consórcio é para você, faça uma simulação no nosso site com o valor aproximado do bem que deseja adquirir e as parcelas que pode pagar. Essa é a oportunidade de conquistar sua moradia!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Vale a pena comprar imóvel para alugar? Qual é o retorno?

home
Seu imóvel

Quais são as vantagens de investir em imóveis de alto padrão?

home
Seu imóvel

Por que escolher a Racon para consórcio de apartamento?