Como funciona um consórcio imobiliário: conceito + 4 vantagens

Descubra o que é e como funciona um consórcio imobiliário, além de ver as quatro das suas maiores vantagens!
  • Atualizado em December 4, 2023
  • Publicado em October 26, 2022
  • Seu imóvel

Ter uma casa própria é o sonho de 87% dos brasileiros, segundo o levantamento do UOL. Pode não ser um processo de aquisição simples para qualquer pessoa, mas, sem dúvidas, não é impossível como muitos imaginam.

Uma das principais maneiras de fazer com que essa ambição se torne realidade é por meio do consórcio residencial. Você já ouviu falar sobre essa possibilidade?

Não se preocupe, pois você está no lugar certo! Aqui, explicaremos tudo o que precisa para adquirir seu imóvel nessa modalidade. Também mostraremos as diversas vantagens em adquirir uma casa utilizando esse formato.

Antes de começarmos, vale ressaltar que essa é uma das formas mais econômicas de se adquirir uma casa ou apartamento de forma parcelada. Aliás, comprar por meio de um consórcio é uma forma flexível de aquisição de um bem.

Quando for contemplado, você terá uma carta no valor do consórcio contratado e, então, será possível usá-la para adquirir o imóvel que você preferir. Dessa forma, você não necessariamente ficará preso a uma propriedade específica.

Mas, calma, pois estamos nos adiantando! A seguir, você entenderá o conceito, como funciona e como participar de um consórcio imobiliário. Ao fim, ainda poderá conferir as quatro principais vantagens desse processo. Vamos lá? Boa leitura!

O que é um consórcio residencial?

O consórcio para casa ou apartamento é uma modalidade de compra de imóveis residenciais. As mensalidades que você paga vão se acumulando de acordo com o plano contratado — e, ao ser contemplado, você receberá uma carta no valor total de sua modalidade.

Muitas vezes, essa contemplação ocorre antes do término das parcelas. Isso indica que você terá o crédito total do imóvel à vista para efetuar a compra, mesmo que depois você tenha que continuar pagando as parcelas até sua quitação.

Dessa forma, não precisará desembolsar uma grande quantia de dinheiro de uma vez só para oferecer como entrada, o que se apresenta como um grande benefício no momento da negociação do imóvel, uma vez que você pagará integralmente o valor.

Como funciona um consórcio imobiliário?

Um grupo de pessoas com um mesmo interesse (nesse caso a aquisição de um imóvel próprio), se junta para pagar um determinado valor durante um período pré-estabelecido.

A cada mês um ou mais integrantes do consórcio é contemplado com a carta de crédito para casa ou apartamento. Esse é o instrumento que, quando repassado ao participante, permite que ele faça a compra do imóvel.

E quem faz todo esse processo? A administradora é a responsável tanto pelo repasse quanto pelo controle de toda a arrecadação.

Quer um exemplo prático sobre como funciona um consórcio imobiliário? Veja a seguir.

  • Digamos que a administradora reuniu 1.000 pessoas que querem comprar um apartamento no valor de R$ 100 mil.
  • Todos do grupo pagaram parcelas mensais fixas combinadas até chegar ao valor desejado.
  • Todo mês alguns desse grupo serão contemplados com a carta de consórcio no valor de R$ 100 mil, podendo ser utilizada para a compra de um imóvel residencial.

É simples, certo?

Uma das principais vantagens é que você também poderá efetuar lances mensais para quitar mais rápido as parcelas de seu consórcio. Essa, inclusive, é uma das formas de ter a chance de ser contemplado mais rápido.

Quanto tempo leva para ser contemplado no consórcio imobiliário?

Não existe uma resposta única para essa pergunta, uma vez que o tempo médio para ser contemplado pode variar de acordo com o número de participantes no grupo, do valor do crédito, da estratégia de lances e da sorte durante os sorteios.

Para isso, é interessante entender que o processo de contemplação para comprar casa com consórcio pode pode ocorrer de três maneiras principais:

  • sorteio mensal: todos os meses, os participantes concorrem a um sorteio para serem contemplados. O tempo para ser contemplado por meio de sorteio é imprevisível, uma vez que depende da sua sorte;
  • lance: além dos sorteios, você pode ofertar lances durante as assembleias do consórcio. Quem oferecer o lance mais alto tem a chance de ser contemplado antes dos outros participantes;
  • quitação do consórcio: ao concluir o pagamento de todas as parcelas.

Na primeira situação, você conta apenas com a sorte. No segundo caso, por exemplo, a rapidez com que você é contemplado resulta do valor que você está disposto a oferecer.

Ou seja, depende da disponibilidade de recursos para que você consiga oferecer lances competitivos. Por fim, no último, depende do pagamento integral de todas as parcelas.

Portanto, não há um prazo fixo ou garantido para ser contemplado em um consórcio imobiliário. Por essa razão, é uma decisão financeira que requer planejamento e paciência.

Como participar de um consórcio residencial?

Primeiramente, você deverá procurar uma administradora de consórcios de confiança, como a Racon, e escolher o plano adequado ao que você busca. Nesse processo, alguns documentos serão solicitados.

Depois de conferida a documentação, é firmado o contrato e você já poderá pagar as parcelas, concorrendo aos sorteios e se habilitando para oferecer lances pela carta de crédito.

Contudo, antes de entrar no consórcio, é importante que você se organize bem financeiramente, saia das dívidas e conte com um bom planejamento a longo prazo.

É essencial que você defina um valor de parcela com o qual você possa realmente arcar, sem que isso prejudique você futuramente.

Vale a pena fazer a simulação e falar com a operadora, pois ela pode ter planos que cabem no seu bolso, além de uma equipe especializada para te ajudar a escolher o melhor para você.

É possível fazer um consórcio para reforma residencial?

Além de comprar uma casa ou um apartamento com o consórcio, você também pode usá-lo para reformar ou construir sua residência. Inclusive existem planos específicos para isso.

Contudo, neste caso, é fundamental dar atenção ao tamanho da reforma que você gostaria de fazer, e para isso existem dois tipos de consórcios, que são:

  • consórcio imobiliário: é o ideal para uma reforma de grande porte, pois os valores das cartas de créditos são bastante expressivos e podem extrapolar os gastos que você vai ter em sua reforma (isso pode fazer com que você não consiga usar toda sua carta de crédito);
  • consórcio de serviços: é o ideal para reformas de pequeno e médio porte, com cartas em valores mais baixos, podendo ser assim o suficiente para a sua reforma.

O ideal é que antes de contratar qualquer um desses consórcios, que se faça um orçamento do quanto você pretende gastar em sua reforma. Dessa forma, você poderá optar pelo consórcio que melhor atende às suas necessidades.

Quais as vantagens do consórcio imobiliário?

Que tal agora falarmos sobre as vantagens de se adquirir um consórcio? Afinal, abordamos sobre quase todos os temas relacionados a isso, mas ainda não falamos dos benefícios de ser um consorciado.

Portanto, veja a seguir uma lista com as vantagens para você que deseja adquirir o seu consórcio de imóveis.

  1. O consórcio não tem juros
  2. Você terá uma carta de crédito no valor total do consórcio contratado
  3. Você não precisará desembolsar um grande volume de dinheiro
  4. Tem chances de ser contemplado desde o primeiro momento

Veja mais sobre cada um desses pontos.

1. O consórcio não tem juros

No consórcio, você não paga juros, apenas uma taxa administrativa. Ela é um dos itens que compõem a parcela do consórcio. Portanto, o participante paga um percentual prefixado como forma de remuneração pelos serviços prestados pela administradora durante a duração do grupo.

O valor dessa taxa é definido em contrato e incide sobre o montante total da carta de crédito que será concedida. Portanto, você não terá surpresas inesperadas, mas saberá exatamente quanto deverá pagar desde o começo.

Essa é uma das razões que fazem com que o consórcio seja uma das formas mais viáveis para a compra de uma casa ou apartamento. Então, se você não tem pressa de adquirir esse bem, o consórcio com certeza é uma opção interessante para você.

E mesmo que você não queira esperar muito tempo, ainda têm ferramentas para tentar antecipar sua contemplação, como os lances.

2. Você terá uma carta de crédito no valor total do consórcio contratado

Quando contemplado, você terá uma carta de crédito no valor que contratou do consórcio.

Dependendo do imóvel que você queira comprar, a negociação pode ser melhor, pois o pagamento será à vista. Normalmente as negociações assim geram descontos maiores.

Além disso, a carta de crédito também pode ser utilizada como entrada para um imóvel melhor do que o que você pretendia no início do consórcio. Afinal, ter um valor alto como entrada pode facilitar o financiamento do restante, ou até mesmo uma proposta de quitação à vista da diferença de valores.

3. Você não precisará desembolsar um grande volume de dinheiro

Você nunca será obrigado a desembolsar uma grande quantia de dinheiro no consórcio. O que você deve fazer é seguir as regras do contrato.

Ou seja, você pode simplesmente efetuar o pagamento das parcelas definidas e esperar a sua contemplação. Afinal, todos os membros do grupo de consórcio serão contemplados em algum momento.

Caso você queira ter chances maiores em seu grupo, você poderá frequentemente fazer lances de qualquer valor, mas isso é opcional.

Por outro lado, se você não tem pressa e não deseja prejudicar a sua organização financeira, então seguir com o plano de pagamento das parcelas é uma boa alternativa. Sem dúvidas, uma hora você será contemplado, nem que isso aconteça na quitação do consórcio.

4. Tem chances de ser contemplado desde o primeiro momento

Pode ser difícil, mas certamente não é impossível. Todo grupo de consórcio tem alguém que é contemplado na primeira parcela, certo? Como falamos, é necessário contar com a sorte para isso.

Ao mesmo tempo, você pode criar estratégias de lances para que consiga oferecer o valor mais alto e, assim, receber a sua carta de crédito.

Saiba que todos os membros do grupo serão contemplados em alguma hora, dando lance ou não. Então conte um pouquinho com a sua sorte também, e quem sabe você não é contemplado de primeira ou talvez na segunda.

Se você não for contemplado de começo, não se desanime, pois terá seu bem, mais cedo ou mais tarde. Como falamos, planejamento e paciência. Essas são as palavras-chave para ter sucesso no seu consórcio.

Basta pagar as parcelas em dia e esperar — e se não quiser esperar, faça um lance. Quem sabe assim você é contemplado?

Agora que já sabe como funciona um consórcio imobiliário, vale a pena entender se essa realmente é a melhor alternativa para você. Faça as contas, defina suas metas e organize-se para não ter surpresas desagradáveis ao longo do caminho.

Essa é uma maneira interessante de realizar o sonho da casa própria. Mas, para isso, é importante ter em mente em quanto tempo você pretende pagar e qual valor cabe no seu bolso.

A Racon é uma empresa administradora de consórcios líder de mercado, e oferece ótimos planos para você que deseja adquirir o seu imóvel. Ainda conta com uma equipe especializada que poderá auxiliar da melhor forma.

Sabendo como funciona um consórcio imobiliário, que tal se aprofundar um pouco mais sobre o assunto em nosso guia completo: “Consórcio de Imóveis: tudo que você precisa saber”? Nele, você vai ver:
- o que é e como funciona o consórcio;
- como ocorre o uso do FGTS no consórcio;
- os principais benefícios dessa modalidade;
- 6 cuidados essenciais antes de entrar em um consórcio.

Quer saber mais dicas? Então, baixe o e-book agora mesmo!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Quais as vantagens de morar em apartamento? Confira prós e contras

home
Seu imóvel

Para que serve o habite-se? Como emitir? Tudo sobre o documento!

home
Seu imóvel

Quanto custa a reforma de um banheiro? Como economizar? Veja 7 dicas