Compra pela internet: quais cuidados ter e como controlar!

Pensando em fazer uma compra pela internet? Veja quais são os cuidados que você deve tomar e os principais direitos do consumidor que faz compras online.
  • Atualizado em December 28, 2022
  • Publicado em December 28, 2022
  • Planejamento Financeiro

A expansão do mundo virtual e a comodidade que a internet nos proporciona fez com que várias redes comerciais se adaptassem ao modo online para dar continuidade nos negócios. Foi assim que surgiu o e-commerce, conhecido como "comércio eletrônico", em que você pode realizar uma compra pela internet sem ter que sair de casa.

Com apenas um clique e oferecendo as informações necessárias, aquele produto ou serviço que você tanto deseja pode aparecer na sua porta em poucos dias. Mas vale lembrar que é preciso estar atento a fraudes e golpes, pois nem todo site é confiável. Por isso, é importante aprender como realizar compras online de forma segura para que sua experiência no comércio eletrônico seja produtiva e satisfatória.

Pensando nisso, criamos este post para explicar como funciona a compra pela internet, qual é o prazo de entrega adotado, cuidados ao comprar pela Internet e os principais direitos do consumidor para ficar de olho. Confira!

Como funciona a compra pela internet?

Os benefícios de realizar uma compra pela internet são diversos. Além de estar na comodidade de sua casa, a variedade de produtos e lojas à sua disposição é muito maior. Hoje é possível comprar algo de outro país e o produto chegará na sua casa em algumas semanas.

Toda essa praticidade se une ao fato de que lojas online estão sempre realizando promoções e inovando no e-commerce. Prova disso são os cashbacks, que devolvem uma parte do valor da compra ao cliente.

Para realizar uma compra online, basta escolher a loja de sua preferência, selecionar o produto e selecionar como deseja realizar o pagamento. Os tipos de pagamentos também não deixam a desejar. A grande maioria dos sites oferece as opções de pagar via boleto, cartão de débito ou crédito e PIX.

Em poucas horas – ou, até mesmo, minutos – sua compra e pagamento serão confirmados, dando início ao processo de envio do produto até sua residência. É comum as lojas oferecerem o nome da transportadora e o número de rastreio do seu produto para que você possa acompanhar em tempo real quando sua compra chegará.

Qual prazo de entrega de uma compra online?

Os prazos podem variar muito. Se você mora em alguma capital, é possível que a compra realizada pela internet chegue no mesmo dia em que foi solicitada. Caso contrário, é comum levar de uma a duas semanas de espera.

As compras internacionais podem levar de três a cinco semanas. Hoje em dia esses envios são mais ágeis. Há pouco tempo, compras em sites do exterior poderiam levar até 3 meses para completarem o trajeto.

Quais os cuidados ao comprar pela internet?

Embora a evolução da internet tenha nos proporcionado uma maior segurança a hackers e sites não-confiáveis, ainda é imprescindível que alguns cuidados sejam tomados para que sua experiência online seja positiva. Veja quais, a seguir!

Verifique se o site é seguro

Pode parecer simples, mas todo cuidado na hora de escolher o site correto é essencial. Isso vale tanto para lojas e empresas de grande porte quanto para os comércios menores.

No caso de lojas grandes, certifique-se de que você está no link correto. Isso porque atualmente hackers conseguem criar layouts muito parecido com o design de grandes lojas, alterando somente o endereço da web.

Pesquise a reputação da loja

Quando se trata de lojas menores, antes de realizar uma compra pela internet, é importante verificar a reputação de compra e venda e atendimento ao cliente. As avaliações podem estar disponíveis no próprio site; mas, para deixar tudo mais seguro, você pode pesquisar a loja em questão no Google e buscar opiniões de outros compradores.

Busque informações sobre a empresa no site

Essa empresa de fato existe? O site de uma loja deve disponibilizar todas as informações necessárias para o cliente verificar se a empresa é realmente verdadeira. Busque por redes sociais, dados, informações de contato e Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Use cartões virtuais

O meio mais rápido de realizar uma compra pela internet é por meio de cartões de crédito e débito. Isso acontece por o pagamento ser descontado no mesmo instante em que a compra é efetuada, dando agilidade ao processo de envio e entrega do produto.

Hoje em dia, as empresas bancárias oferecem juntamente ao cartão físico a opção de cartão virtual. Ele deve ser utilizado em compra online, pois, caso haja alguma adversidade, as possibilidades de cancelamento e bloqueio são mais rápidas e acessíveis, além da praticidade de solicitar um novo. Assim, seu cartão físico fica em segurança e não precisa ser descartado.

Não salve o número do seu cartão nos dispositivos

Após realizar a compra pela internet, alguns sites dão a opção de salvar os dados do seu cartão para que você não tenha que preenchê-los novamente na próxima compra. Mesmo que seja seu cartão virtual, não é recomendado salvar esses dados, principalmente em computadores de domínio público.

Compare os preços

A grande vantagem de fazer compras pela internet se deve à comodidade de estar em casa e a praticidade ao escolher produtos e adquiri-los com apenas um clique. Essas facilidades podem ajudar na hora de definir qual empresa oferece a você o melhor serviço. Comparar preços entre lojas vai indicar se os valores estão corretos ou se fogem da realidade.

Desconfie de promoções muito tentadoras e não faça compras a partir de spams

É comum vermos anúncios sobre pacotes de viagens extremamente baratos ou quedas enormes nos preços de determinados produtos, e é aí que você deve ser bastante cauteloso.

Essas promoções e descontos incomuns, muitas vezes são fraudes em que você poderá não receber o produto ou pagará ainda mais caro para recebê-lo. Em outros casos, esses anúncios são conhecidos como spam e, ao clicar no endereço de link, é possível que seu dispositivo seja hackeado.

Quais são os principais direitos do consumidor?

As leis e direitos do consumidor também respaldam o cliente nas compras pela internet. Conhecida como Lei do E-commerce, o consumidor pode contar com normas que oferecem mais segurança e proteção no mundo virtual.

As principais normas são direito de arrependimento de compra; devolução e troca de produtos; cumprimento da oferta; transparência na propaganda; atendimento ao cliente; direito de acesso às informações da empresa e do produto; e segurança no pagamento e tratamento de dados.

Realizar uma compra pela internet é rápido, prático e nos oferece uma qualidade de vida que, até então, não conhecíamos ao enfrentar filas de lojas e problemas de atendimento pessoal. Mas, como tudo no mundo virtual, é preciso estar sempre atento e tomar os devidos cuidados. Praticando as precauções necessárias, sua experiência online será de grande proveito. E o que você deseja será adquirido com apenas um clique!

Se o texto que acabou de ler foi relevante para você, indicamos outro artigo do blog que mostra as boas práticas para ter saúde financeira e controlar seus gastos, em lojas virtuais ou em negócios físicos. Não perca!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
attach_money
Planejamento Financeiro

Mudanças no FGTS 2024: tire as dúvidas sobre as novas regras!

attach_money
Planejamento Financeiro

Conheça os melhores destinos para viajar no Brasil em 2024

attach_money
Planejamento Financeiro

Passo a passo para declarar Imposto de Renda em 2024 + dicas