Consórcio para casamento: como funciona? E como planejar?

Entenda sobre o consórcio para casamento e organize a sua festa dos sonhos com planejamento e segurança!
  • Atualizado em December 1, 2023
  • Publicado em December 1, 2023
  • Consórcio

Casar diante de familiares e amigos, com uma recepção completa, é o sonho de muitos casais. No entanto, isso costuma ter um custo bastante alto, principalmente quando se está comprando um apartamento ou construindo para morar junto. Para facilitar esse planejamento, existe o consórcio para casamento, sabia?

Essa é uma ótima opção para ajudar a lidar com as despesas, sem gerar dívidas futuras. Tal modalidade pode ser adquirida por meio do consórcio de serviços, que permite contratar festas de casamento, aniversários, procedimentos estéticos e outros serviços que se encaixam nesta categoria.

Com o consórcio de serviços, há a seguinte vantagem: em vez de comprar um bem, você pode usar a carta de crédito para a contratação de algum serviço, desde que o prestador emita a nota fiscal. Fácil, né? Isso simplifica a contratação com planejamento antecipado e o melhor custo-benefício.

Se você quer saber como funciona um consórcio para casamento, acompanhe a leitura e aproveite essa oportunidade para fazer sua festa!

O que é um consórcio?

O consórcio é uma modalidade de aquisição de bens e serviços que se baseia na associação de pessoas físicas ou jurídicas que compartilham o mesmo desejo, formando um grupo de consorciados. Isso possibilita comprar um imóvel ou automóvel e, ainda, realizar uma festa de casamento, por exemplo.

A ideia é formar uma espécie de poupança conjunta, gerenciada por uma administradora, que será utilizada para contemplar os membros do grupo, mês a mês, conforme as regras estabelecidas em contrato.

A contemplação da carta de crédito do consórcio é feita por sorteio em assembleia, que se realiza uma vez ao mês. Outra possibilidade para ser contemplado é por meio dos lances que os participantes podem fazer para aumentar as chances de receber o crédito com antecedência, desde que esteja com as parcelas em dia.

No caso, o consórcio para casamento é um investimento de médio prazo, considerando que a contemplação pode vir logo nos primeiros meses, como pode ser no fim do contrato. Basta considerar esse fator temporal no planejamento da sua festa de casamento!

Como funciona o consórcio para casamento?

O início da vida de casados, geralmente, é uma novidade que muda a rotina do casal, pois envolve, na maioria das vezes, um novo lugar para morar. Aliás, a adaptação à vida a dois não acontece de uma hora para outra. Para que esse processo seja sadio e tenha reflexos positivos no futuro do casal, é relevante evitar dívidas e dificuldades financeiras.

Sendo assim, o consórcio para casamento é uma oportunidade de fazer a festa dos sonhos com o devido planejamento, considerando diferentes cenários, como:

  • o casal pode contratar o consórcio para realizar a própria festa;
  • os pais dos noivos podem contratar o serviço para presenteá-los com a festa completa;
  • realização de uma segunda cerimônia, com a renovação dos votos do casal.

Lembre-se que, após o consórcio ser contemplado, você poderá pagar pelos serviços à vista, conseguindo um maior poder de negociação e barganha.

Serviços pagos via consórcio para casamento

Aqui estão alguns serviços que podem ser pagos por meio do consórcio de casamento:

  • buffet e decoração;
  • equipe de fotografia e filmagem;
  • equipe de iluminação, som e DJ;
  • segurança;
  • open bar.

Como planejar uma festa de casamento?

Junto com a decisão de fazer um consórcio de casamento, vem uma etapa importante: saber como planejar uma festa. É essencial dedicar um bom tempo para essa organização, porque ela envolve aspectos importantes do grande dia e, em especial, um casamento não depende apenas de um único serviço.

O primeiro passo é fazer uma lista prévia com os convidados. Não precisa ser nada exato, mas ter pelo menos uma média de pessoas vai te ajudar a fazer os orçamentos com os fornecedores com mais facilidade.

Defina um orçamento

Comece conversando com o parceiro ou parceira sobre o que cada um quer para a cerimônia, onde fazer e se desejam ter uma lua de mel. Por sinal, saber quanto custa uma festa de casamento depende do que você planeja fazer no seu evento.

Feito isso, estipulem um teto para gastar com cada item a fim de aproveitar melhor o crédito.

Escolha o estilo da festa

O perfil da cerimônia deve refletir exclusivamente o gosto do casal, pois há quem prefira festas durante o dia, feitas em chácaras ou praias, enquanto outros gostam de algo mais tradicional, à noite, em um salão, por exemplo.

É importante lembrar que o estilo do evento também está relacionado à quantidade de convidados, pois, quanto mais pessoas, maior deve ser o espaço.

Buffet

O buffet é uma ótima forma de demonstrar a preocupação, a receptividade e o cuidado ao receber os convidados. O serviço deve ser escolhido com calma, porque ter um bom cardápio pode fazer toda a diferença na sua festa. Para ter sucesso na escolha, o ideal é apostar na diversidade de alimentos para agradar todos os perfis!

Pesquise foto e filmagem

Se você vai fazer uma festa de casamento, pretende eternizá-la com imagens, não é mesmo? Não deixe de pesquisar equipes de fotografia e filmagem, focando na qualidade do serviço prestado.

Busque referências e veja pessoalmente o material de outras festas no portfólio da produtora contratada. Lembre-se que cada profissional possui um estilo diferente, então, veja qual mais te agrada.

Contabilize todos os serviços

Para evitar o esquecimento de algum fornecedor, crie uma planilha contabilizando todos os serviços com os devidos vencimentos. Prefira negociar tudo à vista, pois é comum acabar gastando mais do que o esperado. Assim, você se resguarda de possíveis dívidas no futuro.

Quanto custa uma festa de casamento?

Quer saber “quanto custa uma festa de casamento”? Essa é a pergunta mais feita pelos casais que planejam reunir a família e os amigos para celebrar a união, mas a verdade é que é difícil estabelecer um número exato. O valor varia de acordo com as escolhas dos noivos.

Será uma festa tradicional? Básica? Qual o número de convidados? Isso tudo impacta as cifras finais.

O estilo da festa influencia o quanto você terá que pagar. É possível fazer um casamento de R$ 10.000, assim como existem os que chegam a R$ 100.000.

Uma dica para economizar é apostar nos chamados “mini-weddings”, casamentos com menos de 100 convidados. Eles podem ser realizados em locais menores, como restaurantes ou até mesmo no quintal de casa.

Porém, saiba que quase 70% do valor de uma festa de casamento é influenciado pelos fatores: decoração, buffet e aluguel do salão. Vale a pena ter atenção nesses fornecedores, caso queira uma escolha mais econômica.

Agora, você sabe como funciona um consórcio de festa de casamento, o que torna mais fácil realizar uma cerimônia dos sonhos, seja para uso próprio ou presentear alguém.

Em todo caso, não deixe de fazer um bom planejamento da festa de casamento para que tudo saia como esperado!

Gostou de conhecer mais sobre o consórcio para casamento? Veja também outros 6 tipos de serviços que podem ser contratados pelo consórcio!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
monetization_on
Consórcio

Como declarar consórcio no Imposto de Renda: passo a passo

monetization_on
Consórcio

Descubra como entrar em um consórcio: passo a passo prático!

monetization_on
Consórcio

Saiba como escolher o melhor consórcio em 8 dicas práticas