É comum que autônomos enfrentem dificuldades para acessar serviços de crédito. Geralmente, esse problema surge pela falta de documentos frequentemente exigidos, como a assinatura na carteira de trabalho para comprovar renda. No entanto, o consórcio para profissionais liberais pode ser a solução.
Essa modalidade permite realizar seus objetivos financeiros sem depender dos tradicionais empecilhos burocráticos. Mas como funciona o processo para quem atua com esse modelo de trabalho? Quais as vantagens e como escolher a melhor administradora?
Este guia esclarece todas as suas dúvidas!
O que é o consórcio para profissionais liberais?
O consórcio é um sistema que permite a aquisição de bens ou serviços por meio de um grupo de pessoas que contribuem com parcelas mensais para formar um fundo comum.
Periodicamente, realizam-se sorteios ou lances para definir quem poderá usar o valor acumulado. Ao final do prazo, todos recebem o dinheiro que investiram.
Para profissionais autônomos, como médicos, advogados, arquitetos e designers, trata-se de uma estratégia vantajosa para obter itens essenciais para suas atividades, o que pode incluir equipamentos de alta tecnologia, veículos para deslocamento e até mesmo a ampliação do consultório ou escritório.
Essa alternativa se torna cada vez mais popular: dados da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) mostram que o setor movimentou mais de R$ 316,7 bilhões em 2023, 25,6% a mais que o ano anterior.
Como funciona o consórcio para profissionais liberais?
O consórcio para profissionais liberais funciona de maneira acessível, especialmente porque não é necessário comprovar a renda no momento da contratação.
No entanto, a documentação é obrigatória no recebimento da carta de crédito, seja por meio de sorteio na assembleia ou ao dar um lance vencedor.
Se você se enquadra na categoria de autônomos e freelancers, é possível que não disponha de uma carteira de trabalho assinada ou um contrato formal que descreva o valor que recebe mensalmente.
Portanto, listamos algumas alternativas aceitas que certificam a sua capacidade de realizar o pagamento das parcelas no prazo e são fáceis de emitir. Confira!
Quais os documentos aceitos em consórcios para profissionais liberais?
Trabalhadores autônomos podem apresentar à administradora do consórcio os seguintes documentos:
- Extrato bancário;
- Declaração de Imposto de Renda;
- Recibo de Pagamento de Autônomo;
- Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos;
- Apresentação de garantia;
- Documentos pessoais.
Descubra como utilizar cada uma dessas opções a seguir!
1. Extrato bancário
As empresas de consórcio definem a renda líquida mínima que o consorciado deve ter. Por exemplo, o valor pode ser equivalente a 3 vezes o valor da parcela. Assim, o extrato bancário demonstra a entrada de recursos e o valor acumulado.
Essa é a melhor opção para quem tem conta-corrente e consegue acessar o extrato dos últimos seis meses para anexar aos registros comprobatórios.
2. Declaração de Imposto de Renda
A obrigação anual de declarar o Imposto de Renda faz com que essa seja uma fonte confiável de informações financeiras. Afinal, deve-se reportar os ganhos corretamente no documento.
É possível utilizar essa alternativa de duas formas:
- Declaração de Imposto de Renda atual e o respectivo recibo de entrega;
- Últimas DARFs de recolhimento de Imposto de Renda (carnê).
3. Recibo de Pagamento de Autônomo
Também é possível utilizar o Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA). O contratante emite esse arquivo ao pagar pelo serviço do trabalhador, sem criar vínculo empregatício.
O RPA mostra quanto o profissional recebeu em um período específico. Porém, é importante verificar a autenticidade das informações para evitar que perca a validade como comprovação de renda.
4. Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore)
O Decore revela o rendimento de pessoas físicas, mas somente profissionais de contabilidade com registro nos Conselhos Regionais podem emiti-lo.
Geralmente, autônomos, profissionais liberais e empreendedores que retiram pró-labore ou recebem pela divisão de lucros apresentam essa declaração como prova.
5. Apresentação de garantia
A liberação da carta de crédito requer uma forma de assegurar o pagamento do saldo devedor em caso de inadimplência após a contemplação. Normalmente, o próprio bem adquirido serve como garantia. Por exemplo, em um consórcio para carros, o veículo assume a função.
Há empresas que trabalham com o cadastro de um fiador, que assume a responsabilidade de arcar com as parcelas restantes se necessário.
6. Documentos pessoais
Profissionais liberais sempre precisam apresentar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e documentos de identidade como:
- RG;
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
- Carteira das Forças Armadas;
- Carteira de Conselho de Classe.
Agora que você já sabe como funciona o consórcio para profissionais liberais, descubra a seguir se vale a pena!
Quais as vantagens do consórcio para profissionais liberais?
As principais vantagens do consórcio para profissionais liberais são:
- Comprovação de renda imediata: ideal para quem tem rendimentos variáveis;
- Planejamento financeiro: permite uma gestão mais previsível, com parcelas fixas e sem surpresas;
- Prestações acessíveis: diferente de um financiamento tradicional, o consórcio não cobra juros, somente uma taxa de administração;
- Diversidade em opções: veículos, imóveis, equipamentos, investimentos em educação e serviços conforme a necessidade;
- Possibilidade de antecipação: lances aumentam as chances de contemplação rápida;
- Segurança e previsibilidade: valores e prazos ficam claros desde o início do plano;
- Uso estratégico do crédito: é possível utilizar como investimento para alavancar o negócio.
Como escolher o melhor consórcio para você?
A aquisição de um consórcio nem sempre tem uma finalidade pessoal. Há pessoas que optam por aplicar esse valor em seus negócios, como a compra de um carro para facilitar o atendimento aos clientes, no investimento em sua formação ou na melhoria da infraestrutura do escritório.
Essas alternativas representam excelentes motivos para se tornar um consorciado, mas é essencial escolher a administradora certa para estabelecer uma parceria que ajude a conquistar esse objetivo.
Confira uma lista de aspectos que você deve considerar ao tomar essa decisão.
Busque administradoras credenciadas ao BC
O Banco Central (BC) regula e fiscaliza as instituições financeiras, que precisam de autorização para oferecer consórcios. Portanto, verifique se a administradora tem permissão para atuar e pesquise sobre sua reputação.
Essa prática ajuda a avaliar a opinião de outros clientes e conhecer a experiência de quem já utilizou os serviços. Como resultado, seu processo de decisão se torna mais seguro e informado.
Entenda as regras e termos do contrato
Ser pego de surpresa por uma cláusula desconhecida é muito desconfortável. Para evitar, leia atentamente toda a documentação do contrato e confira as condições para utilizar a carta de crédito.
Informe-se também sobre as formas de lance e penalidades em caso de inadimplência ou cancelamento da cota.
Pesquise sobre valores e taxas
Ao se tornar um consorciado, você assume o compromisso de pagar todas as parcelas, antes e depois da contemplação. Portanto, planeje como esse valor se encaixa no seu orçamento pessoal.
Essa etapa de aprender como escolher o melhor consórcio é fundamental para conhecer todas as taxas envolvidas, como seguro, contribuição ao fundo de reserva e a taxa de administração.
Considere o consórcio para a aquisição do seu bem!
A contratação de um consórcio para profissionais liberais é uma iniciativa promissora, mesmo com todos os desafios de quem atua nesse formato.
Se você deseja se tornar um consorciado, a Racon proporciona a flexibilidade que você busca. Oferecemos opções para adquirir um veículo para suas entregas, um imóvel para seu trabalho ou até mesmo para reformar seu espaço comercial.
Com a nossa administração, você tem a liberdade de escolher os melhores planos e a parcela que cabe no seu bolso.
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