Meu Primeiro Imóvel

Vale a pena investir em um terreno na praia? Veja como adquirir um!

Será que vale a pena comprar um terreno na praia? Tire suas dúvidas e saiba qual é a melhor forma de adquirir um!

Ter um local para relaxar e se divertir na praia com a família e amigos é o sonho de muitas pessoas. Você já pensou em comprar um terreno na praia e começar a realizar esse projeto? Essa é uma ideia interessante para economizar e ter um imóvel do seu jeito.

Mas será que vale a pena investir em terreno? Podemos esclarecer essa dúvida agora mesmo. Confira as informações que trouxemos neste post e decida se essa compra faz sentido para você. Vamos lá?

Quais são as vantagens de comprar um terreno na praia?

Para começar, vamos conhecer os benefícios de adquirir um terreno localizado no litoral. Veja a seguir as principais vantagens disso.

Economia

Em geral, as pessoas que decidem comprar um terreno em vez de uma casa já construída estão em busca de economia. E encontram! Começar pelo lote é uma maneira de se organizar melhor para a realização desse grande sonho. Assim, você paga um valor menor de início e consegue planejar a construção para o futuro.

Essa é uma ótima estratégia para quem não deseja se endividar. Os terrenos são vendidos por valores muito abaixo dos imóveis prontos — e, sem dúvida, construir uma casa sai mais barato do que comprar, principalmente se o local é muito procurado por turistas.

Valorização

Outra vantagem de comprar um terreno na praia é a valorização que ele gera. O valor de um lote costuma aumentar muito ao longo do tempo. Ele valoriza mais do que o preço de imóveis, já que não tem tantos custos com manutenção.

Se você comprar um terreno com boa localização, em um ponto que esteja em expansão, vai usufruir de uma valorização ainda maior. Imagine adquirir um lote em um local um pouco isolado hoje, mas que daqui a alguns anos terá crescido muito? Seu dinheiro pode valer duas ou três vezes mais quando esse dia chegar!

Liberdade de escolha

A possibilidade de personalização é outro benefício importante relacionado à compra de um terreno. Pense bem: quando você procura um imóvel é praticamente impossível encontrar um que tenha tudo como você quer. Na busca por bom custo-benefício, certamente será necessário abrir mão de alguma coisa.

Mas isso não acontece com quem compra um terreno na praia. Afinal, você vai poder construir a casa do seu jeito, atendendo perfeitamente todas as necessidades e desejos da sua família. Assim, é possível decidir o número de quartos, o tamanho da área de lazer, etc.

O que considerar nessa compra?

Já que adquirir um terreno na praia vale a pena, que cuidados devem ser tomados para realizar uma ótima compra? Vamos falar deles a seguir.

Pesquisar diversas opções

O primeiro passo para realizar uma boa compra é pesquisar muito. Nunca fique com a primeira opção que você encontrar. É sempre interessante poder comparar localizações, tamanhos e preços. Assim, mesmo que você goste muito de um lote, continue pesquisando outros.

Contar com a ajuda de um profissional pode fazer toda a diferença nesse ponto. Isso porque alguém que é especialista no assunto vai saber analisar melhor a vizinhança, a estrutura do terreno e outros elementos essenciais para sua satisfação.

Não deixe de visitar todos os locais para fazer uma avaliação cuidadosa do que o vendedor está oferecendo. Infelizmente, as condições reais podem ser bem diferentes do anúncio. Por isso, observar tudo com atenção é indispensável.

Analisar os documentos do terreno

Esse é outro ponto muito relevante na compra de um terreno na praia. Todo bem desse tipo precisa de uma série de documentos comprovando que o lote está regularizado com obrigações ambientais e fiscais. Deixar de lado algum desses comprovantes certamente trará muita dor de cabeça no futuro.

Em alguns casos, a compra nem pode ser realizada sem eles. Por isso, fique atento. Peça a um profissional de sua confiança para analisar a documentação tanto do terreno quanto do proprietário dele. E procure também a prefeitura da cidade para checar se está tudo regularizado.

Observe as características do terreno

Quando você compra um lote precisa ter em mente que vai iniciar uma obra no futuro. Isso quer dizer que é importante verificar as condições do terreno para saber se o que você sonha em construir pode ser feito ali. Imagine a frustração de descobrir que algo não pode ser feito?

O primeiro elemento nessa análise é, claro, o tamanho do terreno. Certifique-se de que há espaço para fazer um imóvel como você quer. Depois, analise a topografia, ou seja, veja se existem diferenças grandes no alinhamento — corrigir isso pode sair caro. Nesse ponto, pedir a avaliação de alguém que entenda do assunto pode ser muito útil.

Como se planejar financeiramente para adquirir um terreno?

Além de todos os cuidados que citamos até aqui, é preciso organizar o aspecto financeiro para ser capaz de comprar um terreno na praia. Saber economizar dinheiro e poupar para o futuro é o que garante a conquista dos seus projetos. Por isso, vale a pena estabelecer metas e ter um planejamento financeiro para isso.

Como já dissemos, quem opta pela aquisição de um lote em vez de uma casa construída está em busca de economia. Por isso, a escolha de como pagar por ele também é muito importante.

Nesse sentido, uma ótima dica é fazer um consórcio de imóveis para a compra do terreno. Essa é uma forma de aquisição bem flexível, que permite que você escolha o valor da carta de crédito, das parcelas mensais e o prazo de pagamento, de acordo com suas possibilidades financeiras. Assim, você consegue se planejar, reservar dinheiro todos os meses para isso e ter tempo suficiente para fazer as pesquisas dos lotes antes de decidir qual comprar. É uma boa maneira, inclusive, de garantir o equilíbrio financeiro necessário para a posterior construção da casa.

Percebeu como existem maneiras de garantir sua satisfação na compra de um terreno na praia? Agora você sabe que esse é um investimento com bom retorno e que pode ser a melhor forma de realizar o seu sonho. Em pouco tempo, você, seus amigos e familiares estarão viajando para se divertir em um ótimo imóvel no litoral!

E então, gostou deste post? Para aprofundar ainda mais o assunto, continue no blog e leia sobre como é possível comprar um terreno por meio de um consórcio!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.