Plano de aposentadoria privada: entenda melhor como funciona

Quer mais segurança financeira no seu futuro? Então, veja como um plano de aposentadoria privada pode ser útil para você!
  • Atualizado em July 20, 2021
  • Publicado em July 20, 2021
  • Planejamento Financeiro

Investir em um plano de aposentadoria privada é garantir ganhos no futuro de forma segura, sem necessariamente conhecer com profundidade sobre investimentos e demandar muitos esforços para isso. Nesse sentido, a pessoa consegue encontrar um plano adequado à sua realidade e alcançar objetivos a longo prazo.

Portanto, a previdência privada se diferencia com algumas vantagens, com chances de simular o retorno, ter flexibilidade e outros benefícios. Entenda mais nesta leitura!

Saiba se vale a pena ter um plano de aposentadoria privada

Pensar no futuro é uma característica que vem mudando nos brasileiros, sendo que cada vez mais se busca maneiras de ter mais rentabilidade do seu dinheiro e não depender apenas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Prova disso é que em meio a uma crise sanitária e, consequentemente, econômica, o investimento em previdência privada cresceu 7% em 2020, comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida.

Portanto, o plano de previdência privada foi valorizado, pois o investidor pode utilizar esse recurso para diversas finalidades, além da aposentadoria, como para compra de um bem ou custear os estudos dos filhos. A vantagem de acumular esse dinheiro é garantir no futuro um ganho extra, escolhendo a forma que vai recebê-lo, sendo saque único ou mensal, para complementar a renda.

Prós e contras dessa opção

O plano de aposentadoria privada é considerado um tipo de investimento conservador, pois faz parte da renda fixa, por isso, entre as suas vantagens está um recolhimento de imposto de renda mais baixo, como 10% na tabela regressiva. Além disso, não tem o conhecido "come-contas", que se refere ao recolhimento parcial e antecipado do IR sobre os ganhos, a cada 6 meses.

Contudo, é necessário ter disciplina nesse investimento, sendo que você deve pagar mês a mês o valor estipulado. Além disso, ele tem baixa liquidez, limitando o saque a cada 60 dias e não é uma boa opção de investimento para curto ou médio prazo. Nesse sentido, a rentabilidade também é baixa comparada a outros investimentos, como o Tesouro, apesar da segurança do recebimento.

Entenda como funciona os tipos de planos

Essa alternativa de reserva financeira para o futuro trabalha com dois tipos de planos, são eles: o PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) e o VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres). Nas duas opções ocorre o pagamento de Imposto de Renda, porém, você pode adiar para quando for resgatar o saldo único ou para o recebimento mensal.

O PGBL é o perfil de investimento indicado para quem declara IR completo. Logo, haverá o benefício fiscal de pagar o Imposto com deduções de até 12% da renda bruta anual tributável, com base no cálculo do IR.

Já o VGBL é indicado para outro perfil de investidor, aquele que é isento do IR ou opta pela declaração simplificada. Nesse caso, o benefício fiscal é não ter deduções no Imposto de Renda, mas o pagamento de imposto sempre ocorre no resgate ou no recebimento, como citado no início deste tópico.

Veja o que considerar para fazer o seu plano de aposentadoria privada

Para fazer o seu plano de aposentadoria privada, é importante levar em conta que esse investimento é ideal para longo prazo, devido à forma de cobrança de impostos com base nas tabelas regressivas e progressivas. Afinal, caso você resgate em curto ou médio prazo, pode perder dinheiro, pois as cobranças de taxas serão maiores.

Por isso, é necessário ter um planejamento financeiro, pois você fará os aportes e não deve retirar o saldo antes do prazo. O valor acumulado que é pretendido deve estar alinhado com os seus objetivos, bem como o seu custo de vida. Caso queira uma determinada renda daqui a 20 anos, simule o quanto você deve investir — ou analise o quanto você consegue fazer de aporte mensal hoje, para saber a renda do futuro.

Em todo caso, considere que quanto antes iniciar o investimento, menor será o seu esforço para ter um resgate atrativo. Além disso, analise os seus planos para optar pela tabela mais adequada para você.

Invista em outras reservas para aposentadoria

No entanto, para garantir uma reserva ou investimento para o seu futuro não é preciso, necessariamente, que isso seja por meio de uma aposentadoria privada. Atualmente o consórcio é uma das opções para tal finalidade. Afinal, garantir o recebimento de uma carta de crédito no futuro é um investimento muito atrativo.

O consorciado pode entrar em um grupo para adquirir um bem a médio ou longo prazo. Portanto, ele fará aportes mensais com planejamento, pois, ao fechar o contrato, saberá quantas parcelas deve pagar, bem como o valor delas. Contudo, o investidor deve estar ciente de que precisa aguardar ser contemplado, sendo que o crédito pode vir em poucos meses ou pode ser preciso esperar o encerramento do plano, conforme o tempo do grupo.

Porém, o consorciado pode fazer lances para tentar antecipar a oportunidade de receber o crédito. Essa alternativa para planejar o futuro é amigável, pois você escolhe entre diferentes opções de plano e não requer um valor de entrada.

Pesquise bem antes de investir

Para fazer o seu plano de aposentadoria privada por meio de um consórcio, não deixe de contar com uma administradora que trabalha com credibilidade e foco em oferecer o melhor negócio para o seu cliente, como a Racon Consórcios. Há mais de 30 anos no mercado, domina várias operações de consórcios, com ofertas competitivas e profissionais especializados para dar suporte durante e pós-venda.

Agora, que você conhece já algumas alternativas para planejar a sua aposentadoria. Aproveite para ver as vantagens de morar em uma casa com mais conforto no futuro e entre em contato com a gente para conhecer os nossos consórcios para ajudar na realização dos seus planos!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
attach_money
Planejamento Financeiro

Despesas fixas: o que são, quais os tipos e como reduzir?

attach_money
Planejamento Financeiro

Quais são as 4 principais vantagens de abrir conta digital?

attach_money
Planejamento Financeiro

Quer saber como negociar as suas dívidas? Veja nossas dicas!