Sustentabilidade

O que é consumo consciente? Entenda a necessidade dele!

Você consome de forma consciente? Conheça a importância e aprenda dicas práticas para melhorar sua rotina!

Você já parou para analisar seus hábitos de consumo? Consegue identificar os critérios que normalmente fazem você decidir pela compra (ou não) de determinado item? Por incrível que pareça, muitas pessoas enfrentam dificuldades para responder a essas perguntas. Por essas e outras é que o consumo consciente tem sido cada vez mais discutido!

Quer saber o que exatamente significa esse conceito, descobrir se você já consome ou não de forma consciente e ainda conferir nossas dicas para colocar tudo isso em prática? Então, continue a leitura deste post!

O que é consumo consciente?

Consumir com consciência significa decidir com cuidado e atenção aquilo que você compra e usa no seu cotidiano. Trata-se de ser mais racional e ter conhecimento dos impactos trazidos pelo consumo de determinado item. São atitudes conscientes, por exemplo, evitar o desperdício de água e escolher não adquirir um produto supérfluo.

É válido ressaltar que consumir de maneira consciente não envolve apenas a escolha entre comprar ou não algo que você deseja. Também está relacionado a pensar nas consequências ambientais e sociais que a produção e a venda de diversos itens geram. Sendo assim, esse conceito tem tudo a ver com a sustentabilidade. A ideia é refletir sobre o impacto ambiental gerado por nosso modo de vida.

Um exemplo muito comum é o caso do uso de descartáveis. Hoje em dia, já se sabe que abusar de produtos desse tipo causa graves consequências negativas para o meio ambiente por conta da dificuldade de descarte e de decomposição do material.

Você provavelmente já leu notícias sobre a morte de animais marinhos pela ingestão de plástico, não é verdade? Que tal então seguir a dica de ambientalistas, passando a usar menos esses itens? Você pode substituí-los por materiais mais duráveis! É o caso de adotar uma garrafinha para beber água (evitando a necessidade de utilizar copos descartáveis) ou de carregar consigo um canudo especial para evitar usar os de plástico.

Indo além das escolhas pontuais, a verdade é que o consumo consciente é um verdadeiro estilo de vida. Isso significa que ele influencia diversas decisões no cotidiano de quem escolhe seguir esse caminho — desde optar por comprar em uma empresa ambientalmente responsável até escolher consertar um aparelho em vez de substituí-lo por um novo.

Qual é a importância do consumo consciente?

Pelo que falamos no tópico anterior, você já deve ter percebido que um dos principais benefícios do consumo consciente é a diminuição do impacto ambiental. Isso é de grande importância nos dias de hoje, uma vez que o consumismo desenfreado ameaça diminuir (e muito) as condições de renovação do nosso planeta. Sim, o risco de a vida como conhecemos ficar cada vez mais difícil é real.

Podemos citar as mudanças climáticas, a falta de água e a escassez de outros recursos naturais como consequências da forma como a maioria da população leva a vida. Sem sombra de dúvida, portanto, fica claro que um dos resultados mais significativos do controle no consumo é visto em forma de cuidado com a natureza.

Mas também existem consequências positivas para a sociedade. Afinal de contas, o consumo consciente preserva elementos dos quais precisamos para viver. Na prática, com tantas indústrias e produtos disponíveis, às vezes fica fácil esquecer que dependemos do meio ambiente. Não dá para perder esse detalhe nada pequeno de vista!

Além desses pontos, vale destacar que quem pratica o consumo consciente ainda tem ganhos individuais, como a oportunidade de exercer a cidadania e fazer a diferença na sociedade em que vive, sendo exemplo de boas práticas para outras pessoas. Imagine o quanto deve ser gratificante conseguir mudar o mundo com atitudes tão simples!

Importância das atitudes individuais

Acha que o que você faz parece pouco? Pois não é! Só em decidir comprar de empresas comprometidas com a causa ambiental, por exemplo, você já contribui para que esse tipo de prática cresça, impactando positivamente mais pessoas. Dessa forma, é possível diminuir bastante as consequências negativas geradas para o ambiente.

Tanto seu modo de vida como seu bolso também aproveitam os benefícios do consumo consciente. Planejar melhor as compras, por exemplo, faz o dinheiro render mais. Com isso, você consegue economizar e aproveitar seu salário de maneiras diferentes. Consumir menos também mostra que é preciso pouco para ser feliz de verdade.

Como anda o consumo consciente no Brasil?

Viu como é importante se conscientizar a respeito e, claro, praticar mudanças no modo de consumo? Felizmente, esse é um tema cada vez mais discutido no Brasil. Por mais que ainda seja preciso avançar bastante para que mais pessoas levantem essa bandeira, sem dúvida já estamos caminhando para isso.

Uma pesquisa realizada recentemente encontrou resultados otimistas sobre o consumo consciente e a responsabilidade ambiental no nosso país. Uma das motivações mais comuns para os brasileiros embarcarem nessa missão é a economia. É com esse objetivo que muitas pessoas passam a tomar atitudes como desligar lâmpadas, economizar água e controlar o uso de eletrônicos.

Outra ação cada vez mais presente no cotidiano das pessoas é o planejamento das compras, a fim de evitar o desperdício. Nesse ponto, merece destaque a ida ao supermercado. Por isso, conhecer o consumo da casa e fazer uma lista só com o essencial são orientações importantes para evitar que algum alimento estrague. Em menor grau, a reciclagem do lixo e a escolha por empresas sustentáveis também surgem como comportamentos dos brasileiros.

Em geral, as pessoas pesquisadas apresentaram mais desejos de sustentabilidade do que de consumismo, o que aponta para um panorama bastante positivo do consumo consciente no Brasil.

Como consumir de maneira mais consciente?

Agora que já sabe o que significa o consumo consciente e que benefícios ele pode trazer, que tal conhecer dicas práticas para facilitar sua vida e gerar impactos positivos? Confira a seguir alguns comportamentos interessantes para mudar sua maneira de consumir!

Análise do seu consumo

Os nossos comportamentos nem sempre são construídos de maneira consciente, e muitos de nossos hábitos, às vezes, são apenas o reflexo da reprodução de algo que já existia. Ninguém imagina que você virará militante do lixo zero da noite para o dia, uma vez que tudo que envolve o despertar de nossa consciência vai acontecendo aos poucos, com observação e compreensão da nossa realidade.

Portanto, para exercer de maneira plena a prática do consumo consciente, comece avaliando o que está ao seu redor. Inicie olhando pela sua casa. Abra a sua geladeira e avalie o que seria dispensável lá dentro. Você compra muita comida congelada porque não tem tempo? Será que não há outras maneiras de garantir que você se alimente de maneira saudável, prática e rápida ao mesmo tempo, por exemplo?

E as embalagens dos seus cosméticos? Você já leu os seus rótulos? Aquele esfoliante que você adora pode conter microplásticos, que vão direto pelo ralo e matam centenas de peixes.

A boa notícia é que há diversas opções sustentáveis no mercado, mas, se você quiser ir ainda mais fundo, pode substituí-lo: basta juntar a borra do café que sobra no coador com um pouquinho de óleo de coco. Assim, além de não gerar lixo, ainda economiza dinheiro. Se sentir que precisa de ajuda, não tenha vergonha: pesquise ou converse com os seus amigos para discutir ideias de como tornar a sua vida mais sustentável.

Planejamento de compras

Sozinha, essa dica já tem o poder de driblar vários vilões do consumo. Ao planejar suas compras, você evita gastar dinheiro por impulso, desperdiça menos e diminui a geração de lixo. Pesquisar antes de adquirir um produto é hábito fundamental para quem deseja ser mais consciente e fazer o salário durar mais.

Uso moderado do crédito

Seja em cartões, seja em cheque especial, seja em disponibilidade de empréstimo, ter muito crédito disponível acaba estimulando o consumo excessivo. Por isso, usufruir moderadamente das opções é um dos principais cuidados na hora de diminuir o impacto consumista. Procure ficar dentro do orçamento mensal e evite acumular parcelas.

Seguindo essa dica, você também tornará a sua vida financeira mais sustentável e conseguirá alcançar objetivos, como comprar uma casa ou fazer aquela viagem dos sonhos, com o dinheiro economizado.

Economia no consumo de serviços

Ao contrário do que muita gente pensa, o desperdício não acontece só na aquisição de produtos, mas também na utilização de serviços, como internet, água e luz. Nesse sentido, uma dica valiosa é rever seus contratos e procurar por opções com menor custo. Além disso, que tal investir em eletrodomésticos que consumam menos energia e tomar cuidados especiais para economizar água e luz em casa?

Reaproveitamento e descarte

Um dos maiores impactos ambientais que as pessoas geram está no descarte de produtos. Diariamente, nossa sociedade produz toneladas de lixo. Todo esse volume pode ser diminuído ao consumirmos de maneira mais consciente. Aqui, algumas dicas são: evitar o uso de itens descartáveis, aderir a práticas de reaproveitamento, fazer o descarte correto dos materiais e comprar itens reciclados.

Compostagem

A compostagem é uma prática de reaproveitamento do lixo orgânico. Ela pode ser realizada tanto para quem mora em casas espaçosas quanto para quem vive em apartamentos menores.

Se você quiser colocar as suas habilidades manuais em prática, pode escolher um entre os vários tutoriais que existem na internet. No entanto, também pode comprar a sua composteira já pronta e seguir as orientações do fabricante.

Grupo de trocas

Os grupos de troca são excelentes para promover o consumo consciente, uma vez que, ao não comprar coisas novas, você evita a exploração do meio ambiente e da mão de obra barata.

Você pode procurar grupos na sua região ou até mesmo montar um com os amigos. Antes de jogar qualquer coisa fora ou comprar algo, verifique se não há alguém interessado. Aliás, essa dica é muito boa principalmente para aqueles momentos em que você precisa de algum item de maneira pontual, como é o caso da gravidez. Tem certeza de que é necessário comprar tudo do zero?

Valorização do pequeno produtor

Priorizar o pequeno produtor no seu dia a dia é contemplar o consumo consciente na sua vida. Dessa maneira, você fortalece a economia da região, traz um impacto positivo ao meio ambiente, diminui os intermediários no processo de contratação e, consequentemente, permite uma melhor remuneração.

Há diversas iniciativas positivas que valorizam a importância dos pequenos produtores que vão desde a moda, com marcas que confeccionam roupas com reutilização de tecido, sem a manutenção de estoques gigantescos, até a possibilidade de comprar produtos orgânicos com menos agrotóxicos. Portanto, pesquise perto de você quais são esses projetos e invista neles.

Praticar o consumo consciente faz bem para todo mundo. Se, no início, parece difícil para você, conte com a ajuda dos sites especializados no assunto e não desista. Assim que você conseguir estabelecer uma nova rotina, perceberá que era mais fácil do que imaginava.

E agora que você sabe praticamente tudo sobre consumo consciente, basta seguir nossas dicas para realmente fazer a diferença! Além disso, se gostou de conhecer mais sobre esse tema, aproveite para ler nosso e-book dedicado a ele!

Consumo Consciente Entenda A Importancia E Saiba Como Colocar Em Pratica Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.