Sustentabilidade

3 vantagens de adotar a sustentabilidade nas empresas

Veja como é vantajoso adotar a sustentabilidade na sua empresa e aprenda práticas simples para implementar agora mesmo!

Já reparou como o mundo tem falado cada vez mais em consciência ambiental e social? De olho nisso, os negócios que querem realmente se destacar precisam adotar um conjunto de ações que os tornem referência em práticas sustentáveis.

Atualmente, os consumidores querem ter a sensação de que as empresas não pensam apenas em seu próprio crescimento, mas que também buscam atividades que elevam a qualidade de vida dos trabalhadores, dos consumidores e de quaisquer outras pessoas envolvidas na produção e no desenvolvimento de seus produtos e/ou serviços.

Pensando exatamente nesse cenário, vamos falar no post de hoje sobre 3 vantagens de adotar a sustentabilidade nas empresas, além de sugerir 4 práticas sustentáveis bem fáceis de implementar. Confira!

3 vantagens de adotar a sustentabilidade nas empresas

O conceito de sustentabilidade empresarial vai além das questões ambientais. Um negócio sustentável é aquele que, além de prezar pela preservação do meio ambiente e incentivar seus funcionários a fazerem o mesmo, também pensa em um sistema de gestão que alie a lucratividade com a qualidade de vida dos colaboradores, consumidores e, claro, dos recursos naturais utilizados.

É necessário, portanto, desenvolver uma consciência tanto ambiental quanto social. E acredite: quem investe nesse novo modelo costuma colher bons frutos dentro de um tempo não muito longo. Para você começar com o pé direito, listamos aqui 3 vantagens de adotar a sustentabilidade nas empresas. Acompanhe!

1. Publicidade positiva

Os consumidores estão cada vez mais críticos e atentos aos processos produtivos das empresas, tanto que não é nada raro nos depararmos hoje com listas de marcas que não testam em animais, que não estão envolvidas em escândalos de trabalho escravo ou que têm alguma parceria ou projeto próprio em prol da diminuição do impacto ambiental.

Não restam dúvidas: investir na sustentabilidade empresarial reforça a imagem do seu negócio, trazendo publicidade positiva e aumentando sua competitividade no mercado.

2. Engajamento dos colaboradores

Se o colaborador sente que seu trabalho faz parte de algo maior e sabe que suas atividades do dia a dia conseguem beneficiar outros aspectos que também são importantes para ele, seu engajamento com o trabalho tende a melhorar — e muito. Ao sentir orgulho daquilo que produz, o profissional se sente muito mais motivado para ir trabalhar.

Por mais que o cliente final seja importante, incentivar o público interno é fundamental. Não se esqueça de promover ações para melhorar o clima organizacional e estimular a construção e manutenção de relacionamentos saudáveis dentro das equipes da empresa.

3. Economia

Muitas pessoas ainda conservam a ideia de que ser sustentável é obrigatoriamente mais caro. Mas essa não é uma verdade absoluta, ok? Pode ser que a compra de xícaras e copos duráveis não saia tão barata quanto a de copos descartáveis no curto prazo, mas, pensando mais para frente, os valores se invertem. Investir em práticas sustentáveis faz com que a cultura organizacional também seja alterada, motivando os funcionários a desperdiçar menos.

Além desse tipo mais óbvio de economia, também vale a pena se informar a respeito dos benefícios fiscais que o governo tem oferecido para as empresas que adotam práticas sustentáveis tanto ambientais quanto sociais.

4 práticas sustentáveis para adotar na sua empresa

Ao contrário do que muita gente pensa, a adoção de práticas sustentáveis na empresa não precisa ser difícil! Se você nunca pensou direito nisso, mas quer começar a partir de agora, saiba que há algumas práticas bem simples que podem ser adotadas sem grandes dificuldades. Falamos melhor sobre elas nos tópicos a seguir. Veja!

1. Elimine o uso de copos descartáveis

Os copos descartáveis ganharam um espaço enorme na vida moderna com a promessa de praticidade. Como individualmente eles parecem ser baratos e inofensivos, quase ninguém questionava demais sua presença. Afinal, eles poderiam ser facilmente reciclados, não é mesmo? Mas não é bem por aí.

São diversos os motivos existentes para você se empenhar em eliminar os copos plásticos da rotina empresarial, que vão desde a economia a médio prazo que o custo recorrente da compra de suprimentos descartáveis gera para a empresa, até a economia de água utilizada para sua produção, bem como a diminuição da poluição dos oceanos, entre tantos outros.

2. Forneça um kit lixo zero para os funcionários

Também em ascensão, o movimento lixo zero prega a possibilidade de se ter uma vida sem gerar lixo, causando assim o menor impacto ambiental possível para o planeta. Levar essa ideologia para dentro da sua empresa pode não ser uma das tarefas mais simples do mundo, mas nada o impede de usar alguns conceitos para aplicar positivamente no negócio.

O kit lixo zero contém os seguintes itens:

- 1 jogo de talheres reutilizáveis;
- 1 canudo reutilizável + escovinha para higienização;
- 1 guardanapo de pano;
- 1 copo retrátil.

Tudo isso pode ser guardado em um estojo para que seja facilmente carregado dentro da bolsa, na pasta, no carro. E é claro que o logo da empresa deve marcar presença, lembrando sempre do compromisso da marca com a sustentabilidade.

3. Promova confraternizações regularmente

Você já parou para pensar que passamos mais tempo no trabalho que na nossa própria casa? É imprescindível, portanto, que o ambiente profissional seja agradável e saudável, permitindo que os colaboradores se sintam motivados para trabalhar melhor. Pensando nisso, que tal promover confraternizações regulares entre os membros da equipe?

As opções são inúmeras, indo desde happy hours rápidos após o horário do expediente até eventos totalmente patrocinados pela empresa, como um dia em um sítio ou em uma chácara para que os funcionários também possam levar seus familiares. Aqui entra a sustentabilidade social sobre a qual falamos brevemente.

4. Seja de fato sustentável

Por já terem percebido os impactos positivos da sustentabilidade empresarial, muitos negócios têm investido em diversas ações com o intuito de receber a devida publicidade em troca. O problema surge quando as práticas da organização não estão em concordância com a sua publicidade.

O mercado, inclusive, criou o termo greenwashing ou "maquiagem verde", para identificar as corporações que buscam se aproveitar do título de sustentáveis, sem de fato, exercerem tais preceitos em seus serviços ou produtos, enganando o consumidor.

Se você gostou do nosso texto, não deixe de ler também este e-book sobre a importância do consumo consciente e como colocá-lo em prática!

Consumo Consciente Entenda A Importancia E Saiba Como Colocar Em Pratica Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.