Meu Primeiro Carro

Carta de crédito para carro: entenda por que é uma boa opção para a compra

Veja como a carta de crédito para carros funciona e quais são suas vantagens!

O consórcio é uma das melhores opções para adquirir o seu veículo sem comprometer a sua vida financeira. Essa modalidade de compra permite que você adquira seu bem utilizando uma carta de crédito para carro.

Preparamos este post para explicar tudo sobre a carta de crédito e mostrar como ela pode ser a opção que você procurava para comprar o seu veículo. Além disso, mostraremos o que deve ser levado em consideração na hora de contratar um consórcio. Boa leitura!

O que é uma carta de crédito?

Antes de tudo, é importante entender um pouco mais sobre o funcionamento do consórcio. Quando você entra em um, compra uma cota e se torna parte de um grupo de pessoas que tem um interesse comum em adquirir um bem ou serviço. A partir daí, realiza pagamentos mensais, estipulados de acordo com o plano contratado.

Os recursos das parcelas são reunidos para formar um fundo comum, do qual sairão os valores das cartas de crédito, um instrumento financeiro que constitui o valor necessário para a aquisição do bem desejado. Se uma pessoa participa de um consórcio estipulado em R$200 mil, por exemplo, a carta de crédito corresponde a esse valor.

As contemplações acontecem durante as chamadas assembleias, eventos nos quais um ou mais participantes são contemplados, por meio de sorteio ou da oferta de lances — falaremos mais sobre esse ponto adiante.

Carta de crédito para comprar carro vale a pena?

A grande vantagem da carta de crédito é que ela fornece grande poder de negociação para os participantes de um consórcio. Como podemos equipará-la a um pagamento realizado à vista, o contratante passa a contar com maiores chances de conseguir descontos e benefícios na hora de fazer a compra do seu veículo.

Podemos destacar, ainda, outros diferenciais significativos. Um deles é que não é necessário dar uma quantia como forma de entrada, ou seja, o valor do bem é parcelado integralmente pelo prazo do plano contratado. Outra vantagem é que não há a cobrança de juros, o que existe é a taxa de administração, que geralmente tem um valor bem mais acessível se comparado a outras formas de aquisição parcelada.

Como o consórcio é uma forma de aquisição planejada, caso você já tenha um veículo e pretenda trocar em breve, essa é uma maneira de se preparar financeiramente e fazer a substituição com calma.

Além disso, o poder de compra do consorciado se mantém ao longo do plano, mesmo que haja mudanças no valor do bem. Isso acontece porque são realizados reajustes periódicos, que são estabelecidos em contrato, a fim de manter a carta de crédito suficiente para a aquisição do bem desejado independentemente de quando ocorrer a contemplação.

Por fim, as cartas de crédito podem ser utilizadas para a aquisição de qualquer bem — desde que ele esteja dentro da categoria contratada, como imóvel ou veículo. Isso significa que você tem flexibilidade para escolher a marca e modelo do seu carro de acordo com suas necessidades.

Como conseguir ser contemplado em um consórcio de carro?

Como falado, a contemplação pode ocorrer de duas formas: por meio de sorteio ou pela oferta de lance. No caso do sorteio, o participante é contemplado de forma aleatória, ou seja, conta com a sorte. Já no lance, o consorciado oferta um valor que corresponde a antecipação de parcelas do consórcio, o que é uma forma de aumentar as chances de contemplação. Existem dois tipos de lance: o fixo e o livre.

No lance fixo, o percentual das ofertas já é definido em contrato, como 30% da carta de crédito, por exemplo. Como os participantes dessa modalidade ofertam o mesmo percentual, geralmente é feito um sorteio para definir o contemplado. Vale lembrar que cada administradora pode estipular suas próprias regras.

No lance livre, cada participante oferece o valor que achar mais adequado. Nesse caso, é interessante estudar com cuidado o histórico do grupo para entender qual é o percentual médio oferecido pelos participantes e avaliar as condições de ofertar valores maiores.

Caso não tenha recursos próprios para pagar o lance, é possível utilizar parte do valor da própria carta de crédito para pagá-lo. Isso é conhecido como lance embutido. Assim sendo, ao ser contemplado, o valor recebido virá com esse desconto.

É importante acrescentar que só será necessário pagar o lance caso ele seja o ganhador.

O que considerar ao contratar um consórcio?

O consórcio firmado com uma administradora de credibilidade no mercado tem muitos benefícios. Assim, é essencial pesquisar bem sobre a administradora do consórcio. Isso porque esses profissionais serão os responsáveis por organizar todos os procedimentos ligados ao seu investimento. Dessa forma, é necessário buscar uma opção que transmita segurança durante todo o processo.

No Brasil, esse tipo de negociação é fiscalizada pelo Banco Central (BC). Assim, é possível checar no site do BC se a empresa é confiável e conferir a seriedade do serviço prestado. Além disso, pesquise a reputação da organização no mercado e a percepção por parte dos clientes.

Outro equívoco comum tem a ver com a própria condição financeira do participante. Caso as suas contas não estejam em dia, você pode acabar comprometendo o pagamento das parcelas firmadas em contrato, e a inadimplência compromete a sua capacidade de participar dos sorteios e dos lances. Desse modo, evite uma parcela ou crédito que estejam além das suas possibilidades.

É fundamental, também, identificar promessas enganosas e contratos pouco claros. As empresas não podem garantir a contemplação em um período específico, por exemplo.

Dessa forma, para escolher uma administradora de alto nível, avalie os produtos oferecidos. Busque conhecer os detalhes e as particularidades de cada serviço, verificando as taxas envolvidas em cada parcela e tirando todas as dúvidas específicas com os representantes.

Os profissionais da Racon Consórcios, por exemplo, estão habilitados a esclarecer todas as condições antes de fechar o negócio. Além disso, as condições combinadas nas primeiras conversas são registradas na documentação, o que garante um alto nível de segurança jurídica para os clientes. Desse modo, contar com a empresa pode ser a melhor opção para conseguir uma carta de crédito para carro.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como fazer um consórcio com segurança? Então, aproveite a visita e leia o nosso guia completo sobre o assunto!
Guia Do Consorciado Saiba Como Fazer Um Consorcio Com Seguranca Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.