Meu Primeiro Imóvel

O passo a passo para realizar uma boa vistoria de imóvel

Quer saber o que é preciso para fazer uma boa vistoria de imóveis? Confira o passo a passo que preparamos para você!

A vistoria de imóveis é essencial para garantir que a compra da casa ou do apartamento dos seus sonhos não vire um pesadelo no futuro. Na hora de buscar um lugar para chamar de seu, você certamente criou uma lista de requisitos que deveriam ser atendidos, como número de quartos, área de lazer, vaga na garagem etc. Agora que achou o local ideal para comprar também precisa ser criterioso e ter a mesma atenção a detalhes ao vistoriar o espaço.

Neste post, você conhecerá o passo a passo para realizar uma boa vistoria de imóveis, que inclui os seguintes itens:

- crie um documento para a vistoria;
- tenha em mãos o memorial descritivo;
- tenha atenção às louças;
- verifique as áreas comuns;
- confira as mobílias, portas e janelas;
- analise as instalações elétricas;
- cheque os encanamentos;
- busque por possíveis problemas estruturais.

Continue lendo e confira todos esses passos para vistoriar um imóvel sem erro!

Crie um documento para a vistoria

O primeiro passo para fazer uma boa vistoria de imóvel é criar um documento listando todos os pontos que devem ser avaliados durante a visita ao espaço. Comece pela área externa do condomínio (caso se aplique), com o estado dos espaços comuns, da fachada e da área de lazer. Em relação ao interior da casa ou do apartamento, liste pontos como louças, mobílias, portas, janelas, instalações elétricas e encanamentos.

Quanto mais detalhado o documento, melhor. Ralos, pias, revestimentos e bacias sanitárias também deve ter a sua atenção na hora de vistoriar o seu futuro imóvel. Tenha em mente que descobrir possíveis problemas antes de fechar o negócio pode evitar muita dor de cabeça. Depois de criar o seu documento, imprima ou salve em um lugar de fácil acesso, como seu celular. Assim, você garante que não esquecerá essa checklist tão importante na sua visita.

Tenha em mãos o memorial descritivo

Exigência legal, o memorial descritivo é um documento público, com registro em cartório, que lista todas as informações da construção, como dados da obra, serviços preliminares e etapas da construção.

Com ele em mãos, você, em companhia do engenheiro ou empreiteiro, pode identificar possíveis irregularidades após a entrega do imóvel, assim como o funcionamento de sistemas elétricos, hidráulicos, além de checar se a instalação de pisos, portas e janelas foi feita corretamente.

Tenha atenção às louças

Outro ponto de atenção no processo de vistoria de entrega de imóvel é o estado das louças. Verifique possíveis rachaduras e peças quebradas. Também é essencial analisar a qualidade do material para se certificar de que resistirá ao tempo.

Veja, ainda, se as louças foram instaladas corretamente. Caso não fique satisfeito com essa parte do imóvel, considere fazer a substituição antes de se mudar, negociando com a construtura ou o proprietário, além de comunicá-los de qualquer problema.

Verifique as áreas comuns

As áreas comuns e a fachada também devem fazer parte do processo de vistoria. Assim como você avaliou cuidadosamente a localização dos imóveis e seus arredores antes de optar por sua aquisição, avalie com atenção esses pontos antes de assinar o contrato.

O estado de conservação da pintura, possíveis rachaduras nas paredes e os aspectos gerais devem ser analisados. No caso de apartamentos, faça uma avaliação da portaria, dos jardins e da conservação das áreas de lazer, como salão de festa, piscina e parquinho infantil. Casas também merecem o mesmo cuidado. A fachada pode indicar problemas difíceis de serem resolvidos, como danos estruturais e infiltrações.

Confira as mobílias, portas e janelas

O próximo passo na vistoria de imóvel é avaliar o estado das mobílias, portas e janelas. Veja se os móveis, como armários dos quartos, da cozinha e dos banheiros, estão em bom estado. Verifique possíveis rachaduras ou problemas para abrir e fechar as portas.

O estado das janelas e portas também deve ser analisado. Verifique se há algum desgaste natural do material ou problemas como cupins e umidade. Portas empenadas são comuns. Por isso, teste para verificar se todas estão fechando direito ou se precisam de reparo.

Analise as instalações elétricas

A vistoria de imóveis prevê ainda a análise das instalações elétricas do espaço. Caso o imóvel não seja novo, verifique com o proprietário qual foi a última vez que o sistema foi modernizado e qual é o real estado do quadro de luz. Analisar a voltagem e os espelhos das tomadas é outro ponto de atenção.

Leve o carregador de celular e plugue o aparelho para testar se todas as tomadas estão funcionando como deveriam. Além disso, essa é uma boa oportunidade de mapear onde gostaria de criar novos pontos para já ter isso definido ao chamar um eletricista.

Cheque os encanamentos

A avaliação dos encanamentos de gás e água também faz parte do processo de vistoria de imóveis. Confira se os canos foram modernizados ou se ainda são de ferro, no caso de casas ou apartamentos antigos. Caso o imóvel não tenha passado por reformas, é possível que você tenha a hidráulica comprometida, o que pode levar a problemas como infiltrações, entupimentos e vazamentos. Abrir as torneiras, o chuveiro e dar a descarga é uma forma de verificar a pressão da água e se ela está descendo como deveria.

A tubulação de gás é outro ponto. Veja se ela é nova ou antiga e confira se o imóvel já conta com gás natural. Teste também aquecedores e veja se a instalação foi feita corretamente, em lugares seguros.

Busque por possíveis problemas estruturais

Rachaduras e manchas nas paredes também não podem passar em branco. Muitas vezes, elas indicam problemas estruturais no imóvel, como vazamento ou infiltração. Por isso, não só avalie como documente pontos escuros no teto e nas paredes ou qualquer superfície que tenha marcas ou rachaduras para resolver os problemas antes de comprar a casa.

Um dos erros cometidos por quem não tem experiência com o mercado imobiliário é negligenciar a etapa de vistoria de imóveis. Não cometa esse equívoco! Fazer uma análise completa do local antes de fechar a compra é essencial para evitar problemas no futuro, como instalações elétricas comprometidas ou problemas estruturais graves. Siga as nossas dicas e faça uma vistoria impecável.

Caso identifique algo em desacordo durante a vistoria de imóveis, comunique imediatamente à construtora, imobiliária ou proprietário. Mesmo um problema aparentemente simples, como um piso desnivelado, deve ser reportado, de preferência, por e-mail para fins de registro.

Está interessado em comprar o seu primeiro apartamento ou casa? Então, baixe o nosso e-book e fique por dentro de tudo o que você precisa saber sobre consórcio de imóveis!
Consorcio De Imoveis Tudo Que Voce Precisa Saber Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.