Quanto dar de lance para ser contemplado no consórcio? Veja as dicas!

Dar um lance ajuda a adiantar a contemplação no consórcio. Saiba avaliar o melhor valor e momento para dar esse passo!
  • Atualizado em August 19, 2025
  • Publicado em May 4, 2018
  • Consórcio

Saber quanto dar de lance para ser contemplado, bem como conhecer as formas de contemplação, é fundamental para quem tem em vista investir em um consórcio.

A contemplação em consórcio ocorre mensalmente e é financiada pelas contribuições dos consorciados para o fundo comum do grupo.

Para ser contemplado mais rapidamente no sorteio, uma das principais formas é oferecer um lance. Isso porque permitem ao consorciado a tentativa de antecipar a contemplação, mesmo sem ter o valor integral para ofertar.

Além disso, aqueles meses em que há menos participantes em busca da contemplação, pode ser uma boa oportunidade para buscar dar um lance.

E se você busca mais informações sobre como funciona o consórcio, quanto dar de lance para ser contemplado, se vale a pena dar lance em consórcio, dentre outras dicas, continue a leitura!

O que é consórcio?

O consórcio é uma modalidade de compra que permite adquirir bens ou serviços por meio de autofinanciamento. Através desse método, grupos de pessoas se reúnem e contribuem para formar um fundo comum.

Atualmente, existem diversos tipos de consórcio — os mais populares são os de automóveis, imóveis e serviços.

Para serem contemplados mais rapidamente, os consorciados podem oferecer lances nos momentos oportunos, além de acompanhar o valor oferecido pelos demais participantes para, dessa forma, fazer um planejamento estratégico.

Como funciona o consórcio?

O consórcio funciona como uma espécie de poupança coletiva que capitaliza um fundo comum do grupo em benefício dos contratantes.

Trata-se de uma alternativa de compra planejada e sem pagamento de juros, a fim de permitir a aquisição de bens por meio de autofinanciamento.

Os grupos de consórcio são formados por uma quantidade limitada de integrantes, que se reforçam com parcelas para a poupança coletiva.

A contemplação, que é a liberação da carta de crédito para a aquisição do bem desejado, pode ocorrer por meio de sorteio ou lance.

Nesse sentido, a contribuição das parcelas de cada consorciado forma o fundo comum do grupo, de onde sai o valor necessário para as contemplações, que acontecem mensalmente no consórcio.

Desta forma, o consórcio é uma modalidade de acesso à compra de bens e contratação de serviços, baseada no autofinanciamento, ou seja, no uso de recursos dos próprios participantes dos grupos.

Por que o consórcio é um bom negócio?

Existem diversos motivos que fazem do consórcio um bom negócio, mas, antes de especificá-los, vamos falar um pouco mais sobre o que é o consórcio.

O consórcio é uma modalidade de crédito diferente, pois se baseia no autofinanciamento. Assim, todos os participantes de um grupo fazem contribuições mensais para formar um fundo comum.

Esse valor arrecadado mensalmente é usado para contemplar um ou mais participantes. Ou seja: todos os meses, um ou mais consorciados têm acesso à carta de crédito com o valor necessário para a compra do bem.

Além disso, podemos citar outros benefícios do consórcio, como listamos abaixo.

Poupança planejada

Um dos principais motivos que confirmam que o consórcio é um bom negócio é que pode ser associado a uma poupança planejada.

Em outras palavras, o consórcio é uma excelente opção para quem quer acumular o valor necessário para adquirir um serviço ou bem (imóvel ou móvel), mas tem dificuldade para guardar um valor mensal por conta própria.

Economia compartilhada

Outro motivo que faz do consórcio um grande atrativo para muita gente é o conceito de economia compartilhada.

Afinal, você conquista os seus objetivos com o seu próprio dinheiro e com o montante formado pela contribuição de todos do grupo, em vez de usar os recursos de um banco, como acontece em casos de empréstimos e financiamentos.

Ausência de juros

Outro lado positivo do que falamos no tópico acima é que você se livra da necessidade de pagar juros altos, que se convertem em uma dívida pesada.

Ao aderir ao consórcio, é preciso pagar uma taxa administrativa, um valor que corresponde à remuneração da administradora pelos seus serviços de gestão e gerenciamento prestados aos consorciados.

Essa taxa de administração geralmente tem um valor bem mais acessível quando comparado a outras formas de aquisição parcelada.

Não é à toa que muita gente prefere adquirir uma cota para garantir o seu imóvel novo. A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC) divulgou a existência de 915 mil participantes ativos em abril de 2019 apenas no segmento imobiliário.

Existem outros bons motivos para fazer um consórcio, como a flexibilidade de pagamento, a diversidade de planos disponíveis e a possibilidade de adequar as parcelas mensais ao seu bolso.

Mesmo assim, algumas pessoas preferem observar o lado negativo da modalidade — a espera pela contemplação. Se esse é o seu caso, continue a leitura que contaremos como você pode tentar antecipar a contemplação no consórcio.

Como funciona o lance no consórcio?

O lance no consórcio é uma oferta que o consorciado faz para tentar antecipar a sua contemplação.

É como se fosse uma oportunidade de "pular a fila" e adiantar a conquista do seu bem, seja um carro, uma casa ou qualquer outro investimento.

Conheça abaixo alguns dos principais tipos de lances do consórcio.

Lance fixo

O lance fixo no consórcio é uma categoria na qual a administradora estipula um valor fixo, correspondente a um percentual predeterminado do valor da carta de crédito,e todos os consorciados podem oferecer o mesmo valor de lance.

Para definir um vencedor, o administrador estabelece critérios, como, por exemplo, incluir um sorteio apenas entre os participantes que ofereceram o lance.

Caso aconteça algum empate, as regras para desempatar são previamente previstas no contrato de adesão.

Nesse caso, oferecer um lance fixo pode ser uma estratégia interessante para os consorciados, uma vez que eles têm uma ideia clara de valor que precisa ser oferecido para concorrer.

Lance livre

Um lance livre no consórcio é uma modalidade na qual cada participante tem a liberdade de definir o valor que deseja oferecer como lance, em um limite previsto no contrato.

Nessa modalidade, o consorciado que oferece o maior lance no grupo é o vencedor. Em caso de empate, as regras de desempate previamente previstas no contrato de adesão são aplicadas.

Oferecer um lance nessa categoria pode ser vantajoso para quem busca a flexibilidade de definir o valor do lance conforme a sua disponibilidade financeira e estratégia para aumentar suas chances de contemplação.

Lance embutido

O lance embutido no consórcio é uma opção oferecida por alguns administradores, que permite ao consorciado utilizar uma parte do valor da carta de crédito como lance.

Por exemplo, se um consorciado possui uma carta de crédito de R$ 100.000 e o administrador permite o lance embutido de até 30%, ele poderá oferecer um lance de até R$ 30.000, com parte do valor que já está disponível.

Essa modalidade oferece praticidade e agilidade, aumenta suas chances de ser contemplado mais cedo e acelera o processo de aquisição do bem.

O lance embutido é uma opção prática e acessível a todos os participantes de um consórcio, pois oferece igualdade de oportunidades a todos os consorciados.

Como funciona a contemplação no consórcio?

A contemplação no consórcio pode ocorrer por sorteio ou lance, sendo o momento em que o consorciado tem a oportunidade de utilizar uma carta de crédito para adquirir o bem desejado, como, por exemplo, um imóvel, veículo ou serviço.

Nesse caso, o contemplado deverá seguir os trâmites especificados pelo administrador do consórcio para a utilização da carta de crédito, que incluem a entrega da documentação necessária e a análise de crédito.

Uma vez aprovado a documentação, o consorciado utiliza uma carta de crédito para a aquisição do bem desejado.

Veja mais detalhes sobre como funciona a contemplação por sorteio ou lance:

Sorteios mensais

Mensalmente, no mínimo um consorciado é sorteado para receber a carta de crédito e, assim, adquirir o seu bem.

Vale lembrar que, mesmo após ser contemplado, é necessário dar continuidade aos pagamentos das parcelas. Esse valor subsidiará a aquisição para os outros membros do grupo, nas assembleias seguintes.

Para ter direito de participar do sorteio, só é necessário estar com os pagamentos das parcelas em dia.

Oferta de lances

Os lances são ofertados previamente à realização da assembleia. Eles aumentam exponencialmente as chances de o consorciado ter acesso antecipado à carta de crédito.

Geralmente, são contempladas as cotas que oferecerem os maiores lances. Entretanto, nesse quesito, as particularidades do contrato de cada grupo devem ser observadas.

Isso acontece porque as contemplações são pagas com o dinheiro do fundo comum. Então, antes de definir qual (ou quais) lance será contemplado, é necessário avaliar os recursos do grupo.

O que levar em consideração ao dar um lance no consórcio?

Agora que você já sabe que pode, sim, tentar antecipar a sua contemplação no consórcio, preparamos algumas dicas sobre como determinar o valor ideal de lance.

Porque, como dito antes, não é nenhuma oferta que é contemplada. Continue a leitura e descubra em que é preciso estar atento para ofertar um lance eficiente.

Histórico do grupo

Conhecer o histórico do grupo também é um passo importante. Ao avaliar a quantidade e o valor médio dos lances ofertados anteriormente, você pode se preparar melhor para fazer uma boa oferta. Afinal, quem deu lance? Qual foi o valor ofertado? Quantas pessoas foram contempladas?

Assim, você também evita ofertar um lance alto demais que possa prejudicar suas finanças.

Assembleias do consórcio

Acompanhar as assembleias é um fator determinante para o sucesso do seu lance.

Nesse momento, é possível entender o tamanho do seu grupo, o comportamento dos outros consorciados e, principalmente, compreender as regras.

FGTS

Considere utilizar o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como lance no seu consórcio imobiliário. Essa ação não vai comprometer as suas finanças mensais e poderá antecipar a concretização do seu sonho da casa própria.

Ou seja, para determinar o valor ideal de lance para ofertar no seu grupo de consórcio é importante observar, tomar notas e planejar.

Atenção ao calendário

O calendário também pode reservar boas surpresas. Perceba se no final do ano há mais lances — ou lances de valores maiores —, incrementados pelo 13º salário dos participantes, por exemplo.

Se for o caso, prepare-se para fazer uma oferta em datas menos concorridas, como os meses de janeiro a março, já que o primeiro trimestre do ano é conhecido pelo acúmulo de tributos e outras despesas extraordinárias, como a matrícula e o material escolar.

Como saber quanto dar de lance para ser contemplado no consórcio?

O valor médio de um lance de consórcio pode variar significativamente, dependendo do grupo de consorciados e do tipo de consórcio. Em geral, o valor do lance costuma ser uma porcentagem do total da carta de crédito.

Por exemplo, em um consórcio imobiliário com um imóvel estimado em R$ 200.000, o valor do lance fixo poderia ser de R$ 60.000.

No entanto, para saber quanto dar de lance no consórcio, é importante avaliar o valor disponível para investir e as regras do grupo.

Além disso, é importante verificar as condições que determinam um lance vencedor e os valores mínimo e máximo de lance estabelecido pelo grupo.

Isso porque, ao compreender as modalidades de lance e as práticas do grupo, é possível decidir mais embasamento sobre o valor que deve ser oferecido.

Vale a pena dar lance para ser contemplado no consórcio?

Como uma estratégia para antecipar a contemplação e adquirir o bem desejado mais rapidamente, dar lance para ser contemplado no consórcio pode valer a pena por diversos motivos.

No entanto, oferecer um lance em um consórcio depende de diversos fatores, incluindo as condições financeiras do consorciado e as regras do grupo.

Desse modo, é importante considerar o impacto financeiro do lance e avaliar se o valor oferecido não compromete as finanças pessoais.

Além disso, é interessante conversar com as assembleias para entender as práticas do grupo e aguardar alguns meses para analisar a média de lances oferecidos, a fim de decidir com mais propriedade.

Em resumo, a decisão de oferecer um lance em um consórcio pode valer a pena, mas deve ser cuidadosamente ponderada, considerando as condições individuais e as práticas do grupo.

Se você ainda está pensando em fazer um consórcio, agora que já sabe das dicas sobre quanto dar de lance para ser contemplado, por que não fazer o seu consórcio agora mesmo?

Faça uma simulação com parcelas que cabem no seu bolso, e fique cada vez mais perto do seu objetivo!
cta-simule-seu-consorcio
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
monetization_on
Consórcio

O que é consórcio náutico? Veja como comprar um barco!

monetization_on
Consórcio

Quitação de consórcio: como funciona? Quais as vantagens?

monetization_on
Consórcio

Parcelas do consórcio: como calcular e planejar gastos?