Infográfico

Passo a passo: veja como fazer uma transferência de veículo

Comprou ou vendeu seu veículo e não sabe os detalhes da transferência? Saiba como realizar o processo neste infográfico.

Passo A Passo Veja Como Fazer Uma Transferencia De Veiculo

Fazer a transferência de seu veículo é um processo simples! Você mesmo pode fazer. Descubra tudo o que precisa aqui!

Preencha o recibo de compra e venda

O primeiro passo é preencher o recibo de compra e venda que oficializa a transação. Comece o processo por esse documento!

Autentique a assinatura dos envolvidos

Depois disso, é necessário que o vendedor e o comprador compareçam ao cartório para reconhecer firma das assinaturas no verso do CRV, oficializando a venda do veículo.

Faça o pagamento da taxa de transferência

Obtenha uma guia com o Detran do seu estado, pague a taxa de transferência e certifique-se de que não existem outras pendências, como falta de pagamento do IPVA ou multas.

Leve o veículo para a vistoria do Detran

Verifique com o Detran quais empresas fazem a vistoria do veículo e leve-o até uma delas para obter o laudo que será exigido na transferência.

Separe a documentação necessária

A próxima etapa é preparar a documentação: CRV, CRLV, laudo da vistoria e formulário do RENAVAM, além de CPF, comprovante de residência e RG dos envolvidos.

Faça o procedimento de transferência do documento

Leve os documentos ao Detran do seu estado, junto da guia da taxa de transferência paga, e faça o requerimento da transferência de veículo.

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer a transferência de veículo? Acesse nosso artigo que trata desse tema e possui mais detalhes sobre esse processo. 

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.