Meu Primeiro Imóvel

Quando investir em terrenos pode ser um bom negócio?

Buscando onde investir? Veja como os terrenos podem ser um bom negócio e os cuidados para fazer um investimento seguro.

Ao realizar um investimento, sempre surgem dúvidas de quais são as melhores opções. Para fazer uma boa escolha, é necessário levar em conta o valor disponível e o tempo que o investidor pretende aguardar até receber um retorno.

No entanto, o mercado imobiliário é sempre uma boa possibilidade para quem busca fazer negócios sem grandes riscos. E a compra de terrenos tem atraído cada vez mais interessados, em decorrência dos custos mais baixos tanto de investimento inicial quanto de manutenção.

Neste post, vamos discutir se investir em terrenos é um bom negócio ou não e sobre o que fazer para evitar problemas. Acompanhe!

5 cuidados que devem ser tomados antes de investir em terrenos

Investir em terrenos é um bom negócio, porém, como em qualquer outro investimento, é preciso ficar atento a alguns cuidados antes de tomar qualquer decisão. Nos tópicos seguintes falamos um pouco mais sobre cada um deles.

1. Pesquise bastante

Parece uma dica clichê, no entanto, muitas pessoas se deixam levar pelo calor do momento ou pelo papo do vendedor e acabam pulando essa etapa básica.

Faça uma pesquisa ampla sobre o local, os vizinhos, o acesso, a infraestrutura e, principalmente, sobre o valor médio dos terrenos similares ao que você está interessado naquela região. Assim, você poderá tirar suas dúvidas e ter certeza de que o preço cobrado é justo.

2. Visite o local

Nós sabemos que fotos bem tiradas podem fazer milagres. Portanto, para que a compra do seu terreno seja um sucesso, não deixe de visitar o local e conferir se o que foi anunciado realmente corresponde com a realidade.

Se possível, visite a região em diversos horários e opte por ir sozinho algumas vezes, para que você possa fazer a sua própria análise sem ser pressionado pelo vendedor.

3. Analise a documentação

Se você gostou do preço e da localização, é hora de aprofundar ainda mais a sua pesquisa partindo para a parte burocrática. Vá até a prefeitura e verifique se o terreno está regular, se a área em que ele se encontra é de utilidade pública ou interesse social, a fim de evitar futuras desapropriações.

Além disso, busque certidões tributárias que confirmem que não há nenhuma dívida pendente de IPTU ou qualquer outra taxa. No cartório de imóveis, solicite uma certidão negativa de ônus e alienação que certifique a inexistência de pendências ou restrições, como usufruto ou hipoteca.

Também não esqueça de tirar a matrícula atualizada do lote para conferir o registro, nome do proprietário e as medidas do terreno.

4. Pesquise sobre o proprietário

Para que a compra do seu terreno seja um bom negócio, a pesquisa não deve ser apenas sobre o bem, mas também a respeito do proprietário. É importante verificar se na Justiça Estadual, Federal ou Trabalhista consta alguma ação no nome do dono do lote que possa oferecer riscos à compra.

Caso você encontre alguma informação ruim ou fique desconfiado, consulte um advogado, para que ele possa lhe assessorar melhor.

5. Verifique as características do terreno

Além do tamanho do terreno, é fundamental que você conheça outras características que podem influenciar diretamente em sua valorização. Confira as principais, a seguir.

Topografia

A topografia do terreno é de extrema importância no momento da compra. Isso porque se existir um aclive ou declive muito acentuado, os custos para nivelá-lo podem ser bem altos — o que causará um impacto negativo no momento da construção.

Dimensões do terreno

É essencial avaliar as dimensões do terreno antes de comprá-lo para ter certeza de que uma construção na propriedade não se tornará um problema. Tome cuidado especialmente com os espaços alongados, angulares e disformes, pois eles podem dificultar a construção de um imóvel padrão.

Condições climáticas

Assim como avaliamos se um apartamento recebe mais luz solar de manhã ou à tarde, devemos fazer o mesmo ao buscar um terreno. É importante pedir a orientação de especialistas para identificar como a área fica sob a exposição de sol, vento e chuva — condições importantes que podem afetar a construção.

4 motivos que provam que investir em terrenos é um bom negócio

Se você ainda está na dúvida se o investimento em terrenos é um bom negócio, elencamos abaixo 4 motivos para ajudá-lo a se decidir.

1. Valorização

Terrenos costumam valorizar mais do que casas ou apartamentos, principalmente se estiverem localizados em uma área em crescimento. Portanto, nunca deixe de avaliar o entorno.

2. Flexibilidade

Você pode investir em um terreno para construir um imóvel, morar, alugar ou vender. Além disso, é possível esperar a valorização da propriedade e revendê-la com uma boa margem de lucro.

3. Personalização

Pode ser que sua intenção seja adquirir um terreno para construir um imóvel. Nesse caso, você terá uma liberdade de escolha maior do que se optasse por uma casa já pronta. Isso porque, ao construir um imóvel do zero, é possível elaborar um projeto personalizado e que atenda as suas necessidades.

4. Segurança

Investir em terrenos é um bom negócio porque essa ação traz segurança ao seu patrimônio. Com um lote registrado em cartório e todos os impostos devidamente pagos, você dificilmente o perderá, como já aconteceu com alguns brasileiros no passado, com os ativos depositados na poupança.

Como investir em terrenos

Se você se interessou em investir em terrenos, mas ainda não sabe como fazer isso, fique tranquilo: nós vamos ajudá-lo. Em primeiro lugar, é necessário avaliar quanto você tem para investir. Caso disponha de todo o valor para realizar a compra, não se esqueça de seguir os cuidados que listamos anteriormente para evitar problemas.

Se você ainda não tem dinheiro para fazer uma compra à vista, mas quer começar a planejar o seu investimento, saiba que pode fazer isso adquirindo uma cota de consórcio de imóveis.

Antes de procurar uma administradora de confiança, tenha uma ideia do valor do terreno que você pretende adquirir, levando em consideração tamanho, localização e infraestrutura. Depois, verifique as opções de grupos disponíveis e escolha aquele que melhor se encaixa na sua realidade.

Agora que você já sabe que investir em terrenos é um bom negócio, não deixe de ler nosso eBook sobre consórcio de imóveis. Nele, explicamos tudo sobre o assunto!

Consorcio De Imoveis Tudo Que Voce Precisa Saber Artigo

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.