Adquirir um imóvel e realizar o sonho da casa própria é um dos principais objetivos de muita gente. Porém, nem todo mundo consegue alcançá-lo de imediato, devido aos altos custos e juros. Contornar esses desafios é um dos motivos para fazer um consórcio de casa.
Em outras palavras, entrar em um grupo para se autofinanciar com planos gerenciados por uma administradora especializada e com condições flexíveis de pagamento.
No final, fica bem mais fácil comprar um cantinho para chamar de seu, ao mesmo tempo em que investe com moderação e, finalmente, deixa de pagar aluguel.
Quer aprender como contratar um serviço do tipo? Continue por aqui para descobrir todos os detalhes a respeito do assunto e descobrir se o consórcio da casa própria realmente é a melhor opção para você!
O que é o consórcio de casa?
O consórcio de casa funciona como qualquer outro existente: um grupo de pessoas com um interesse em comum, nesse caso, a aquisição de um imóvel próprio, se junta para pagar um determinado valor durante um período pré-estabelecido.
A cada mês, um ou mais integrantes do consórcio são contemplados com a carta de crédito, no valor equivalente ao crédito à vista, para fazer a compra da casa. A administradora é responsável por esse repasse, assim como por controlar toda a arrecadação.
A contemplação acontece nas assembleias mensais e pode ocorrer por sorteio ou lance, que possibilita antecipar o repasse da carta de crédito.
Durante o período de consórcio, qualquer participante pode ofertar lances. Se o lance for aceito, será possível antecipar a contemplação e ter acesso à carta de crédito mais rapidamente.
Para completar, quem quiser pode usar o FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) para dar os lances. O maior lance ofertado é o contemplado.
É bem fácil entender o que é o consórcio de casa, não é verdade? Antes de comprar uma cota, contudo, lembre-se de que você precisa ter a certeza de querer fazer uma compra a longo prazo.
Isso porque não há uma data certa para você ser contemplado, já que você pode ser contemplado a qualquer momento no prazo do grupo. Além disso, você deve ter condições financeiras para arcar com as parcelas até o final do compromisso.
Como funciona o consórcio de casa?
Todo mês, os participantes pagam uma parcela referente à sua participação, conforme o que foi definido na contratação do plano. Até o encerramento do consórcio, uma pessoa é contemplada a cada mês com o valor da carta de crédito.
Os integrantes têm chances e condições iguais de contemplação, então ninguém tem mais vantagens em relação aos demais.
As parcelas chegam até sua casa via boleto bancário e é possível pagá-las em instituições bancárias ou em caixas eletrônicos. Vale destacar que o valor cobrado engloba:
- taxa de administração;
- fundo comum — valor que todos os participantes do grupo pagam;
- seguro — cobrado para garantir que as parcelas sejam quitadas em caso de desistência ou morte do segurado;
- fundo reserva — uma forma de proteger todos os participantes de inadimplências.
E se você atrasar, o que acontece? Bem, as administradoras costumam estabelecer que o consorciado não contemplado que esteja inadimplente não pode concorrer na assembleia de contemplação e está sujeito ao pagamento de multas e juros.
Adicionalmente, a inadimplência pode levar ao cancelamento da cota. Caso esteja em atraso e seja contemplado, o processo pode ser anulado conforme prazo estabelecido em contrato com a administradora.
Entendeu como funciona o consórcio de casa? Antes de apresentar os motivos que tornam esse serviço tão vantajoso, precisamos explicar quando vale a pena entrar em um consórcio e qual é o perfil ideal dos participantes. Vamos lá?
Quando vale a pena entrar em um consórcio de casa?
Pode valer a pena entrar em um consórcio de casa sempre que você precisar comprar ou reformar uma propriedade sem um prazo definido. Em outras palavras, quando for possível esperar pelas condições mais favoráveis.
Além do mais, o serviço é vantajoso quando o principal objetivo é economizar em longo prazo e ter mais flexibilidade, tanto para escolher o imóvel ideal quanto para pagar as parcelas conforme as suas condições financeiras.
É fácil entender quando vale a pena entrar em um consórcio, concorda? Porém, mesmo assim, esse tipo de serviço não é para todo mundo. Veja a seguir as características ideais para um consorciado.
Qual é o perfil ideal para um consórcio imobiliário?
O perfil ideal para um consórcio imobiliário é de uma pessoa que:
- não tem pressa e pode esperar o tempo necessário para adquirir uma propriedade;
- deseja evitar os juros a todo custo;
- pretende fazer um bom planejamento financeiro antes da compra;
- é disciplinada com as finanças.
Você se encaixa nesse perfil ou, pelo menos, exibe uma dessas características? Então, confira os motivos para fazer um consórcio de casa e, enfim, sair do aluguel!
Quais são os principais motivos para fazer um consórcio de casa?
A lista de motivos para fazer um consórcio de casa inclui fatores como:
- Evitar o acúmulo de dívidas em longo prazo;
- Possibilidade de ganhar descontos por conta do pagamento à vista;
- Reajuste do crédito;
- Ausência de juros;
- Não precisa de entrada;
- Variedade de prazos e planos;
- Possibilidade de acelerar a contemplação;
- Mais facilidade e praticidade.
Veja mais detalhes logo abaixo!
1. Evitar o acúmulo de dívidas em longo prazo
Um dos principais motivos para fazer um consórcio de casa é a possibilidade de evitar dívidas.
Como você tem total liberdade para escolher como quer pagar, acaba por não acumular contas em longo prazo, uma das grandes vilãs de quem deseja construir um futuro financeiramente saudável e assegurar uma moradia estável.
Para complementar a explicação, basta manter as parcelas em dia para não ter que se preocupar com esse tipo de problema, muito comum entre quem deseja sair do aluguel e não consegue.
Além disso, você também tem a consciência de ter uma responsabilidade que afeta todo o grupo, o que funciona como um incentivo a mais para manter os boletos em dia.
2. Possibilidade de ganhar descontos por conta do pagamento à vista
Quer ver outro motivo que faz com que o consórcio seja um bom negócio? A carta de crédito é um instrumento que equivale a dinheiro à vista. Desta forma, você pode negociar com o vendedor e adquirir o seu bem com maior poder de compra.
Aliás, um dos propósitos de quem recorre ao consórcio de casa é justamente esse: conseguir juntar um dinheiro a mais. Assim, a mudança para a casa nova ocorre com maior tranquilidade.
E você ainda pode usar o que economizou para decorar, fazer melhorias e o que mais achar interessante para que o seu lar fique com a sua cara.
3. Reajuste do crédito
O reajuste de crédito se refere a uma correção que a administradora indica previamente no contrato. O procedimento acontece conforme o valor de mercado do bem, no caso o imóvel, aumenta.
Essa revisão é uma prática regular, autorizada pelo Banco Central do Brasil. Portanto, verifique sempre a cláusula contratual antes de assinar uma cota de consórcio.
Na prática, as correções acontecem para que o contemplado não perca o poder de compra em relação ao que foi adquirido. É uma medida que serve para preservar o valor do imóvel, mesmo que haja alterações, o que é normal e está associado a vários fatores.
Por exemplo, se com a inflação na economia, o valor original fosse mantido, é bem provável que a compra do imóvel não pudesse ser feita pelo contemplado. Com o reajuste, a meta é devidamente assegurada.
4. Ausência de juros
O consórcio de casa não tem juros, o que é uma característica extremamente favorável para quem quer fugir das taxas altas praticadas por outras modalidades de compra de imóveis.
O que existe no consórcio é a taxa de administração, que é um percentual fixo sobre a carta de crédito, que é diluído ao longo do prazo de pagamento.
Assim, com parcelas mensais que cabem em seu bolso, o consórcio se configura como uma opção mais econômica para comprar um imóvel. Não se esqueça de verificar as condições junto à administradora para ficar ciente da taxa de serviço de cada cota.
5. Não precisa de entrada
Sabia que não é preciso dar entrada no consórcio de imóvel? Pois é, na contratação você já sabe qual é o valor total, que é parcelado integralmente conforme o valor escolhido na assinatura do contrato.
Sendo assim, essa é a alternativa ideal para quem não tem o montante que deve ser pago ao comprar uma casa por outros meios. É possível, ainda, usar o dinheiro para demais objetivos, como despesas extras de reforma ou transferência.
Muito melhor para a sua organização financeira, não é mesmo? Um detalhe: essa característica não muda de administradora para administradora, então pode ficar tranquilo em relação à sua escolha.
6. Variedade de prazos e planos
As administradoras costumam oferecer uma grande variedade de prazos e planos, para os participantes escolherem o que melhor se encaixa em seu perfil. O que é ótimo, porque você se programa para as parcelas sem pesar nas finanças mensais.
É possível definir, inclusive, o valor das parcelas e a data que deseja pagar os boletos. Caso queira adiantar em algum mês, não há problema.
Essa é uma forma de contribuir para que ninguém prejudique o seu orçamento e ainda é uma maneira de incentivar o consumo responsável de cada participante. Afinal, nada como ter as finanças pessoais sustentáveis, concorda?
7. Possibilidade de acelerar a contemplação
Como já explicamos, você pode ser contemplado de dois jeitos no consórcio de casa: por lance ou sorteio. Quem não quiser esperar a sorte bater, pode ofertar lances.
E alguns consórcios permitem ainda que você use certa porcentagem da carta de crédito como forma de pagamento, em uma ação chamada de lance embutido. Se, por acaso, o lance que ofertou não vença, você não paga a quantia naquele mês.
Então, você pode utilizá-la no mês seguinte, se quiser ofertar o mesmo lance. É muito simples e uma forma de aumentar consideravelmente suas chances de ser contemplado.
8. Mais facilidade e praticidade
Uma importante característica dos consórcios é que os participantes não precisam se preocupar com processos difíceis e desgastantes. Desde a participação até a aquisição, tudo acontece sem maiores complicações.
Em geral, não é necessário comprovar renda para adquirir uma cota. Portanto, quem trabalha informalmente pode participar do consórcio. Ou seja, ninguém precisa adiar o sonho da casa própria!
Adicionalmente, há liberdade suficiente para você adquirir o imóvel que quiser, seguindo todos os seus planos ou de sua família, e encontrando um local confortável e ideal. Enfim, é possível alcançar diversos objetivos de uma só vez!
E então, gostou deste guia completo sobre o consórcio de casa? Agora que você já sabe como funciona e quais são suas principais vantagens, quem sabe não é hora de começar a investir e conquistar o tão sonhado lar doce lar?
Para tanto, veja as dicas práticas de como se planejar e como contratar um consórcio de casa com segurança nos próximos tópicos!
Como fazer planejamento financeiro com consórcio?
Para fazer um bom planejamento financeiro com consórcio, é necessário estabelecer os objetivos. Por exemplo, que tipo de imóvel deseja comprar, qual o valor máximo da propriedade e em quanto tempo pretende pagar.
Também é importante já pensar se vai esperar pela contemplação por sorteios ou se planeja dar lances para aumentar as chances de adiantar o acesso à carta de crédito. Por último, é indispensável organizar as finanças para não atrasar o pagamento das cotas ou comprometer o orçamento do mês.
Como contratar um consórcio de casa com segurança?
O processo para contratar um consórcio de casa com praticidade e segurança envolve:
- a procura por uma boa administradora, que deve ser confiável, flexível e ter autorização do Banco Central para atuar na área;
- escolher o plano que atenda os seus objetivos, tanto no valor da carta de crédito quanto no prazo de pagamento;
- analisar as condições de contratação, como regras para os lances e métodos de contemplação, para não ter nenhuma surpresa durante as assembleias;
- fazer uma simulação e assinar o contrato.
Para finalizar este guia com os motivos para fazer um consórcio de casa, que tal uma dica de administradora que não vai deixar você na mão?
A Racon Consórcios tem anos de experiência e oferece cotas para compra de casas, apartamentos e terrenos e ainda para quem deseja construir ou reformar uma propriedade.
Faça uma simulação e descubra qual é o plano ideal para você!