Quais os carros mais vendidos no Brasil em 2023? Qual comprar em 2024?

Quer conhecer os carros mais vendidos em 2023 e saber quais valem a pena investir em 2024? Então, não deixe de conferir este artigo!
  • Atualizado em December 1, 2023
  • Publicado em December 1, 2023
  • Seu carro

Muitos fatores precisam ser considerados antes de comprar um automóvel. Nesse sentido, estar entre os mais emplacados é um ótimo sinal, pois indica que existe um mercado aquecido em relação aos carros mais vendidos no Brasil em 2023. O que facilita a revenda e oferece baixa depreciação e manutenção mais acessível.

Alguns condutores até gostam de veículos não tão comuns, de marcas menos conhecidas. Porém, certamente, a aquisição de um automóvel já reconhecido é uma segurança econômica que beneficia o proprietário, principalmente se o objetivo for trocar de carro no futuro.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com os carros mais vendidos no Brasil em 2023, os melhores carros para comprar em 2024 e dicas para escolher o ideal e comprá-lo sem enrolar as finanças. Boa leitura!

Quais os carros mais vendidos no Brasil em 2023?

Os carros mais vendidos no Brasil em 2023 foram: Chevrolet Onix; Volkswagen Polo; Hyundai HB20; Fiat Mobi; GM Tracker; Onix Plus; Argo; Renault Kwid; Creta; e Fiat Strada. Com preços bastante variados, assim como os equipamentos oferecidos, todos são considerados bons investimentos pelo seu custo-benefício.

Veja detalhes sobre cada um deles!

Chevrolet Onix

Considerado um dos carros mais vendidos de 2023, o Onix realmente possui um excelente custo-benefício. Além de ter preço mais acessível, é equipado com boa quantidade e itens, como:

  • seis airbags;
  • controles de tração e estabilidade;
  • assistente de rampa;
  • volante multifuncional;
  • câmera de ré com imagem projetada no MyLink
  • tecnologia Easy Entry;
  • motor turbo;
  • rodas de liga leve de 16 polegadas.

Volkswagen Polo

Com o objetivo de substituir o Gol, o VW Polo realmente está com bom desempenho nas vendas, estando entre os mais escolhidos de 2023.

Com visual moderno e atrativo, esse carro se destaca em seus itens e tecnologia:

  • painel de instrumentos digital;
  • ar-condicionado Climatronic Touch;
  • carregamento de celular por indução;
  • volante multifuncional;
  • central multimídia “VW Play”;
  • aplicativo “Meu VW”;
  • quatro airbags (dois dianteiros e dois laterais);
  • controle eletrônico de estabilidade (ESC);
  • sistema de frenagem automática pós colisão
  • distribuidor eletrônico de frenagem (EBD);
  • e muito mais.

Hyundai HB20

No topo da preferência nacional, está o HB20 da Hyundai. Seu motor 1.0 Kappa aspirado tricilíndrico vai de 0 a 100 km/h, entre 9 e 14 segundos.

Ele conquista grande parte do público, com diversas modalidades, devido ao seu bom desempenho e consumo econômico: em geral, faz 12,3 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada com gasolina.

Embora não seja muito confortável para os passageiros que ficam atrás, por causa do pequeno espaço para as pernas, o automóvel apresenta um design atrativo e acabamento sofisticado.

Se você está pensando em comprar um HB20 por meio de uma carta de crédito de consórcio, fique sabendo que o valor da manutenção é bastante reduzido comparado aos concorrentes, o que também inclui o seguro auto.

Ele também oferece bons equipamentos, como central multimídia com tela de oito polegadas, seis airbags, carregador sem fios para smartphones, aplicativo etc.

Fiat Strada

O Strada consagrou a Fiat como uma das montadoras líderes do mercado.

Essa picape é equipada com motor 1.3 Firefly de 109 cv, que garante boa potência para transitar em cidades e estradas. Outro diferencial é a possibilidade de estender a cabine, o que convence a maioria dos compradores.

Além disso, o veículo faz 12,2 km/l com gasolina no perímetro urbano. Já na pista, o Strada faz 13,8 km/l. Portanto, é uma das picapes mais econômicas da atualidade — e esse deve ser um dos motivos para seu favoritismo.

O design parrudo também agrada aos motoristas que querem ter um veículo estiloso para os momentos de lazer. Por fim, ele vai de 0 a 100 em apenas 12,2 segundos. Tentador, não é?

GM Tracker

Para conquistar uma fatia de um dos mercados mais concorridos, a GM atualizou totalmente o Tracker com considerável êxito. Seu visual é bastante chamativo, com contornos que transmitem robustez. Na parte interna, o design moderno destaca os componentes tecnológicos.

O bagageiro tem capacidade total de 393 litros, o que faz dele um modelo ideal para uso em família, principalmente em viagens.

O veículo vem com controle de tração e estabilidade, direção elétrica, conexão 4G Wi-Fi, central multimídia e seis airbags.

Fiat Argo

Aparência encantadora — esse é o primeiro fator que evidencia a possibilidade de adquirir o Fiat Argo. É, também, um dos motivos que explicam seu sucesso no mercado de novos e usados.

O Argo apresenta linhas laterais com desenhos fortes e elegantes. E tudo isso reflete no seu interior, que prioriza conforto e ótima ergonomia.

Um diferencial tecnológico é o recurso Tilt Down, que ajusta o retrovisor assim que a ré é acionada, a fim de facilitar a baliza. Vem com uma central multimídia de 7 polegadas, que faz espelhamento com aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

Por fim, a eficiência econômica também chama atenção: o Argo vem equipado com um motor 1.0 que faz 14,3 km/l no perímetro urbano e 15,2 km/l nas rodovias, quando abastecido com gasolina.

Hyundai Creta

O Hyundai Creta é um automóvel popular e espaçoso, para quem gosta de levar muitos objetos — seu porta-malas tem capacidade para 432 litros. Quanto ao motor, ele vem equipado com um 1.6 aspirado que faz 132 cv de potência, garantindo boa performance. Existe, ainda, a versão 2.0, que entrega até 165 cv.

Conforto e segurança também estão entre os maiores atributos do Creta, que conta com assistente de partida em rampa, controle de tração, seis airbags, bancos em couro e um excelente isolamento acústico. Por fim, apresenta um acabamento interno refinado e de alto nível.

GM Onix Plus

Essa é a versão sedan do Onix compacto. A vantagem desse modelo é a maior capacidade do bagageiro: são 477 litros, contra os 302 litros da versão hatch. A diferença pode parecer pouca, mas ao encarar destinos longos com crianças pequenas, o espaço extra será bastante necessário para levar carrinho e mochilas.

É um dos veículos mais bonitos da categoria, integrando linhas cuidadosamente desenhadas com traços modernos, como lanternas e faróis em LED.

O Onix Plus é o grande inimigo dos postos de combustível, pois corre muitos quilômetros sem precisar reabastecer — faz 12,3 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada. Tudo graças ao motor 1.0 turbo, que conta com 115 cv de potência e torque de 16,7 kgfm.

Renault Kwid

Assim que lançado, em 2017, o Renault Kwid já conquistou os brasileiros. Conforto, custo-benefício e uma boa altura em relação ao solo são pontos positivos para quem busca um veículo compacto e, ao mesmo tempo, resistente na hora de dirigir.

O motor também é potente para a categoria: corresponde ao 1.0 Sce tricilíndrico, com 12 válvulas e duplo comando de válvulas. Sua potência chega a 71 cv e 9,7 kgfm de torque.

Sua versão de entrada já vem com airbags (frontais e laterais), indicadores de troca de marcha, dois Isofix e rodas de 14 polegadas.

As versões mais completas trazem ar-condicionado, direção elétrica, câmera de ré, rádio com Bluetooth, retrovisor elétrico e outras ferramentas tecnológicas. O Kwid é uma ótima opção para quem deseja revendê-lo no futuro, visto que é muito procurado.

Fiat Mobi

Outro modelo de sucesso da Fiat é o Mobi. Seu baixo consumo de combustível e manutenção mais barata se sobressaem ao seu pequeno espaço interno e do porta-malas. Afinal, para quem não costuma viajar, é um excelente carro para ter.

Entre seus equipamentos, oferece ar-condicionado, direção hidráulica, monitoramento de pressão dos pneus, computador de bordo e muito mais.

E, caso deseje investir em mais conforto, há a possibilidade de inserir controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas.

Leia também: Como comprar carro sem entrada? Aprenda neste post!

Quais os melhores carros para comprar em 2024?

Os carros que estão no ranking de mais vendidos do ano passado continuam sendo os melhores carros para comprar em 2024, tanto novos quanto usados. Isso porque com a alta demanda, seus preços costumam ficar mais atrativos e, no futuro, é muito mais fácil revendê-los.

Uma dica essencial aqui é entender quais possuem suas versões do ano, afinal, é preciso entender se o modelo sairá ou não de linha. O que influencia na compra de um carro usado e sua desvalorização.

De modo geral, acompanhe o ranking dos mais vendidos divulgado mensalmente pela Fenabrave e leve em consideração essa classificação, que é um dos principais parâmetros do mercado, mas não deixe de fazer a própria análise, ok?

Como escolher um carro e não se arrepender?

Se você quer comprar o primeiro veículo ou apenas trocar de carro, saiba que há alguns passos a percorrer para fazer a escolha certa do seu próximo automóvel.

Entenda como escolher qual carro comprar e fazer realmente um bom investimento!

Defina seu orçamento

Entenda o quanto você poderá gastar e as melhores formas de compra, como o consórcio ou pagar à vista depois de juntar todo o valor.

Avalie suas necessidades

Analise seu estilo de vida e como o carro será usado, isso é essencial para focar em veículos com melhor performance na cidade e/ou estrada, além de espaço interno e conforto.

Planeje suas finanças

Coloque seus ganhos e suas despesas no papel e identifique como cortar custos. Determine o quanto você vai juntar por mês e siga seu planejamento! Comece a organizar sua compra seis meses ou até um ano antes.

Acompanhe a tabela Fipe e descontos oferecidos

Antes de consultar preços em concessionárias ou diretamente com o proprietário, é fundamental saber os valores  da tabela Fipe. Essa informação é ótima também para negociar o valor final.

Avalie os outros custos

Além do preço de compra, há gastos com documentação, vistoria, seguro e manutenção ao longo dos anos. Por isso, veja uma média desses custos e entenda se conseguirá manter as boas condições do carro a longo prazo.

Continue aprendendo: 5 principais custos para manter um carro

Pesquise outras marcas e modelos da mesma categoria

E compare equipamentos de fábrica, economia de combustível, espaço interno, tecnologia, desempenho etc. Além das condições de pagamento que variam de acordo com o vendedor.

Compare benefícios de carros novos, seminovos e usados

Há prós e contras em comprar um carro, seja novo, seminovo ou usado. Avalie os benefícios e os riscos e veja o que atende melhor às suas necessidades.

Saiba como escolher: Carro novo ou usado? Descubra o que vale mais a pena

Faça um test drive

É impossível fazer um investimento de alto valor sem testar como o veículo funciona na prática, certo? Por isso, dirija e confira cada detalhe, inclusive seu conforto na direção.

Como funciona o consórcio de carros?

O consórcio de carros funciona por meio de uma poupança coletiva: os participantes de um grupo depositam mensalmente uma parcela com o intuito de formar um fundo comum. Esse saldo é usado para contemplar periodicamente os consorciados que ganham o valor de carta de crédito para adquirir o veículo desejado.

Dentro do prazo de vigência do plano escolhido, o participante pode esperar ser sorteado, com condições iguais para todos, ou então ofertar lances para tentar ser contemplado mais rapidamente. O lance mais alto é aceito e usado para abater algumas parcelas, de acordo com o valor dado.

O consórcio pode ser visto como um investimento a médio e longo prazo. E há diversas vantagens para quem contrata um:

  • ausência de taxa de juros, com cobrança apenas de taxa administrativa e de fundo de reserva;
  • maior flexibilidade, pois o consorciado escolhe o prazo de pagamento e o valor que pode pagar mensalmente;
  • modalidade mais barata do que outras opções de compra parcelada;
  • melhor planejamento financeiro, porque o participante sabe o quanto deve poupar por mês;
  • compra do bem à vista, que facilita a negociação com o vendedor;
  • entre outras.

Veja como funciona o consórcio da Racon e simule o valor das suas parcelas mensais para adquirir um dos carros mais vendidos no Brasil em 2023 e dar um upgrade na sua rotina!

Entre em contato conosco para saber mais sobre o Consórcio Racon!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
drive_eta
Seu carro

Top 5 carros seminovos automáticos de 2024

drive_eta
Seu carro

Carros para jovens 2024: 13 dicas de veículos mais econômicos!

drive_eta
Seu carro

Lançamentos de carros em 2024: os 7 modelos mais esperados