Meu Primeiro Imóvel

Móveis para casa: quais são essenciais antes da mudança?

Está se mudando? Então dê uma olhadinha no nosso post e veja os móveis que não podem faltar na sua casa nova!

O momento de se mudar para outro imóvel é quase sempre uma realização pessoal, mas também um período bastante atarefado, no qual é preciso lidar com inúmeras questões.

Se você está se mudando pela primeira vez para um imóvel só seu ou vai se mudar para um lugar longe, para o qual não valha a pena levar o que você já tem, as preocupações aumentam. Afinal, é preciso comprar móveis para a casa, e nem sempre é possível adquirir de uma vez tudo que será necessário.

Pensando em ajudar você nessa jornada, nós preparamos este post. Continue a leitura e confira o que comprar antes da mudança e como se organizar!

Colchão

O colchão é provavelmente o item mais importante em uma casa. É essencial que você já tenha adquirido o seu na hora de se mudar, pois, além de ser usado para dormir, ele pode ser útil como um sofá provisório. Assim, você pode assistir TV, usar o notebook, entre outros.

A estrutura da cama pode ser providenciada posteriormente, porém tente priorizá-la. O colchão acumula muito mais poeira quando colocado diretamente no chão, além de ficar menos confortável.

Geladeira

A geladeira também é fundamental em uma casa, pois preserva os alimentos e deixa a água em uma temperatura mais agradável. O ideal é marcar a entrega desse eletrodoméstico para alguns dias antes da mudança. Assim, quando você chegar ele já estará pronto para uso.

Se você não conseguir comprar sua geladeira com antecedência, uma opção é verificar se algum familiar ou amigo pode emprestar um frigobar até que ela chegue. Apesar do tamanho menor, ele será suficiente como solução provisória.

Fogão e panelas

O fogão é um dos eletrodomésticos mais importantes da cozinha. Mesmo para quem tem o hábito de pedir delivery, ele ainda é essencial para preparar chás e aquecer comida.

Se você tem o hábito de cozinhar em casa e seu fogão ainda não foi entregue, compre um micro-ondas ou uma panela elétrica — esses itens serão úteis mesmo depois que o fogão chegar. Eles permitirão preparar uma boa variedade de comidas durante alguns dias e podem ser levados da loja na mesma hora, por serem pequenos e leves.

Guarda-roupa

O guarda-roupa é um móvel essencial para que você se sinta em casa. Sem ele, é preciso deixar as roupas dentro de malas, o que torna muito mais difícil encontrá-las pela manhã. Ademais, isso deixa o quarto bagunçado.

Antes de se mudar e comprar os móveis, vá até a casa nova e meça a parede onde o guarda-roupa ficará, para ter certeza de que o modelo que você vai comprar é compatível com o espaço.

Se seu quarto é pequeno, invista em guarda-roupas que tenham portas de correr. Assim, você não perderá espaço quando as portas estiverem abertas.

Sofá

Embora você possa usar a cama se ainda não tiver um sofá, o ideal é adquiri-lo antes da mudança. Isso porque o sofá, assim como o guarda-roupa, ajuda a fazer com que você se sinta em casa.

Antes de comprar esse item, meça as portas por onde ele passará, para ter certeza de que ele caberá sem problemas. Caso você more em apartamento, também é preciso verificar o tamanho do elevador. Mesmo que seja possível içar o móvel, esse é um serviço à parte, que costuma ser caro.

Mesa

Nem todas as pessoas têm o hábito de fazer as refeições em uma mesa de jantar. Dependendo do tamanho do imóvel, há apenas uma mesinha destinada ao café da manhã.

Se você faz suas refeições na sala, é bom contar com uma mesinha de centro, para se acomodar melhor nesse momento. Por outro lado, se você gosta de preparar comidas mais elaboradas em casa, invista em uma mesa para a cozinha.

TV e suporte

Se você não dispensa uma boa novela ou gosta de usar a televisão para jogos e streaming de seriados, não se esqueça de pensar no local onde ela ficará. Se for em um móvel, você já terá espaço de armazenamento na sala. Caso seja presa na parede, procure fazer essa instalação antes da mudança.

Aproveite para solicitar a instalação do telefone, da internet e da TV a cabo no mesmo dia. Assim, logo que se mudar você já poderá usufruir desses serviços.

Chuveiro

Geralmente, um imóvel recém comprado ou alugado não conta com um chuveiro. Por outro lado, quando ele já está instalado costuma ser de um modelo ruim, que foi deixado pelo antigo morador porque não valia a pena fazer a desinstalação.

Por isso, é importante observar com antecedência se será preciso comprar o seu, afinal, o banho é uma das necessidades mais básicas.

Acessórios

Além de móveis e eletrodomésticos, outros itens são muito importantes para a casa e devem ser comprados com antecedência. Confira alguns deles:

- escada, para instalar lâmpadas, cortinas, entre outros;
- utensílios para fazer refeições — pratos, copos, talheres, potes;
- roupas de cama e cobertores;
- panos de prato e de chão;
- utensílios de limpeza — vassoura, rodo, balde;
- ferro de passar roupa;
- lâmpadas, caso o imóvel novo ainda não tenha alguma;
- varais, para colocar as roupas molhadas;
- ventilador, caso o imóvel não tenha ventilador de teto ou ar-condicionado.

Itens secundários

Existem vários móveis, eletrodomésticos e utensílios que são importantes para aumentar o conforto e a comodidade, mas não são tão essenciais quanto os que citamos acima. Veja agora o que você precisará comprar depois que já tiver o básico em casa:

- máquina de lavar roupas;
- cortinas e persianas, pelo menos para o quarto;
- panela de pressão e outros modelos que não venham em um jogo básico de panelas;
- formas;
- utensílios de cozinha, como pegador de salada, tábuas de corte, escumadeiras;
- armários de cozinha;
- mesinhas de cabeceira;
- poltronas e cadeiras;
- mixer, liquidificador e batedeira;
- filtro de água;
- aspirador de pó.

A partir daí, os itens a serem comprados variam de acordo com as necessidades de cada família, incluindo os objetos de decoração.

A verdade é que só notamos a falta de alguns objetos no dia a dia, quando eles são necessários. Por isso, é normal que nos primeiros meses você esteja sempre comprando algum utensílio ou eletrodoméstico para a casa.

E então, está preparado para comprar os móveis para sua casa? Se você gostou deste post, que tal ver nosso vídeo com dicas para evitar erros no planejamento financeiro? Aproveite e se inscreva no nosso canal para continuar recebendo nossos conteúdos!

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 21 de Maio de 2018

comprar moveis para casa comprar moveis para casa moveis para casa moveis para casa

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.